domingo, 29 de maio de 2022

Domingo, 29/05/2022. 

A superexposição nas redes sociais

Redes sociais e virtuais

Ana Paula de Souza - 17208027

A internet surgiu na década de 90 trazendo consigo diversos benefícios para a população, dentre eles a conectividade entre as pessoas passou a ser mais facilitada. No decorrer dos anos com o aprimoramento da tecnologia passou a existir as redes sociais que tem como conceito, de acordo com MARTELETO (2001), um conjunto de participantes autônomos, com o objetivo de unir ideias e recursos ao redor de valores de interesses que são compartilhados.

No decorrer do tempo as redes sociais assumiram um papel importante na sociedade, passando a ser um dos maiores meios de comunicação utilizados pela população, para AGUIAR (2006), com a crescente complexidade dos sistemas sociais tem crescido a chamada atuação em redes de indivíduos e sociedades e, a partir deste cenário, elas passaram a assumir relevante papel nas relações no mundo moderno. 

Porém, junto com inúmeras transformações benéficas, é necessário que entenda-se a problemática da questão, com o aumento da utilização de redes sociais vem consigo a superexposição do indivíduo que é caracterizada por MASSÊO (2021) como um comportamento de um vírus, que contamina e prejudica a vida de milhares de usuários, ela classifica que um vírus de acordo com a biologia como um “parasita intracelular que só consegue dispor de manifestações vitais no interior de uma célula hospedeira”.

Fonte: Gazeta de Rio Mafra, 2016.

Passa a ser de extrema importância que os usuários tenham cautela quando utilizar suas redes e que sejam racionais, pois, informações de cunho pessoal publicadas acabam sendo utilizadas por pessoas de má fé que possuem como intenção cometer atrocidades com o indivíduo e assim, quando um usuário utiliza as redes com muita exposição acabam proliferando indiretamente, para que mais crimes aconteçam. Essa exposição trata-se de exatamente tudo o que é postado nas redes, seja sua localização atual, horários repetidos que você treina, endereço de trabalho ou uniforme da escola dos filhos, um criminoso contendo esse tipo de informação pode estar estudando sobre a sua vida e acabar te surpreendendo pois já conhece a sua rotina. 

Dessa forma, quais são os perigos que a superexposição nas redes sociais pode trazer para os usuários: golpes, cyberbullying, privacidade exposta, fotos de festa, tentativas de vídeo viral, comparações.

Golpes: Os golpes podem acontecer de diversas formas, seja cadastrando dados pessoais em sites não confiáveis, chantagens para não expor informações pessoais e assim cobram valores altos, clonagem de números onde o criminoso se passa pela pessoa e solicita valores para parentes próximos do usuário. 

Cyberbullying: A política de cancelamento nos dias atuais é o que mais vem ocorrendo, os famosos “juízes da internet”, o cyberbullying é uma prática de ofender as pessoas on-line utilizando perfis anônimos. Xingamentos, ameaças e abusos psicológicos são constantes no cyberbullying que em muitos casos destrói a vida de muitas pessoas que são alvos desse tipo de crime.

Privacidade exposta: Assim como qualquer postagem, muitas pessoas estão na internet apenas com o intuito de prejudicar o próximo, dessa forma, distorcendo as informações e tornando-as constrangedoras para o usuário. É preciso ter cautela com as informações repassadas na internet pois com uma exposição além da conta pode torna-se prejudicial. 

Também é preciso ficar atento sobre as postagens nas redes, sendo necessário políticas nas escolas sobre os conteúdos feitos por nossos adolescentes, algumas das publicações mais perigosas feitas pelos jovens são fotos em festa, tentativas de vídeo viral e comparações. Tentativa de vídeo viral tem sido um grande problema na atualidade, muitos jovens que buscam incansavelmente a fama tentam a qualquer custo viralizar seus vídeos arriscando suas vidas e colocando a de outras pessoas em risco.  Em 2020 um caso aconteceu em um voo, um jovem decidiu fazer uma piada dentro do avião dizendo que estava com coronavírus, causando desespero para os tripulantes e pânico. Ao descer do avião, uma equipe médica realizou os exames necessários e constatou que ele estava saudável e nesse momento ele admitiu que era uma piada e que seria uma brincadeira para que seu vídeo pudesse viralizar no Youtube, o jovem saiu preso e indiciado por perturbação da ordem. 

Outro ponto extremamente importante seriam as comparações que os usuários fazem que vem prejudicando a saúde de muitas pessoas. É nítido que a imagem passada nas redes sociais vem sendo cobertas por filtros do Instagram, sendo uma realidade totalmente distorcida da verdade, porém, muitas pessoas almejam essa vida e tentam a qualquer custo vivê-las. Essa vida digital descontrolada traz consigo muitos problemas para a população,  alterando o equilíbrio mental de muitas pessoas e desencadeando diversas doenças como a depressão. Daniela Zogaib do Nascimento diz que “Estamos todos nos comparando e nos sentindo mal porque tem sempre alguém acima que nos gera incômodo”, essas imagens que são compartilhadas que parecem perfeitas estão cada dia mais inalcançáveis visto que é utilizado inúmeros aplicativos que distorcem a realidade. O Instagram a fim de tentar reduzir esse tipo de problema, anunciou o fim da contagem de curtidas nas fotos com o intuito dessa competição diminuir. 

Dessa forma, a superexposição nas redes é um assunto bastante atual visto que há uma crescente tendência no aumento do uso da tecnologia e dessa forma é extremamente importante que todos estejam atentos às consequências que as redes sociais podem trazer para seus usuários. 


Referências

ÁVILA,Bruno. Quais são as consequências da superexposição nas redes sociais, 2021. Acesso em 09/05/2022. 

MARQUES,José Roberto. Os riscos da superexposição nas redes sociais. Acesso em 10/05/2022. 

MASSÊO, Ana. Superexposição nas redes sociais, 2021. Acesso em 15/05/2022. 

ADAMI, Anna. Redes sociais. Acesso em 17/05/2022

ROMI, Fátima Auxiliadora Bezerra Lima. Análise das redes sociais informais com foco no crescimento profissional das pessoas: um estudo de caso. Acesso em 19/05/2022.

FRIGÉRIO, Jéssica. Na tentativa de fazer vídeo viral, youtube mente que tem coronavírus durante um voo e acaba preso. Acesso em 20/05/2022. 

CONTEÚDO, Estadão, 2022. Comparação em redes sociais está ligada à depressão em adolescentes. Gazeta do povo. Acesso em 21/05/2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário