sexta-feira, 1 de novembro de 2019

A Influência das Redes Sociais na Autoestima


Nas redes sociais somos influenciados a manter outras pessoas sempre atualizadas de nossas vidas, postamos fotos, vídeos, stories. Será que precisamos da aprovação de pessoas para sentir que a nossa vida é emocionante? 





A quantidade de interações pode contribuir para impactar significativamente na nossa autoestima. Há mais fatores relacionados a problemas de autoestima associado ao uso das redes sociais do que imaginamos. Recebemos através de nossos celulares diariamente imagens pouco realistas de como deveríamos ser, apresentados por um estereótipo de estilo de vida muitas vezes inalcançável. O impacto dessas informações no nosso dia a dia e nos nossos sentimentos, assim como na autoestima causa um conflito interno na busca por uma realidade que não corresponde ao que se supões que deveria ser. 



Através das publicações dos tão falados influencers estabelecemos objetivos e metas pouco realistas e difícil acesso. A verdade é que o estilo de vida e ritmo dessas pessoas “digitais"é complicado de seguir para as pessoas “reais”. O que não significa que nossa vida é pior, apenas que ela é diferente. 

O que as redes sociais mostram podem causar na nossa autoestima um grande problema com a autoimagem de cada um, projetando um ideal de perfeição. As redes sociais vem tomando cada vez mais importância na rotina das pessoas. O impacto da marcas e dos influencers está impactado diretamente ao tempo de exposição e freqüência de acesso as redes sociais. 


Há uma preocupação com atingir o padrão de beleza. A nossa imagem corporal é parte principal da nossa autoimagem, a partir dela que construímos a nossa identidade. Ao termos nossa autoestima afetada, consequentemente sentimos o nosso senso de bem-estar abalado. 
Em contrapartida, uma pesquisa realizada pelo Departamento de Marketing da Universidade da Pennsylvania, descobriu que, para algumas pessoas, as mídias sociais podem aumentar o seu senso de bem-estar. Os pesquisadores mostraram que as redes sociais podem reproduzir alguns mecanismos utilizados na psicoterapia, para pessoa que são emocionalmente instáveis há uma maior propensão de postar e dividir suas emoções negativas o que pode ajudá-las a receber mais atenção. O que demonstra que, ao compartilhar sua experiencia de vivências negativas há uma função positiva sendo exercida. 



A exposição às redes sociais pode causar impacto negativo pois há uma necessidade pela busca de aprovação. Na sociedade as pessoas precisam da validação de outras para se reafirmar, o que acontece fácil e rapidamente através das redes sociais. Tantos amigos e curtidas podem mascarar problemas emocionais e disfarçar problemas sérios. A desilusão de não conseguir alcançar o padrão mostrado pelas redes sociais pode causar um sentimento de inferioridade, além de mascarar a solidão da vida offline. Por muitas pessoas verem as redes sociais como companhia, elas acabam dando poder a ela que deve ser de si mesmo.
Ao que diz respeito ao nosso bem-estar, existem evidências do impacto negativo sobre o sentimento das pessoas que são isoladas do ponto de vista social. Por não conseguirmos manipular a imagem a nosso respeito se comparada a nossa realidade da vida concreta com a das redes sociais.

Conseguiremos nós transformar o impacto das redes sociais nas crianças e jovens?




Autora: Marina Maria Machado Flores


Referências:






Nenhum comentário:

Postar um comentário