quarta-feira, 12 de outubro de 2022

As Redes Sociais como aliadas nas Finanças - Alexsandra Silva Mattos

 As Redes Sociais como aliadas nas Finanças

                                                        

                Alexsandra Silva Mattos

Conceitos e definições

 

        Para que possamos compreender e entender cada ponto que será abordado, primeiramente devemos buscar os conceitos que norteiam a Educação Financeira.

         De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a educação financeira é definida como “um processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem-informada.” Se compararmos com alguns anos posteriores, é possível verificar que o assunto financeiro nunca foi um dos primeiros colocados pelos Brasileiros e isso se deve muitas as vezes a cultura. Digo cultura pois, muitos de nós fomos instruídos a pensar somente no financeiro a partir do momento em que sobrava uma certa quantia, o que na maioria das vezes não acontecia, pois gastamos todo o nosso dinheiro ao longo do mês e sequer, pensamos em separar um valor.

         Outro fator crucial para a falta de interesse no assunto, é que, por muito tempo a educação Financeira foi tratada como tema de “Ricos’ ou até mesmo de “Pessoas de Classe Alta”, e dessa forma, temos segundo o IBGE, mais de 47% da população brasileira enquadrados nas classes baixas, ou seja, quase metade da população pensa que é um conteúdo que não irá agregar a sua classe.

            A internet tem auxiliado para que possamos mudar esse conceito, utilizando ferramentas das mais diversas para passar o conteúdo de valor. A interação com grupos de todos os lugares facilitou para que a galera se conectasse com aquele conteúdo que mais se assemelhasse aos seus pensamentos e forma de pensar e muitas vezes, o indivíduo ia em busca de um conteúdo específico, uma forma mais dinâmica e divertida de poder receber aquele conteúdo.

 

Educação Financeira x Redes Sociais

 

        De forma breve, o tema de educação financeira foi abordado para que possamos compreender o que virá a seguir. Com certeza, grande parte da população Brasileira já ouviu a certa do assunto, mas por algum motivo, nem mesmo se interessou em procurar a respeito. A educação financeira é muito mais que um estudo, é a habilidade de entender como o dinheiro funciona.

         Ao inserirmos as redes sociais, entendemos que elas movimentam um mercado gigantesco, em diferentes nichos e ramos, acabe analisar principalmente nos anos de pandemia, que o houve uma maior atividade nas mídias devido ao isolamento, sendo um dos principais meios de comunicação. Estima-se que hoje as ferramentas de comunicação ocupam cerca de 62% dos tráfegos da internet, sendo uma das maiores influenciadoras. Além de ocupar uma das maiores posições, passando os canais de TV’s tradicionais. As mídias possuem alto grau de influência entre diferentes idades e gêneros e com isso, podemos usá-las como grande aliada para repassar conhecimento e atingir um maior número do indivíduos.      

        Principalmente na época de isolamento, grandes páginas de investimento e finanças foram criadas e obtiveram um bom acolhimento do público e assim, cresceram de forma acelerada. Uma grande quantidade de pessoas tinha interesse em absorver aquele tipo de conteúdo pois passamos por um momento atípico onde muitas vezes era preciso fazer uma boa gestão financeira. Aquela era uma ótima oportunidade de passar informações e instruções a fim de conectar os conteúdos com aqueles que buscavam conhecimento

 

Conteúdos no Instagram

                É possível encontrar diversas páginas com diversos conteúdos na plataforma, que vão de informativos de investimento, finanças, análises financeiras, páginas riquíssimas em conteúdo de valor para passar ao seu leitor muito conhecimento.






                Todas possuem um objetivo em comum, passar ao seu leitor o conhecimento necessário para que ele consiga fazer boas escolhas e acerte nas tomadas de decisões. Segundo a Forbes Brasil “No caso dos aplicativos de mensagens, os usuários que acessam do Brasil passam quase 30 horas por mês nesses apps. Quem lidera a lista, de acordo com o levantamento Panorama Mobile Time, é o WhatsApp, que está na preferência de 33% dos participantes da pesquisa. Em segundo vem o Instagram, apontado por 30%. Sendo assim, além do grande potencial de influência do Instagram, ele continua na lista dos queridinhos mais acessados pelos brasileiros na lista de 2022.

                 Cada perfil tem o seu direcional, é importante frisar que nem todos os leitores gastam de todas as páginas, pois cada uma trata de forma diferentes os assuntos e cada uma em particular aborda a cerca de um tema.

 

Conteúdos nas Redes

 

                  Muito tratado sobre o Instagram, mas vimos que segundo a Forbes não é a única plataforma nas redes com influência, contamos com as mais diversas.


