Autor: Renã Biaobock Costa
Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Youtube, uma nova forma de aprender
Introdução
Plataformas de vídeos baseados na web como o Youtube cresceram muito nos últimos anos, como muitos dos vídeos postados nesta plataforma são com fins educacionais, isso também ampliou o repositório de conteúdo livre que pode ser utilizado. Nunca antes foi tão fácil localizar, produzir e distribuir vídeos online. Isso abre interessantes possibilidades para o ensino, o aprendizado e o design de cursos, presenciais e à distância (Mattar, 2009).
Vídeos têm sido cada vez mais utilizados como recurso pedagógico. Segundo Mattar (2009), estudos têm demonstrado que vídeos podem ser mais eficientes para o aprendizado do que as aulas normais em sala de aula.
Fonte: https://www.showmetech.com.br/youtube-vai-melhorar-a-experiencia-na-educacao/ |
Vantagens do aprendizado por vídeo
Os vídeos podem ser utilizados tanto para o aprendizado de cursos inteiramente a distância, quanto como recurso adicional para o aprendizado em sala de aula. Diferente de uma aula presencial, o youtube pode ser reproduzido na velocidade desejada, podendo acelerar a velocidade de reprodução, ou deixar mais lenta, conforme facilite o aprendizado. Além disso, podemos retroceder e avançar a aula quantas vezes for necessário.
Fonte: https://www.voxeldigital.com.br/blog/video-na-aprendizagem/ |
Problemas do aprendizado por vídeo
Fonte: https://www.psitto.com.br/blog/ problemas-de-aprendizagem-para-ficar-atento/ |
Apesar dos diversos aspectos positivos apontados até aqui na utilização de vídeos em educação, há também problemas e barreiras (Mattar, 2009). A falta de verificação de conteúdo e a presença de informações enganosas são desafios comuns. Como o YouTube é uma plataforma aberta, qualquer pessoa pode fazer upload de vídeos, o que significa que o conteúdo educacional não é filtrado ou verificado quanto à sua precisão. Isso pode levar a informações incorretas ou desatualizadas sendo apresentadas como fatos, prejudicando a qualidade do aprendizado.
Além disso, a natureza fragmentada e desorganizada do YouTube pode dificultar a construção de um currículo coerente. Embora haja uma ampla gama de vídeos educacionais disponíveis, eles estão dispersos em diferentes canais e não seguem uma estrutura consistente. Os alunos podem ter dificuldade em encontrar material relevante para seu nível de conhecimento ou em acompanhar uma sequência lógica de aprendizado. A falta de orientação e estrutura pode resultar em uma experiência de aprendizado desarticulada e menos eficaz para os estudantes que dependem exclusivamente do YouTube como fonte de conhecimento.
Conclusão
Podemos ver que existem diversas vantagens no uso do youtube para o aprendizado. Segundo Junges, Rosa e Gatti (2021), as escolas devem aproveitar as tecnologias disponíveis para melhorar o ensino e a aprendizagem. As plataformas digitais, como recursos gratuitos, podem ser usadas para ensinar e aprender, especialmente diante do cenário atual e futuro da Educação.
O uso de vídeos, especialmente através do YouTube, na Educação a Distância (EaD), oferece uma abordagem inovadora que atrai os alunos que cresceram com a tecnologia. Esses recursos devem ser incorporados de forma criativa para promover o aprendizado de maneira eficaz (Mattar, 2009).
No entanto, é igualmente importante que a legislação acompanhe essa evolução tecnológica, assegurando que o conteúdo disponível nessas plataformas seja de alta qualidade e não represente nenhum prejuízo para a sociedade. É necessário estabelecer mecanismos de regulação e controle que garantam a veracidade, relevância e ética dos materiais compartilhados, a fim de preservar a integridade do processo educacional e proteger os usuários de informações prejudiciais ou enganosas.Fonte: https://neofeed.com.br/blog/
home/marco-legal-da-inteligencia-artificial
-um-passo-de-cada-vez/
Se ja utiliza ou vai começar a utilizar o Youtube para aprender, assista o video abaixo com dicas de como melhorar seus estudos utlizando o Youtube.
Referências
Junges, D. Rosa, L. Gatti, A. (2021). Youtube e educação matemática: um estudo dos canais especializados em ensinar matemática escolar.
Mattar, J (2009). Youtube na educação: O uso de vídeos em EAD.
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