quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Instagram como plataforma de aprendizado

 

Fonte: BBC.

Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Jaqueline Zamboli de Arruda
Artigo elaborado para a disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas nos dias de hoje: considerando a popularidade por número de usuários, ela é considerada a 4° maior rede social do mundo, perdendo apenas para Facebook, YouTube e WhatsApp (AGÊNCIA MOLL,2022). 

Segundo um levantamento feito pela Agência Moll, a rede social conta com cerca de 500 milhões de acessos diários dos usuários. Por mês, a plataforma conta com 1 bilhão de usuários ativos (AGÊNCIA MOLL,2022). Para ter uma ideia do quão grande é essa plataforma, dos 7,9 bilhões de pessoas no mundo, 17, 54% fazem uso mensal do Instagram (AGÊNCIA MOLL,2022). O Brasil é o 3° colocado no ranking de países com mais contas ativas nesta rede social, ficando atrás apenas da Índia (1° lugar) e EUA (2° lugar) (AGÊNCIA MOLL,2022). 

Ainda segundo esse levantamento feito pela Agência Moll, 43% dos usuários possuem nível superior ao universitário, 37% possuem nível universitário e 33% possuem ensino médio ou inferior. Também, vale destacar que o tempo médio de uso diário do aplicativo é de 29 minutos (AGÊNCIA MOLL,2022).

Visto a dimensão desta rede social, dá para imaginar a enorme variedade de conteúdos que são compartilhados diariamente: fotos de lugares, pessoas, comida, roupas, vídeos de dança, venda de produtos, além de um apunhado de conteúdo educativo. Além disso, o aplicativo também oferece diversas ferramentas de interação social, estimulando a troca de informações e aproximando muita gente. Muitos também utilizam a plataforma como meio de ensino, através de tutoriais, vídeos curtos, quiz nos stories, ou até como uma vitrine para seu canal no Youtube. O conteúdo ensinado é bem diversificado, desde como virar uma influencer, até educação financeira, sexual, política, matemática, línguas, tem de tudo um pouco.

Por muitos motivos as pessoas buscam ensinar e aprender através do Instagram, como uma linguagem mais fácil e acessível, conteúdos que estamos mais acostumados a consumir, além de que, como já colocado, essa é uma rede social muito grande, e a maioria das pessoas já está acostumada a usá-la como um passatempo então fica mais fácil aprender por lá.  



OLIVEIRA, P, em seu estudo sobre a implementação do Instagram como ferramenta pedagógica, ressalta como essa rede social tem poder de promover um ensino em rede: você pode se comunicar com as pessoas, compartilhar conhecimento e construir um novo conhecimento a partir disso. Para usar o Instagram como plataforma de ensino, a autora cita algumas considerações que devem ser feitas:

  • Primeiro, é necessário determinar com clareza que papel essa plataforma assumirá, podendo ser um meio de registro de atividades ou até compartilhamento de portfólio de algum determinado projeto. 
  • Pode ser usada como fonte de pesquisa, incentivando os alunos que conheçam e passem a seguir perfis que tenham como princípio a promoção do ensino e que lhes interessem, como uma nova linguagem, ou até ensino para ENEM. 
  • Utilizar como uma espécie de reforço, postando sobre assuntos que já foram abordados em sala de aula, por exemplo. 

A autora também coloca a importância de determinar quem é o público-alvo e quais materiais didáticos serão mais adequados dentro disso e da proposta. Dentre outros pontos citados por OLIVEIRA, vale citar que o professor precisa ser ativo na rede social para acompanhar e dar suporte, além da necessidade de compreensão de como a plataforma funciona.



AZEVEDO, J. et al, fez um estudo de caso onde foi criado um perfil no Instagram, o Engconteudos e foi avaliado o engajamento, as vantagens e desvantagens do Instagram como plataforma de ensino. Ele concluiu que o Instagram, devido a suas diversas ferramentas, pode sim ser usado como plataforma de ensino, além de aumentar o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, logo que a maioria dos alunos já utiliza o Instagram, e a rede social possui uma linguagem ao qual já estão mais acostumados. A comprovação desse maior engajamento se deu por conta de comentários nas postagens, mensagens, compartilhamento, salvamentos, o tempo de visualização dos conteúdos, além das respostas enviadas em um conjunto de questionário feito semanalmente. Os autores pontuaram como pontos negativos, o fato de as métricas disponíveis no Instagram serem, em grande maioria, quantitativas, e não qualitativas, ausência de calendários, método para compartilhar arquivos, dentre outros.  


Fonte: @engconteudos

Assim, o Instagram pode ser uma ótima plataforma para ensino, principalmente se tratando do ensino em rede, onde todos podem colocar suas dúvidas e opiniões, aprender com os outros, e ir agregando mais conhecimento. Outro ponto positivo é que, se tratando de uma rede social já muito utilizada, pode despertar mais fácil o interesse das pessoas em aprender e a estudar através dela. Um ponto negativo que vale destacar, é que assim como pode ter muita informação, pode ter muita desinformação também, demandando assim, maior atenção dos alunos e dos professores, em averiguar o que faz ou não sentido. Também como aspecto negativo podemos pontuar a dificuldade de algumas pessoas de entender a plataforma e acompanhar suas mudanças. 

Por fim, assim como todas as plataformas de ensino, é necessário todo um planejamento e conhecimento da ferramenta para uma boa implementação. Entender o público-alvo, o tempo médio que as pessoas focam no Instagram, quais conteúdos geram mais engajamento e como preferem consumir o conteúdo também é fundamental. Além disso, ela pode ser uma plataforma usada para auxiliar no ensino, e não necessariamente a única ou principal.  









Referências:


AGÊNCIA MOLL. Quantas pessoas utilizam o Instagram em 2022?. Agência Moll, 31 de maio de 2022. Disponível em: https://agenciamoll.com.br/quantas-pessoas-utilizam-o-instagram-em-202/#:~:text=De%20acordo%20com%20os%20dados,e%20Brasil%20(110%20milh%C3%B5es).. Acesso em: 04/10/2022. 


AZEVEDO, J. et al. Instagram como ferramenta de mediação da aprendizagem: uma nova forma de se aproximar do aluno utilizando a tecnologia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 31191-31200, março de 2021. Acesso em: 04/10/2022. 


Engconteudos. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/engconteudos/. Acesso em: 04/10/2022.


MCCALLUM, S. Porque o Instagram desistiu dos planos de 'imitat" o TikTok. BBC News Brasil. Disponivel em: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-62355855. Acesso em: 04/10/2022


Sofiaeotto. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/sofiaeotto/. Acesso em: 04/10/2022.


OLIVEIRA, P. Utilização Pedagógica da Rede Social Instagram. Núcleo do Conhecimento, 26 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-pedagogica. Acesso em: 04/10/2022.








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