domingo, 16 de junho de 2019

O uso do blog na construção de mapeamentos dos processos de trabalho

Como a unidade administrativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina usa a internet para desenvolver mais rápido suas tarefas do dia a dia. O wordpress, um blog gratuito usado para mapear os procedimentos, fluxos e as tarefas a serem executadas dentro da Divisão de Registros Funcionais.

Hoje em dia é muito comum acessar a internet através de computadores (desktop)smartphonestablets e outros aparelhos. Esse acesso pode ser para diversas funções do dia a dia ou até mesmo para realizar tarefas do trabalho. Tarefas essas que podem ser o acesso ao sistema, a e-mails e a sites que auxiliam nas atribuições de quem utiliza. No Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na unidade administrativa, o uso da internet tem facilitado a vida dos servidores públicos, em específico da Divisão de Registros Funcionais, que está dentro da Diretoria de Gestão de Pessoas, da Diretoria Geral Administrativa, onde o uso da ferramenta permitiu criar um blog para mapear os processos, fluxos e tarefas a serem realizadas. A ideia é ter um banco de dados onde as informações do que precisa ser feito esteja centralizada e seja acessível a todos.
























A partir desse banco de dados os servidores e estagiários têm mais autonomia no trabalho, evitando com que se perca muito tempo treinando os seus novos trabalhadores. Outra questão importante é a rotatividade de estagiários, estes não têm cadeira fixa, sendo - portanto - um ponto de vantagem para o blog, que não toma muito tempo do servidor que precisa estar focado nas suas atribuições diárias. Além da função de banco de dados, onde cada um tem seu acesso e consulta o procedimento que precisa ser executado, o blog é interativo, onde na página inicial sempre tem alguma mensagem de motivação, alguma brincadeira, até mesmo uma informação entre outras formas de interação. Desta forma, busca-se democratizar ao máximo o uso desta ferramenta e oportunizar a todos a integração à equipe.  

Como funciona o blog

A imagem anterior mostra como é o layout inicial da página. Neste espaço, tem-se algumas informações de agendamento que devem ser acompanhados, recados, contatos, se a pessoa é nova no setor, tem uma área com informações sobre o blog e seu funcionamento entre outras informações. Ao lado direito da página tem a opção de pesquisar por tema de trabalho ou simplesmente selecionar uma das classificações em "PROCESSOS DE TRABALHO", isto fica melhor explicado no vídeo abaixo:



Assim que o servidor ou estagiário receber uma tarefa, o blog deve ser utilizado sempre como auxílio para que a tarefa seja executada de forma padrão. Desta forma, o tempo é otimizado, excluindo a necessidade de parar o trabalho de uma pessoa que auxiliaria no processo - deixando apenas a cargo de quem de fato vai executar. Outra questão importante é que mesmo que quem esteja executando a tarefa, o blog deve ser acompanhado, a fim de atualizar algum procedimento e sempre ter o blog atualizado. 



O blog foi idealizado por alguns servidores da Divisão de Registros Funcionais, que perceberam a necessidade de criar alguma solução para tantos processos e tantas tarefas específicas em cada procedimento. O inicio da idealização até ser colocado em prática demorou, pois precisava-se parar todo seu trabalho para detalhar o passo a passo de cada procedimento, porém o benefício a longo prazo fez com que a ideia fosse concretizada e hoje é sucesso na Divisão. Esta ideia foi tão bem aceita que está se estudando a proposta de implementar um blog em todo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a fim de aumentar a produtividade a partir de uma ambiente virtual onde as pessoas possam aprender sem a intermediação de outra pessoas. 

Considerações

Portanto, como foi visto ao longo do semestre, existem as mais diversas formas de promover um ambiente virtual de aprendizagem. Pode ser através de sites para leitura de artigos, através da rede social, quando se tem a intenção de provocar alguma discussão que leve a algum conhecimento coletivo e relevante, através do Moodle quando se pretende quantificar e formalizar os resultados e através de um blog, onde simplesmente é feito um mapeamento do procedimentos, tarefas e passo a passo das execuções das mesmas. Esta iniciativa provavelmente irá despertar em algum servidor e muito mais provavelmente no estagiário o estimulo para promover o aprendizado de outras pessoas no meio profissional. 

Marcello Eduardo Varela Pacheco
12 de junho de 2019, às 15:54

Referência
DRF. MAPEAMENTO DRF. BLOG WORDPRESS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário