domingo, 13 de fevereiro de 2022

Inclusão Digital

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Márcia Andréa de Almeida

Matrícula: 18105498

 

Estamos na era digital, e certamente isso fará parte de nossas vidas para sempre, hoje temos consultas médicas on-line, reuniões de trabalhos, aulas sobre diversos temas, notícias e uma enormidade de coisas que podemos imaginar ou não é produzido no mundo digital e tomou conta do cenário mundial, a pouco tempo, para certas comunidades conseguirem se comunicarem com o mundo exterior era possível somente por carta, não que isso tenha mudado em certas regiões, mas a comunicação já melhorou muito, graças a disseminação da tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que é responsável em causar a doença Covid-19, propiciou um cenário no qual a sociedade se viu obrigada a interagir com o mundo digital mais frequentemente, e de uma hora para a outra houve a necessidade da realização de compras on-line, estudos, socialização. Pessoas que antes nunca tinha realizado uma conferência on-line ficaram reféns dela para poder ver um parente ou um amigo estimado.

A pandemia também nos evidenciou um grave problema, o acesso a esse mundo digital, não que essa situação já não existisse, porém aflorou por causa da necessidade do distanciamento social. Alunos de redes públicas de ensino com dificuldades de acesso e até mesmo sem acesso à internet passaram a serem noticiados pelos meios de comunicação. A BBC publicou uma matéria em 08 de novembro de 2021, intitulada “Aluno dividia celular com dois irmãos: 51% na rede pública ainda não tem acesso a computador com internet”, https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59182968,  na qual noticiava que 51% dos alunos ainda não possuíam acesso a internet, além de tratar do caso dos irmãos que tinham a necessidade de dividir um aparelho de celular, também trata da falta de conectividade com internet em vários lugares, e a falta de equipamento para acesso as aulas. Em 21 de outubro do mesmo ano a CNN publica outra matéria sobre o assunto intitulada “Pesquisa: Maioria dos estudantes teve problemas no acesso à internet durante aulas remotas”, https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pesquisa-maioria-dos-estudantes-teve-problemas-no-acesso-a-internet-durante-aulas-remotas/.

O telejornal Jornal da tarde exibiu em 22 de maio de 2020, uma matéria sobre a dificuldade de acesso a receber o auxílio emergencial, conforme estudo realizado pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=ogY4A3jnZLk.


No dia 21 de abril de 2020, a página do Jornal Nacional no G1publicou uma matéria sobre o assunto, https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/04/21/trabalhadores-relatam-problemas-para-receber-os-r600-de-auxilio-emergencial.ghtml, nela é tratado sobre a dificuldade de recebimento do auxílio emergencial, que as pessoas que não possuíam contas no sistema bancário tiveram o beneficio pago pela Caixa Econômica Federal pagos por meio de uma conta poupança social da Caixa, porém o acesso a essa conta é por meio digital a princípio, dificultando a vida dos mais necessitados.

 

Inclusão digital, segundo Bonilla e Pretto (2011) o assunto vem sendo tratado por políticas públicas desde 1999, com o lançamento do “Programa Sociedade da Informação”, posterior a isso já foram criados vários projetos para tratar do assunto, conforme o site do Ministério da Economia hoje os principais programas são:

ProInfo, programa nacional de tecnologia educacional para promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio;

Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), direcionado as comunidades carentes, sem acesso a mundo tecnológico;

Programa Cidades digitais, visa modernizar a gestão, com a ampliação de acesso aos serviços públicos e promoção do desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia;

Centro de recondicionamento de computadores (CRC), são lugares nos quais há a realização de recondicionamento de equipamentos eletrônicos, com a realização de cursos e oficinas voltados para a profissionalização dos cidadãos;

Programa Wi-Fi Brasil (Gesac), tem a intenção de proporcionar acesso a conexão à internet gratuitamente para todas as localidades do Brasil;

Investimento em Inclusão Digital, acordo para investimento em inclusão digital;

Além dos programas acima temos, programa reciclotech, iniciativa global para inclusão na tecnologia da informação e comunicação – G3ict, programa viver – envelhecimento ativo e saudável, projeto Brasil inclusão, ID jovem e programa horizontes.

