EGC5020-09318/10316 - Redes Sociais e Virtuais
Eduardo Duarte Iusim - 19102860
ORIGEM
Fundada em 1997, como um serviço de entrega de DVD pelo correio nos Estados Unidos,
a Netflix transformou a forma de consumo de entretenimento para sempre, com a criação
seu streaming (tecnologia que transmite conteúdos pela internet em qualquer dispositivo
com conexão sem a necessidade download). Lançado no país de origem em 2007, e
disponível no Brasil a partir de 2011, a plataforma permitiu que um assinante pudesse
assistir qualquer conteúdo que estivesse no catálogo, a qualquer momento.
CRESCIMENTO
Sua nova proposta de consumo extinguiu as locadoras físicas com o passar dos anos, ao
passo que o cliente poderia assistiu seu filme/série favorito sem sair do conforto de sua
casa. Além disso, o serviço foi a principal causa para a contínua queda dos assinantes de
TV por assinatura, que contém um modelo ultrapassado de diversos canais que não
interessam grande parte da população, com programação repetitiva e que não dá liberdade
ao consumidor assistir o que deseja a qualquer momento, tendo ainda um preço mais
elevado.
Assim, o crescimento da empresa foi exponencial na última década. De 2011 até 2021, o
número de assinantes subiu de 21,5 milhões para 219,7 milhões, com cada ano superando
o anterior. Outro fator que ajudou nisso e revolucionou o mercado, foi a decisão produzir e
transmitir suas próprias séries e filmes. Ao contrário dos canais de televisão que lançavam
um episódio por semana em suas séries, a Netflix libera todos os episódios da temporada
de uma vez só, o que estimulou e popularizou o termo "maratonar", onde a pessoa assiste
um conteúdo sem parar, por um curto período de tempo.
MUDANÇA
Nos últimos anos, a Netflix, pioneira no setor, deixou de ser a líder isolada no mercado de
streaming. Concorrentes como o Prime Video (da Amazon), Disney+ e HBO Max, entre
outros, dividiram a atenção e o bolso dos consumidores. Anteriormente, a Netflix continha
dezenas de conteúdos de outros estúdios, que agora possuem seus próprios serviços de
streaming, como a Disney, com séries e filmes das marcas Marvel e Star Wars, entre outras.
Além disso, o preço de sua assinatura, ao mês, é relativamente maior que a de suas
maiores concorrentes no momento, conforme abaixo.
● Netflix Premium (4 telas, até 4K HDR): R$ 55,90
● Prime Video: R$ 14,90
● Disney+: R$ 27,90
● Star+: R$ 32,90
● HBO Max multitelas: R$ 27,90
Esses são alguns pontos que explicam a perda de assinantes que a empresa teve no ano
de 2022. Em março, foi a primeira vez, após dez anos, que o serviço registrou perda no
número de assinantes - 200 mil, seguido por outra queda, de aproximadamente 1 milhão de
usuários, em junho. Neste último, a Netflix foi ultrapassada pela Disney em números de
assinantes totais - 221,1 milhões contra 220,7 milhões - somando todas suas plataformas
(Disney+, Hulu e ESPN).
FUTURO
Apesar dos resultados preocupantes no início e meio do ano, isso não desespera a
empresa. Primeiro, no terceiro trimestre de 2022, a plataforma registrou um aumento de
2,41 milhões de assinantes, revertendo a queda do primeiro semestre. Entre os fatores que
contribuíram para isso, está o sucesso de suas produções originais, como a 4a temporada
de "Stranger Things" e o filme "Agente Oculto".
Além disso, a Neflix já se encontra em um ponto de maturação, depois de anos de
crescimento rápido, e agora deve ter o foco em reter seus mais de 200 milhões de usuários,
já que não consegue mais crescer tanto, conforme o limite de mercado. Ainda, a empresa
anunciou, em outubro, um plano com um preço menor, de R$ 18,90 ao mês, que tem todo o
catálogo da a plataforma, mas com propaganda, sendo uma forma de concorrer em preço
com os outros streamings.
Como pode ser visto, a batalha dos streamings está longe de acabar, e engana-se quem
acha que a Netflix perdeu muita força, já que mesmo após quedas, continua ganhando
usuários e produzindo conteúdos que agradam milhões de fãs. E por fim, os consumidores
são os maiores vencedores dessa disputa, já que possuem uma vasta gama de
oportunidades e cada vez mais conteúdos disponíveis.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Netflix#:~:text=Fundada%20em%201997%20nos%20Estados,pa
%C3%ADses%20t%C3%AAm%20acesso%20%C3%A0%20plataforma.
https://www.infomoney.com.br/consumo/disney-passa-netflix-em-numero-de-assinantes-e-anuncia-streaming-com-publicidade/
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/netflix-chega-aos-25-anos-com-hegemonia-
contestada-e-cara-de-tv.shtml
https://olhardigital.com.br/2022/09/06/internet-e-redes-sociais/tv-por-assinatura-perde-mais-
166-mil-clientes-entenda/
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/07/19/netflix-perde-970-mil-assinantes-mas-esp
era-voltar-ao-crescimento-no-3o-trimestre.ghtml
https://www.tecmundo.com.br/mercado/237342-netflix-perde-assinantes-1-vez-10-anos.htm
https://www.poder360.com.br/economia/netflix-tem-241-milhoes-de-novos-assinantes-apos-
2-tri-em-queda/
https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/10/netflix-detalha-novo-modelo-de-negocios-baseado
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