Como melhorar suas análises de dados em 6 passos
“Dados são o novo petróleo”.
Provavelmente você já ouviu essa frase em
algum lugar. Mas o que isso quer dizer?Essa expressão costuma ser utilizada
pelo mercado para defender a ideia de que os dados são tão valiosos quanto o petróleo e que, assim como o petróleo precisa
ser refinado, dados precisam ser analisados.
O grande
volume de dados gerados todos os dias, em qualquer empresa, cria a necessidade
não só de sistemas que organizem todas essas informações, mas também de
profissionais que saibam lidar com esses dados. Por isso, a posição do analista
é cada vez mais estratégica nas organizações.
Para uma
melhor análise de dados utilizamos 6 passos, que podem se resumir nas seguintes
letras D.E.I.L.A.S
D – Defina Objetivos
Nesta etapa
definimos os objetivos que esta análise deve nos trazer, os dados eles devem
trazer as respostas para as perguntas especificas de nosso problema. Sendo
assim é necessário fazermos perguntas chaves para que os dados nos mostrem
respostas.
Os objetivos
eles precisam ser claros, mensuráveis e relevantes para o contexto do negócio
que você esta inserido.
E – Escolha Métricas
Métricas são
necessariamente formas de medir os resultados, sendo assim nesta etapa
precisamos nos atentar se vamos utilizar métricas qualitativas, quantitativas
ou as duas.
Sempre deixe
claro todos os indicadores, com isso a análise vai estar alinhada com todo o
seu time.
I – Identifique Fontes
Quando
qualificamos as fontes, verificamos se somente fontes internas são necessárias,
se temos todas as informações dentro de uma base de dados somente. Se caso
somente uma fonte não foi suficiente faça cruzamento de dados.
Sempre é
legal, se possível, buscar novas fontes de dados.
L – Limpe as bases
Neste ponto,
limpamos a base, tiramos toda a sujeira que temos nela, retiramos ou tentamos
completar dados ausentes, retiramos dados sem padrão...
A – Analise dados
Aqui está a
essência da análise, com todos os passos anteriores feitos com maestria, temos
uma boa base de dados para ser analisada. Lembre-se de sempre fazer suas análises
visando os objetivos definidos anteriormente, visando sempre as métricas já
definidas. Pense fora da caixa, nem todas as informações estão na sua frente!
S – Sugira decisões
Sugira
tomadas de decisão embasada em dados analisados, de nada adianta análises extraordinárias,
se não tomarmos decisões. Novamente pense fora da caixa!
https://www.fm2s.com.br/analise-de-dados-como-estruturar/
https://www.siteware.com.br/processos/metodologia-analise-de-dados/
https://blog.academiain1.com.br/big-data-voce-conhece-os-4-tipos-de-analise-de-dados/
Lucas Scheuer
Ambientes virtuais de Aprendizagem - UFSC
https://www.fm2s.com.br/analise-de-dados-como-estruturar/
https://www.siteware.com.br/processos/metodologia-analise-de-dados/
https://blog.academiain1.com.br/big-data-voce-conhece-os-4-tipos-de-analise-de-dados/
Lucas Scheuer
Ambientes virtuais de Aprendizagem - UFSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário