domingo, 16 de junho de 2019

Resenha do Filme "A Rede Social"

Autor: Matheus Vinicius da Rosa (14101810)


O filme “A Rede Social” conta a história de criação maior rede social atualmente, o Facebook, e da caminha que seu criador Mark Zuckerberg percorreu até a explosão de usuários de seu aplicativo. O filme conta com o ator Jesse Eisenberg, que já vinha se destacando nas telas com o filme Zumbilândia. Outros atores de peso fazem frente com Jesse, como a estrela Andrew Garfield de “O Espetacular Homem Aranha” e o cantor e ator Justin Timberlake.


Imagem Promocional do filme

A história começa com um encontro entre Mark e sua namorada onde ocorre uma discussão voltada a relacionamentos, o qual acaba com o término entre os dois. Mark volta para seu dormitório em harvad e movido por raiva, ressentimento e álcool, acaba fazendo posts denegrindo a imagem da sua ex. No meio das publicações acaba surgindo uma ideia de criar um site para que as pessoas escolhessem entre duas meninas, esse seria a raiz do futuro Facebook, o Facemash.

Após derrubar o servidor o qual o site estava alocado, Mark chama a atenção de muitas pessoas por causa de sua genialidade, entre elas os gêmeos Winklevoss. Os irmãos queriam dar vida ao Harvard Connection, uma rede social para os alunos de Harvad, onde seu diferencial seria a exclusividade. Aceitou trabalhar nesse trabalho apenas para “usufruir” das ideias dos irmãos, e após agregar mais conteúdo a essa ideia e elaborá-la melhor, convidou seu amigo de quarto, o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew), a participar da ideia como diretor financeiro, investindo o primeiro capital para dar vida ao site chamado THEFACEBOOK.




Inicialmente o THEFACEBOOK seria acessado apenas por alunos de HARVARD, e esses alunos poderiam chamar seus amigos para participar, porém com o seu crescimento exponencial, logo Mark resolve expandir para outras universidades, inclusive a de sua ex namorada, demonstrando seu ressentimento. Após descobrirem que sua ideia havia sido roubada, os irmãos Winklevoss começaram a juntar provas do crime, eu futuramente viria a dar vida à um dos processos contra Mark.

Com o constante crescimento de usuários, vem também a necessidade de servidores melhores e de mais dinheiro investido, Eduardo queria acrescentar anunciantes no site e Mark ia contra a ideia pois afirmava que o site ficaria chato. Com isso começou uma urgência em achar novos investidores para o site. No meio da procura surge um outro gênio empreendedor, Sean Parker (Timberlake) criador do Napster, o qual começa a balançar a amizade de Mark e Eduardo.

Mark é convencido por Sean a ir para a Califórnia, onde viria a ser a sede do Facebook, e isso balança ainda mais a sua relação com Eduardo, que acaba sendo enganado em um contrato com investidores, o qual diminuiria apenas sua parte na companhia, enquanto as partes de Mark e Sean continuariam as mesmas. Com esse infeliz acontecimento, especialmente por influencia de Parker e ressentimento de Mark, resulta em mais um processo envolvendo a criação da companhia.

O filme desenvolve a história e ao mesmo tempo mostra os julgamentos dos processos de Eduardo e os Irmãos Winklevoss contra Mark e os correlaciona com os momentos da história. O filme termina com a percepção de Mark sobre a loucura de Sean, anteriormente relatada e questionado por Eduardo, o qual foi ignorado. Demonstra também como terminou os processos e suas consequências e valores.




Para muitos o filme apenas mostra a história por trás do Facebook, sua formação e criação, para outros mostra também a vida de Mark, sua genialidade e personalidade difícil, que causa a ele uma total falta de relações sociais. Isso se torna engraçado se pensarmos que uma pessoa sem nenhuma ou quase nula habilidade para interação acabou criando a maior rede social da atualidade com mais de 130 milhões de usuários ativos no brasil (folha de São Paulo, 2019) e 2,3 bilhões de usuários no mundo (G1 globo, 2019).

O filme “A Rede Social”, mostra a complexidade das pessoas, e como isso pode influenciar em suas relações com a sociedade. Com o surgimento da internet essas relações se tornaram mais fáceis devido a “máscara social” que a mesma pode colocar sobre o indivíduo, facilitando assim suas relações (através da internet). Filmes como Clube da Luta, Zodíaco e Seven – Os sete Crimes Capitais também são bons exemplos de complexidade do ser humano.

REFERÊNCIAS

G1. Facebook Completa 15 anos com 2.3 bilhões de usuários. 15 de junho de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/02/04/facebook-completa-15-anos-com-23-bilhoes-de-usuarios.ghtml

R7. Brasil é o 3º país com o maior número de usuários do Facebook. 2 de março de 2019. Disponível em: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/brasil-e-o-3-pais-com-o-maior-numero-de-usuarios-do-facebook-02032019

ADORO Cinema. A Rede Social. Disponível em : http://www.adorocinema.com/filmes/filme-147912/criticas-adorocinema/

A REDE Social. Direção David Fincher. Estados Unidos: Relativity Media, 2010.

Um comentário: