quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Fake News nas Redes

Fake News nas Redes

Aluno: Rudnei Vitorino Schmidt

Matricula: 16200955

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

 



Fake news: o que significa?

Em diversos momentos da história da humanidade pode-se observar a divulgação de informações falsas tidas como verdade. Contudo, esse fenômeno conhecido como fake news vem ganhando força após a popularização da internet e o domínio das mídias sociais.

Fake news, portanto, é um termo em inglês que significa, em tradução literal, notícias falsas, que foi criado para representar a divulgação de conteúdos duvidosos. Em evidência desde 2016, a sua popularização se deu por conta das eleições norte-americanas que definiram Donald Trump como o 45º presidente dos Estados Unidos.

As atenções ficaram voltadas para esse fenômeno após mensagens circularem nas redes sociais denegrindo a imagem dos opositores de Trump. Por outro lado, as falsas notícias acabaram por popularizar e reforçar a candidatura do atual presidente.

Por que as fake news viralizam e as redes sociais contribuem para isso?

Quando algo se torna viral quer dizer que “infectou” o mundo todo, se tornando um movimento global. Esse termo vem da palavra “vírus” e passa uma ideia de epidemia. Ou seja, a contaminação de pessoa para pessoa até infectar um grande número da população.

No caso específico da internet, trata-se de um fenômeno que provoca tamanho interesse nas pessoas, que acaba indo de computador a computador, celular a celular, aparecendo para todos os interessados.

As fake news chamam tanto a atenção que acabam viralizando por conta de um fenômeno sociológico conhecido como pós-verdade. Para manter a coerência com o tempo histórico, esse conceito se tornou famoso em 2016  ano das eleições presidenciais norte-americanas e voltou a ser fenômeno nas eleições de 2018 no Brasil.

Segundo o conceito de pós-verdade, cada indivíduo tem uma tendência maior a acreditar na informação que lhe agrada, ou esteja mais relacionada com seus direcionamentos morais e crenças. Assim, esse indivíduo passa a excluir as possibilidades de crítica e análise para confiar cegamente na informação recebida, apenas porque ela concorda com suas crenças.

Portanto, esse conceito busca problematizar e compreender melhor como funcionam as fake news. Ainda, de acordo com o historiador brasileiro mais famoso da atualidade, Leandro Karnal, esse conceito representa uma seleção afetiva de identidade, ou seja, pega-se para si apenas aquilo que lhe agrada sem pensar nas consequências do ato ou na veracidade da informação.

Dessa forma, as fake news se tornam uma espécie de ferramenta da pós-verdade. Uma vez que os veículos de comunicação obedecem a certos direcionamentos sejam eles políticos, sociais, culturais ou econômicos, pode haver uma certa manipulação do que se compreende por verdade.

Hoje em dia todo mundo está conectado em redes socias, com isso, os criadores de Fake News exploram muito esse meio, principalmente Facebook e Whatzapp, a força que as redes sociais tem de espalhar a noticia pelo mundo é algo incrível, pena que pessoas utilizam isso de forma errada, propagando mentiras e gerando confusões nas redes, ficando difícil acreditar até mesmo no que de fato é verdade.

Fake news no Brasil

Com a democratização da internet, os meios de comunicação e as redes sociais passaram a fazer parte integrante da vida de grande parte da população. Por isso, as fake news encontraram um terreno fértil para se disseminar em nosso país. Portanto, a velocidade e a frequência com que as informações falsas estão sendo cada vez mais impulsionadas sem a devida averiguação são assustadoras.

Recentemente, as fake news tiveram uma grande repercussão na imprensa brasileira durante as eleições presidenciais de 2018. Com o acirramento da disputa, uma série de informações foram veiculadas ilegalmente, com o intuito de conquistar a simpatia dos eleitores e, consequentemente, angariar votos.

Neste tipo de campanha publicitária sensacionalista, é importante destacar que compartilhar uma mentira pode provocar consequências graves. No caso de uma eleição, por exemplo, esse conflito de informações pode alimentar a preferência por um candidato e influenciar os resultados. No ano de 2022 não está sendo diferente, bastante Fake News sendo propagada em época de eleição, apesar de que, hoje está mais fácil descobrir o que é fato ou fake, porém muitas pessoas não pesquisam e acabam acreditando em tudo que recebem.

Fake news: consequências

As fakes News são mais um sintoma do que uma consequência, ou ainda sintoma e consequência de um cenário educacional cheio de falhas. A falta de entendimento básico de política, economia, sociedades e seus funcionamentos pode fazer com que milhares de cidadãos apostem na veracidade de notícias fantasiosas.

Diante disso, o resultado possível é aquele que prevê uma sociedade sem pensamento crítico, propensa a acreditar cegamente em figuras de autoridade, especialmente as religiosas e políticas. Afinal, uma população que não é estimulada para questionar, também não se torna plenamente capaz de analisar a construção de uma notícia falsa.

 

Fake News no mundo, segundo pesquisa:

A empresa internacional especializada em pesquisas sobre internet YouGov ouviu, entre os meses de junho e julho, pessoas de sete regiões diferentes do mundo. São elas Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Nigéria, Índia e Japão. As diferenças entre as gerações também foram levadas em consideração no estudo, que integrou a Geração Z (idades entre 18-25), Millennials (26-41), Geração X (42-57), Boomers (58-67) e Geração "Silenciosa" (acima de 68+).

De acordo com os dados divulgados, os entrevistados dos EUA, Reino Unido, Brasil e Nigéria foram os mais propensos a ter acesso às informações falsas ou enganosas diariamente, em comparação com a Índia, Alemanha e Japão. No Brasil especificamente, 44% dizem ter contato com fake news diariamente, enquanto 27% e 13% afirmaram ser impactados por esse tipo de conteúdo semanalmente e mensalmente, respectivamente. Além disso, em todos esses países combinados, 62% das pessoas analisadas acreditam receber informações falsas toda semana.

 

62% afirma que é impactado por informações enganosas toda semana — Foto: Divulgação/YouGov


Como combater as fake news?

Não compartilhar caso tenha dúvida se o conteúdo é verdadeiro, denunciar e enviar as mensagens para grupos de verificação como o Fato ou Fake estão entre as dicas de especialistas não disseminar mentiras.

 

Entre as principais dicas dos especialistas para ajudar a combater fake news estão as seguintes:

 

·         Verificar se as mensagens que você recebe nas redes sociais são verdadeiras

·         Não compartilhar os conteúdos caso você tenha dúvida se eles são verdadeiros

·         Encaminhar a mensagem falsa para grupos de verificação de fatos, como o Fato ou Fake

·         Denunciar as mensagens falsas em sites e plataformas de redes sociais



Referências:


http://www.sesp.mt.gov.br/-/populacao-pode-impedir-propagacao-de-fake-news-nas-midias-sociais


https://www.tjpr.jus.br/noticias-2-vice/-/asset_publisher/sTrhoYRKnlQe/content/o-perigo-das-fake-news/14797?inheritRedirect=false


http://www.sesp.mt.gov.br/-/populacao-pode-impedir-propagacao-de-fake-news-nas-midias-sociais


 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário