domingo, 16 de junho de 2019

O TRABALHADOR AUTÔNOMO E AS REDES SOCIAIS.

Muito se fala em realização profissional e na felicidade conquistada com o trabalho desenvolvido. Hoje é muito comum você sentar em uma roda de amigos e o papo rolar solto sobre realização profissional. A grande maioria dos profissionais no mundo atual não querem apenas trabalhar pelo dinheiro, além da busca pela estabilidade financeira existe a preocupação em fazer isso de forma que se viva bem, que traga felicidade e realização. Na busca por realização profissional e um estilo de vida prazeroso, muitos trabalhadores tem deixado de lado esse mundo de trabalho tradicional para trabalhar por conta própria. Existe também, a busca por horários flexíveis de trabalho, coisa que nem sempre as empresas conseguem proporcionar e os trabalhadores buscam formas alternativas para trabalharem nos horários que desejam. Além disso, segundo o Globo economia, as demissões no ano de 2017 contribuíram com o aumento do trabalho autônomo, muitas pessoas buscaram fazer “bicos” para sobreviver. 
Diante dessas realidades diferenciadas, o mercado de trabalho autônomo vem crescendo e não apenas como forma de trabalho temporária, mas como um estilo de vida adotado por muitos. O profissional que presta serviços de forma autônoma, além de ser chamado de trabalhador autônomo é também conhecido como Freelancer. 
Como mostra a matéria de fevereiro de 2019 da Rede Brasil Atual: “Segundo o IBGE, o número de ocupados (92,547 milhões) caiu 0,4% no trimestre (menos 354 mil) e cresceu 0,9% (mais 846 mil) em 12 meses. Mas, ao longo desse período, o que aumentou foram o emprego sem carteira assinada (320 mil) e, principalmente, o trabalho autônomo (719 mil), enquanto o emprego com carteira assinada perdeu 380 mil (-1,1%). No último trimestre, a modalidade por conta própria abriu 291 mil vagas”. 

Foto: Shutter Stock.

O Freelancer geralmente é um prestador de serviço, que precisa “vender” a sua mão de obra. Para conseguir um bom desempenho e sucesso com o seu trabalho, eles precisam divulgar o seu serviço para o seu público alvo, desta forma apresenta-se um assunto para especialistas de marketing. Porém, o Freelancer geralmente costuma fazer sozinho toda a parte de divulgação do seu serviço e contato com os clientes. Logo, é nesse momento que vale apresentar a internet como meio de realização desses profissionais. As redes sociais são as grandes facilitadoras desse processo, são mais simples de fazer parte e gratuitas. Diferente dos sites, que precisam de um investimento financeiro, mais tempo e conhecimentos específicos para o seu desenvolvimento. 
A FEBRACIS divulgou algumas dicas para trabalhadores autônomos desenvolverem uma marca forte na WEB: “Uma boa ideia é começar por redes sociais como o Facebook e o LinkedIn. Afinal, essas redes foram criadas para conectar pessoas, profissionais e empresas. Elas oferecem a chance de ampliar seu networking e construir uma boa reputação na internet. Concentre-se em melhorar o seu perfil, conecte-se com aqueles que farão a diferença, publique com mais frequência e siga os conteúdos de que mais gosta. [...] Não há uma fórmula certa de fazê-lo, mas uma porção de estratégias que, por tentativa e erro, ajudarão você a conseguir mais clientes e exposição para o seu trabalho”. Eis um caminho a ser percorrido por trabalhadores autônomos que desejam alcançar seus objetivos por conta própria.


Referências: 

<https://comoganhardinheirodecasa.com.br/wp-content/uploads/2016/12/INFOGRAFICO-FREELANCER-EMPREGADO-GANHAR-DINHEIRO-01.jpg> Acesso em: 15/06/2019. 

<https://blog.contaazul.com/como-fazer-o-marketing-profissional-autonomo/>Acesso em: 13/06/2019

<https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2019/02/desemprego-sobe-no-inicio-do-ano-e-so-trabalho-autonomo-cresce/> Acesso em: 13/06/2019

<https://oglobo.globo.com/economia/emprego/freelancers-modelo-de-trabalho-autonomo-deve-crescer-em-2018-22312813> Acesso em: 15/06/2019

<https://comunidade.rockcontent.com/o-que-e-freelancer/> Acesso em: 15/06/2019

<https://www.febracis.com.br/blog/marketing-pessoal-para-autonomo/> Acesso em: 13/06/2019




Nenhum comentário:

Postar um comentário