As Redes Sociais como aliadas nas Finanças
Alexsandra Silva Mattos
Conceitos e definições
Para que possamos compreender e entender cada ponto que será
abordado, primeiramente devemos buscar os conceitos que norteiam a Educação
Financeira.
De acordo com
a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a educação
financeira é definida como “um processo que permite melhorar a compreensão em
relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer
escolhas de forma bem-informada.” Se compararmos com alguns anos posteriores, é
possível verificar que o assunto financeiro nunca foi um dos primeiros
colocados pelos Brasileiros e isso se deve muitas as vezes a cultura. Digo
cultura pois, muitos de nós fomos instruídos a pensar somente no financeiro a
partir do momento em que sobrava uma certa quantia, o que na maioria das vezes
não acontecia, pois gastamos todo o nosso dinheiro ao longo do mês e sequer,
pensamos em separar um valor.
Outro fator
crucial para a falta de interesse no assunto, é que, por muito tempo a educação
Financeira foi tratada como tema de “Ricos’ ou até mesmo de “Pessoas de Classe
Alta”, e dessa forma, temos segundo o IBGE, mais de 47% da população brasileira
enquadrados nas classes baixas, ou seja, quase metade da população pensa que é
um conteúdo que não irá agregar a sua classe.
A internet tem
auxiliado para que possamos mudar esse conceito, utilizando ferramentas das
mais diversas para passar o conteúdo de valor. A interação com grupos de todos
os lugares facilitou para que a galera se conectasse com aquele conteúdo que
mais se assemelhasse aos seus pensamentos e forma de pensar e muitas vezes, o
indivíduo ia em busca de um conteúdo específico, uma forma mais dinâmica e
divertida de poder receber aquele conteúdo.
Educação Financeira x Redes Sociais
De forma breve, o tema de educação financeira foi abordado para que possamos compreender o que virá a seguir. Com certeza, grande parte da população Brasileira já ouviu a certa do assunto, mas por algum motivo, nem mesmo se interessou em procurar a respeito. A educação financeira é muito mais que um estudo, é a habilidade de entender como o dinheiro funciona.
Ao inserirmos
as redes sociais, entendemos que elas movimentam um mercado gigantesco, em
diferentes nichos e ramos, acabe analisar principalmente nos anos de pandemia,
que o houve uma maior atividade nas mídias devido ao isolamento, sendo um dos
principais meios de comunicação. Estima-se que hoje as ferramentas de
comunicação ocupam cerca de 62% dos tráfegos da internet, sendo uma das maiores
influenciadoras. Além de ocupar uma das maiores posições, passando os canais de
TV’s tradicionais. As mídias possuem alto grau de influência entre diferentes
idades e gêneros e com isso, podemos usá-las como grande aliada para repassar
conhecimento e atingir um maior número do indivíduos.
Principalmente
na época de isolamento, grandes páginas de investimento e finanças foram
criadas e obtiveram um bom acolhimento do público e assim, cresceram de forma acelerada.
Uma grande quantidade de pessoas tinha interesse em absorver aquele tipo de
conteúdo pois passamos por um momento atípico onde muitas vezes era preciso
fazer uma boa gestão financeira. Aquela era uma ótima oportunidade de passar informações
e instruções a fim de conectar os conteúdos com aqueles que buscavam
conhecimento
Conteúdos no Instagram
Todas possuem um objetivo em comum, passar ao seu leitor o conhecimento necessário para que ele consiga fazer boas escolhas e acerte nas tomadas de decisões. Segundo a Forbes Brasil “No caso dos aplicativos de mensagens, os usuários que acessam do Brasil passam quase 30 horas por mês nesses apps. Quem lidera a lista, de acordo com o levantamento Panorama Mobile Time, é o WhatsApp, que está na preferência de 33% dos participantes da pesquisa. Em segundo vem o Instagram, apontado por 30%. Sendo assim, além do grande potencial de influência do Instagram, ele continua na lista dos queridinhos mais acessados pelos brasileiros na lista de 2022.
Cada
perfil tem o seu direcional, é importante frisar que nem todos os leitores
gastam de todas as páginas, pois cada uma trata de forma diferentes os assuntos
e cada uma em particular aborda a cerca de um tema.
Conteúdos nas Redes
Muito tratado sobre o Instagram,
mas vimos que segundo a Forbes não é a única plataforma nas redes com
influência, contamos com as mais diversas.
As mídias digitais como um todo,
conseguem alcançar milhões de pessoas em instantes em diversas plataformas.
Segundo a pesquisa, atualmente o aplicativo que mais se destaca é o TikTok, um
canal interativo com vídeos de curta duração. As pessoas com suas rotinas
corridas muitas vezes querem consumir um conteúdo mais rápido e que muitas
vezes tenha o mesmo alcance que conteúdos que lemos por horas, claro que há
diferença nas mensagens que serão transmitidas ao final.
Precisamos compreender
que essas plataformas têm facilitado ao usuário acesso a conteúdos que muitas
vez em tempos antigos ele não conseguiria e isso tem se tornado importante para
o desenvolvimento dos grupos.
Por que é tão importante ter as plataformas aliadas nas Finanças?
O
Brasil historicamente é conhecido por seu um país onde a maioria das pessoas
não discutem ou debatem sobre finanças, muitas vezes nem se quer tem interesse
no assunto, mas por que é tão importante saber a respeito? Uma boa gestão
financeira não atinge apenas os indivíduos no qual colocam-na em prática e sim
um país inteiro, uma forma de medir essa informação é através de países que
ensinam ou discutem acerca do tema, como veremos a seguir.
Imagem 2: top 20 países
em destaque segundo WCR score
O que esses países possuem
em comum? Além de um bom IDH, escolas de qualidade, índices de desenvolvimento
elevado, auxiliam a população no seu desenvolvimento financeiro. É importante
destacarmos que, um indivíduo que cuida das suas finanças, tem capacidades de
gerar mais recursos, movimentando não só a economia local, mas também do país,
através do consumo. O individuo que não consome e não gera renda, não contribui
para o fluxo de caixa do país, por isso é imprescindível o contato com o estudo
relacionado a finanças e com isso, esses países possuem algo a mais a se
destacar.
Outro
ponto ainda a se mencionar se refere a, além de serem países bem desenvolvidos,
utilizam das redes e mídias para ser sua grande aliada, propagando conhecimento
de qualidade a população e melhorando seus conhecimentos em diversas áreas. Unindo
ambos, as redes sociais com finanças, podemos passar a população cada vez mais conhecimento
sobre o assunto e atingir pessoas que nunca tiveram oportunidades de aprender a
respeito, gerando um impacto positivo na sociedade.
Considerações finais
A partir do momento em que tratamos de um assunto de
implementação de alguma medida, certamente teremos dois lados, aqueles que
concordam e aqueles que discordam. É valioso consideramos a junção dos meios
digitais para passar mais conhecimento a população, certamente podemos pensar
que, um indivíduo que sabe, nunca se arrependerá de ter aprendido, mesmo que
não coloque em prática, já o que nunca aprendeu, não saberá responder pois
sequer sabe o mínimo do assunto.
Para finalizar, precisamos quebrar o tabu de que finanças
são apenas para pessoas de classe alta ou que possuem grandes fortunas, o
estudo do dinheiro e finanças é destinado a todas as classes e gêneros e as mídias
sociais vem como grande aliado nessa questão, para mostrarmos que educação e
finanças são para todos, pois uma boa gestão dos seus recursos melhora a vida
do individuo e de todos aqueles ao seu redor.
Referências
EDUCAÇÃO financeira, o que é e por
que ela é importante? Nubank, 2020.
Disponível em <
https://blog.nubank.com.br/educacao-financeira/ >. Acesso em: 01 de out. de
2022.
AQUINO, Rai. Com pandemia, 4,9
milhões saem da classe média para a baixa, diz estudo. Uol economia, 2021. Disponível em
<https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/04/17/classe-media-brasil-pandemia/.>
Acesso em: 02 de out. de 2022.
DIEGO, Saporski. O poder da
influência das redes sociais. Olhar direto, 2020. Disponível em <https://www.olhardireto.com.br/artigos/exibir.asp?id=11660&artigo=o-poder-da-influencia-das-redes-sociais
Acesso em: 02 de out de 2022.
FORBES, Tech. 6 apps mais usados
pelos brasileiros. Forbes 2022. Disponível em < https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/08/6-apps-com-maior-frequencia-de-uso-pelos-brasileiros/#:~:text=Quem%20lidera%20a%20lista%2C%20de,Instagram%2C%20apontado%20por%2030%25
>. Acesso em 05 de out de 2022.
CANADA. Top 10 dos melhores países
do mundo para se viver. Immi. Disponível em < https://www.immi-canada.com/canada-no-top-10-dos-melhores-paises-do-mundo-para-viver/
>. Acesso em 05 de out de 2022.
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