Dados do primeiro trimestre de 2022 consolidam a posição do TikTok no topo (Imagem: Reprodução/Sensor Tower)

                              As mídias digitais como um todo, conseguem alcançar milhões de pessoas em instantes em diversas plataformas. Segundo a pesquisa, atualmente o aplicativo que mais se destaca é o TikTok, um canal interativo com vídeos de curta duração. As pessoas com suas rotinas corridas muitas vezes querem consumir um conteúdo mais rápido e que muitas vezes tenha o mesmo alcance que conteúdos que lemos por horas, claro que há diferença nas mensagens que serão transmitidas ao final.

                        Precisamos compreender que essas plataformas têm facilitado ao usuário acesso a conteúdos que muitas vez em tempos antigos ele não conseguiria e isso tem se tornado importante para o desenvolvimento dos grupos.

 

Por que é tão importante ter as plataformas aliadas nas Finanças?

 

               O Brasil historicamente é conhecido por seu um país onde a maioria das pessoas não discutem ou debatem sobre finanças, muitas vezes nem se quer tem interesse no assunto, mas por que é tão importante saber a respeito? Uma boa gestão financeira não atinge apenas os indivíduos no qual colocam-na em prática e sim um país inteiro, uma forma de medir essa informação é através de países que ensinam ou discutem acerca do tema, como veremos a seguir.

 

                                            Imagem 2: top 20 países em destaque segundo WCR score

 

                O que esses países possuem em comum? Além de um bom IDH, escolas de qualidade, índices de desenvolvimento elevado, auxiliam a população no seu desenvolvimento financeiro. É importante destacarmos que, um indivíduo que cuida das suas finanças, tem capacidades de gerar mais recursos, movimentando não só a economia local, mas também do país, através do consumo. O individuo que não consome e não gera renda, não contribui para o fluxo de caixa do país, por isso é imprescindível o contato com o estudo relacionado a finanças e com isso, esses países possuem algo a mais a se destacar.

             Outro ponto ainda a se mencionar se refere a, além de serem países bem desenvolvidos, utilizam das redes e mídias para ser sua grande aliada, propagando conhecimento de qualidade a população e melhorando seus conhecimentos em diversas áreas. Unindo ambos, as redes sociais com finanças, podemos passar a população cada vez mais conhecimento sobre o assunto e atingir pessoas que nunca tiveram oportunidades de aprender a respeito, gerando um impacto positivo na sociedade.

 

Considerações finais

 

        A partir do momento em que tratamos de um assunto de implementação de alguma medida, certamente teremos dois lados, aqueles que concordam e aqueles que discordam. É valioso consideramos a junção dos meios digitais para passar mais conhecimento a população, certamente podemos pensar que, um indivíduo que sabe, nunca se arrependerá de ter aprendido, mesmo que não coloque em prática, já o que nunca aprendeu, não saberá responder pois sequer sabe o mínimo do assunto.     

            Para finalizar, precisamos quebrar o tabu de que finanças são apenas para pessoas de classe alta ou que possuem grandes fortunas, o estudo do dinheiro e finanças é destinado a todas as classes e gêneros e as mídias sociais vem como grande aliado nessa questão, para mostrarmos que educação e finanças são para todos, pois uma boa gestão dos seus recursos melhora a vida do individuo e de todos aqueles ao seu redor.

 

 

Referências

EDUCAÇÃO financeira, o que é e por que ela é importante? Nubank, 2020. Disponível em       < https://blog.nubank.com.br/educacao-financeira/ >. Acesso em: 01 de out. de 2022.

AQUINO, Rai. Com pandemia, 4,9 milhões saem da classe média para a baixa, diz estudo. Uol economia, 2021. Disponível em   <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/04/17/classe-media-brasil-pandemia/.> Acesso em: 02 de out. de 2022.

DIEGO, Saporski. O poder da influência das redes sociais. Olhar direto, 2020. Disponível em <https://www.olhardireto.com.br/artigos/exibir.asp?id=11660&artigo=o-poder-da-influencia-das-redes-sociais  Acesso em: 02 de out de 2022.

FORBES, Tech. 6 apps mais usados pelos brasileiros. Forbes 2022. Disponível em < https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/08/6-apps-com-maior-frequencia-de-uso-pelos-brasileiros/#:~:text=Quem%20lidera%20a%20lista%2C%20de,Instagram%2C%20apontado%20por%2030%25 >. Acesso em 05 de out de 2022.

CANADA. Top 10 dos melhores países do mundo para se viver. Immi. Disponível em < https://www.immi-canada.com/canada-no-top-10-dos-melhores-paises-do-mundo-para-viver/ >. Acesso em 05 de out de 2022.

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