sábado, 13 de julho de 2024

Gamificação na Educação

Gustavo Cavaleiro Villaverde Boga

Matrícula: 18203457

Ambientes Virtuais de Aprendizagem



 Introdução

A educação tradicional, tal como a que conhecemos, está passando por um processo de transformação digital significativa, a partir da adoção de novas abordagens pedagógicas, que visam tornar o processo de aprendizagem mais ativo e envolvente, visando trazer mais fatores motivadores para os alunos. Uma dessas estratégias em alta é o sistema de gamificação, que consiste na incorporação de elementos e mecânicas de jogos no contexto de sala de aula, maximizando a aprendizagem, através de sistemas como de pontuação, níveis, desafios e sistemas de recompensas, em que os estudantes são estimulados a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, além de colaborarem de forma ativa em aula, justamente buscando transformar tarefas rotineiras de ensino em experiências mais divertidas e desafiadoras, e com isso, aumentando o engajamento e a motivação na jornada de aprendizado dos estudantes.


Benefícios 

Os estudos vêm demonstrando que os benefícios da gamificação no ambiente educacional, a partir da adoção dessa abordagem, vão além dos benefícios cognitivos. A gamificação também pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais tais como o trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade, trazendo um processo de aprendizado mais nítido e imersivo aos alunos e melhorando ativamente o processo de socialização dos estudantes, levando a um aumento significativo no engajamento dos alunos, melhoria no desempenho participativo em sala e desenvolvimento de habilidades como a prática de resolução de problemas, pensamento mais crítico e colaboração através dessas dinâmicas, que objetivam as interações entre os alunos. A utilização dessa prática e os seus benefícios são de suma relevância nos dias atuais, levando em consideração um contexto de pós-pandemia, onde a socialização como um todo se perdeu, e especialmente, entre a geração mais nova que nos dias de hoje está sendo diretamente afetada pelo uso exagerado das redes sociais. 

Desafios e barreiras 

A implementação da gamificação na educação enfrenta diversos desafios, principalmente no contexto da educação pública, onde ela seria mais relevante e impactante do ponto de vista social. Entre os principais obstáculos encontrados está a infraestrutura limitada no nosso país, que possui orçamentos diretamente comprometidos e pouco direcionados, uma vez que muitas escolas públicas não possuem o acesso adequado às tecnologias digitais necessárias para aplicar a gamificação de forma eficaz e, como consequência desse acesso desigual aos dispositivos e à internet, o engajamento dos alunos nas atividades é afetado diretamente. Além disso, existe ainda uma falta de capacitação dos professores quando se trata da utilização de recursos tecnológicos, e isso representa também um grande desafio a ser ultrapassado, visto que os docentes necessitam de treinamentos específicos voltados a incorporação desse novo sistema de aprendizagem de uma forma mais efetiva em suas metodologias pedagógicas, necessitando assim de um alinhamento curricular do ponto de vista pedagógico.

Conclusão

A transformação digital na educação, alimentada por práticas pedagógicas inovadoras como a gamificação, apresenta inúmeras oportunidades para tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e motivador para os alunos. Os jogos e a mecânica nas salas de aula têm ajudado muito em termos de benefícios cognitivos e emocionais. A gamificação ainda é considerada um grande desafio, principalmente a sua implementação no ensino público, devido a pouca infraestrutura e dificuldade de acesso aos dispositivos e a internet. Ademais, os professores não são capacitados de forma adequada para incorporar tais práticas nas suas metodologias pedagógicas, e isso é mais um dos desafios a serem superados. Para abraçar plenamente a gamificação e o seu potencial para melhorar o envolvimento dos alunos e os resultados na aprendizagem, é fundamental implementar estratégias bem pensadas e investir em infraestruturas tecnológicas. Um exemplo de case de sucesso da aplicação da gamificação voltada à educação e que possui grande notoriedade, é o da plataforma “Kahoot!”, que permite que docentes criem quizzes de forma interativa, onde os alunos competem entre si em tempo real, o que promove um ambiente de ensino competitivo e divertido, trazendo leveza para a forma de aprendizado dentro da sala de aula. A implementação da gamificação pode ser considerada uma ferramenta poderosa na educação, aumentando a eficácia do ensino e aprendizado, melhorando as competências dos alunos. 


Referências


SILVA, J. B., et al. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41(4):e20180309. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309 


LUCCA, D., et al. Gamificação no Ambiente Educacional: Uma estratégia para o ensino e aprendizagem. TCC, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/1878/Daniela%20de%20Lucca.pdf?isAllowed=y&sequence=1 


RAGUZA, Tiago; SILVA, Régio Pierre da. Gamificação Aplicada a Ambientes de Aprendizagem. Seminário de Games e Tecnologia (GAMEPAD). Universidade Feevale, 2016. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/7fe3e6be-385f-4e8b-96e4-933a0e63874f/Gamificac%C2%B8a~o%20aplicada%20a%20ambientes%20de%20Aprendizagem.pdf 


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