Não somente o poder público possui programas de inclusão digital, a iniciativa privada também atua nessa frente, empresas possuem projetos para atender essa necessidade tão importante para o desenvolvimento e inclusão do cidadão, entre elas tem a Fundação Bradesco com cursos de tecnologia https://www.ev.org.br/areas-de-interesse/tecnologia.

Bonilla e Pretto (2011) colocam que as desigualdades relacionadas ao acesso as tecnologias da informação e comunicação seguem o mesmo caminho da desigualdade social. Para os autores, não basta apenas dar acesso as tecnologias, e sim possibilitar que os cidadãos se apoderem delas, ou seja, possibilitar que o uso seja realizado conforme o interesse dos usuários, e não por meios de regras como as existentes em vários programas, que estabelecem o que pode ser acessado, em qual período e para qual utilização.

Para Lemos, é necessário que se desenvolva processos cognitivos questionadores sobre as TIC, e não apenas possibilitar o acesso material das tecnologias.

O que será essa Sociedade da Informação? Quem será esse indivíduo incluído? E o que ele fará em posse dessas novas ferramentas? Pouco importa. Faz-se assim a felicidade de empresas, ONGs e tecnoutópicos que vão nos vender, sob essa ideologia, mais e mais brinquedinhos tecnológicos. (LEMOS, 2003, p. 1)

 

A cultura e a educação sempre estão envolvidas na questão da inclusão digital, porém nem sempre são discutidas quando da implantação de programas de inclusão.

Um excluído digital tem três grandes formas de ser excluído. Primeiro, não tem acesso à rede de computadores. Segundo, tem acesso ao sistema de comunicação, mas com uma capacidade técnica muito baixa. Terceiro, (para mim é a mais importante forma de ser excluído e da que menos se fala) é estar conectado à rede e não saber qual o acesso usar, qual a informação buscar, como combinar uma informação com outra e como a utilizar para a vida. Esta é a mais grave porque amplia, aprofunda a exclusão mais séria de toda a História; é a exclusão da educação e da cultura porque o mundo digital se incrementa extraordinariamente. (CASTELLS, 2005)

Apesar dos vários programas e projetos existentes para inclusão digital, ainda estamos muito longe de uma sociedade totalmente inclusiva, onde para termos acesso a rede de computadores – internet é caro, e em muitas localidades inexistentes. Além do fato da crise econômica, na qual muitas vezes tem que se escolher em pagar o plano de acesso a internet ou compra alimento, ou pagar a conta da água, da energia elétrica, ou compra um botijão de gás.

            Em uma pesquisa rápida na internet com o termo “inclusão digital nas escolas” para ilustrar este artigo, foi possível observar a não representatividade de inúmeras escolas públicas do país, as quais possuem salas de informática que não contam com computadores para todos os alunos de uma turma e até mesmo as que não possuem salas de informática.


            Em meio a uma pandemia, na qual mudou drasticamente a situação de vida da população e diante da evolução em escala geométrica das TICs, tornasse cada vez mais imprescindível a inclusão digital de fato.

 

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca. Inclusão digital: polêmica contemporânea. polêmica contemporânea. 2011. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/qfgmr/pdf/bonilla-9788523212063.pdf#page=24. Acesso em: 10 fev. 2022.

 

BORGES, Liliana; BANDEIRA, Daniela Perri; CORRêA, Shirley Beatriz de Castro Coury. Inclusão digital e o precário ensino remoto em tempos de pandemia. 2021. Brazilian Journal of Development. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/30985#:~:text=O%20fazer%20pedag%C3%B3gico%20em%20torno,de%20atribui%C3%A7%C3%B5es%20ao%20trabalho%20docente.. Acesso em: 09 fev. 2022.

 

BRASIL. Ministério da Economia: inclusão digital. Inclusão Digital. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/inclusao-digital. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

CASTEL Robert. As armadilhas da exclusão. In: CASTEL, Robert, WANDERLEY; Luiz Eduardo; BELFIORE, Mariangela. (Org.). Desigualdade e a questão social. São Paulo: Educ, 1997.

 

DIANA, Daniela et alToda Matéria: inclusão digital. Inclusão Digital. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/inclusao-digital/. Acesso em: 09 fev. 2022.

 

DANIEL CORRÁ (São Paulo). Cnn. Pesquisa: Maioria dos estudantes teve problemas no acesso à internet durante aulas remotas. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pesquisa-maioria-dos-estudantes-teve-problemas-no-acesso-a-internet-durante-aulas-remotas/. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

FELIPE SOUZA (São Paulo). Cnn. Ensino remoto na pandemia: os alunos ainda sem internet ou celular após um ano de aulas à distância. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56909255. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

INSTITUTO BUTANTAN (São Paulo). Instituto Butantan (comp.). Qual a diferença entre SARS-CoV-2 e Covid-19? Prevalência e incidência são a mesma coisa? E mortalidade e letalidade? 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/qual-a-diferenca-entre-sars-cov-2-e-covid-19-prevalencia-e-incidencia-sao-a-mesma-coisa-e-mortalidade-e-letalidade. Acesso em: 10 fev. 2022.

 

JORNAL NACIONAL (São Paulo). G1 (org.). Trabalhadores relatam problemas para receber os R$ 600 de auxílio emergencial. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/04/21/trabalhadores-relatam-problemas-para-receber-os-r600-de-auxilio-emergencial.ghtml. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

JTCULTURA (São Paulo). Tv Cultura. Estudo mostra que milhões de brasileiros apresentam dificuldade para receber auxílio emergencial. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ogY4A3jnZLk. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

LARA VIEIRA. O Povo. Estudante adapta 'sala' em cima de árvore para acompanhar aulas remotas. 2021. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2021/03/15/estudante-adapta--sala--em-cima-de-arvore-para-acompanhar-aulas-remotas.html. Acesso em: 10 fev. 2022.

 

LEMOS, André. Dogmas da inclusão digital. Correio Brasiliense, Brasilia, 13 dez. 2003. Caderno Pensar. Disponível em: https://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/inclusao.pdf. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

MARIANA TOKARNIA (Rio de Janeiro). Agência Brasil. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

MOREIRA, Eliane Silva; LIMA, Erika de Oliveira; BRITO, Renato de Oliveira. ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI. 2019. Disponível em: http://www2.unemat.br/revistafaed/content/AHEAD_OF_PRINT/2019/Ahead_of_print_ESTUDO_COMPARADO_DAS_POLITICAS_PUBLICAS_EDUCACIONAIS_DE_INCLUSAO_DIGITAL_BRASIL_EURUGUAI.pdf. Acesso em: 09 fev. 2022.

 

PACIEVITCH, Thais. InfoEscola Navegando e Aprendendo: inclusão digital. Inclusão Digital. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/inclusao-digital/. Acesso em: 10 fev. 2022.

 

PAULA ADAMO IDOETA (São Paulo). Bbc. 'Aluno dividia celular com dois irmãos': 51% na rede pública ainda não têm acesso a computador com internet. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59182968. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

RABELO, Agnes. ROCKCONTENT: transformação digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade. Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/transformacao-digital/. Acesso em: 05 fev. 2022.

 

SERIQUE, Raissa. ROCKCONTENT: inclusão digital: o que é e como funciona o processo de democratização das tecnologias digitais. Inclusão digital: o que é e como funciona o processo de democratização das tecnologias digitais. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/inclusao-digital/#conceito. Acesso em: 05 fev. 2022.

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