sábado, 2 de novembro de 2019

Clonagem do WhatsApp - Como Evitar

(Autora: Bárbara Andreoni Segalin - 15204100

Com a tecnologia muitas coisas que fazemos em nosso dia a dia acabaram facilitando, como trocar mensagens com as pessoas, fazer transferências bancárias, fazer compras entre muito outros. Mas também com a tecnologia, começaram a surgir vários golpes pela internet, e um deles é a clonagem do aplicativo WhatsApp.
O WhatsApp é um aplicativo do Facebook de troca de mensagem e comunicação em áudio e vídeo pela internet criado em 2009, onde é utilizado por mais de 1,5 bilhão de usuários e espalhado por mais de 180 países. 
Como o aplicativo armazena diversas informações pessoais, acaba sendo alvo de golpes. Para se ter uma ideia, o WhatsApp clonado no celular de outra pessoa pode mostrar todas as mensagens em tempo real, ainda que não tenha o mesmo chip – o que, obviamente, coloca em risco a sua privacidade. No entanto, há algumas formas de você resolver problema ou até descobrir se está sendo vítima do aplicativo clonado.
Mas como evitar que isso aconteça?

Resultado de imagem para imagens whatsapp

 1º passo - Desconectar o WhatsApp Web

Muitos aplicativos de terceiros permitem “clonar” o WhatsApp no celular ou computador de outras pessoas, usando o acesso do WhatsApp Web no celular. O primeiro passo para descobrir se alguém está vendo suas mensagens, e se livrar disso, é desconectar dessas contas. Para isso, toque no menu indicado por “três pontos” no topo direito e selecione “WhatsApp Web”.
 Note que, em “Sessões Ativas”, estarão listados os navegadores nos quais você está conectado. Se tiver algo de estranho, ou itens a mais, pressione o botão “Sair de todos os computadores” e confirme em “Sim”. Depois, você vai precisar reconectar nas suas máquinas de confiança. Na dúvida, faça sempre logout no WhatsApp Web, mesmo no seu computador.

2º Passo -  Ativar o código de verificação em duas etapas

O código de verificação em duas etapas permite adicionar uma senha “extra” para ativar seu WhatsApp, que é solicitada no aplicativo ao reinstalá-lo ou esporadicamente, para garantir a privacidade. Para ativar, pressione o menu do topo do WhatsApp e selecione “Configurações”.
Em seguida, toque em “Conta” e selecione “Verificação em duas etapas”.
Pressione no botão de “Ativar”. Em seguida, será necessário adicionar um código pessoal com seis dígitos (criado por você) e depois digitá-lo novamente para confirmar. Toque em “Avançar” em cada etapa.
Se preferir, adicione também um e-mail pessoal para recuperação do acesso e, ao final, confirme em “Concluído”.

3º Passo -Apagar o histórico de uma conversa

 Caso você ache que o seu WhatsApp está em risco, uma medida emergencial é apagar conversas que tenham dados pessoais, principalmente financeiros. Para isso, abra a conversa e toque no ícone de menu (três pontos) no topo da tela. Em seguida, pressione “Mais”. Depois selecione “Limpar conversa”.
Confirme a ação em “Limpar”, inclusive as mensagens marcadas (se necessário). Note que o chat aparecerá vazio. Assim a pessoa que te clonou não vai mais ter acesso àquelas informações. 

4º Passo - Ver se alguém leu sua mensagem

Quando uma nova mensagem chega, ela é indicada por um marcador verde, tanto em conversas individuais, quanto em grupos. Note que esse marcador mostra, inclusive, quantas mensagens novas há na conversa. Dessa forma, você sabe que ninguém abriu o recado. No entanto, também existe o marcador de “mensagem não lida”, que pode ser adicionado depois de ler a conversa. Ele, porém, é diferente: não tem número, apenas um ponto verde. Fique atento a essa mudança no seu mensageiro para pegar curiosos ou invasores.

5º Passo - Reinstalar o WhatsApp

Uma última ação para resolver o WhatsApp clonado é reinstalar o aplicativo. Com isso, o mensageiro vai pedir novamente seu código de verificação e enviar o SMS para verificar o aparelho. Pode ser uma forma de anular a ação de terceiros em outros aparelhos. Para isso, acesse o menu de “Configurações” do Android e toque em “Gerenciador de aplicações”.
Encontre o WhatsApp na lista e depois toque em “Desinstalar”. Uma sugestão é fazer o backup das suas mensagens do WhatsApp antes desse procedimento, para não perder nada na reinstalação. 

MANNARA Bárbara WhatsApp Clonado? Veja como se defender, 27 julho 2017. Disponível em:https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2017/03/whatsapp-clonado-veja-como-se-proteger-para-ninguem-acessar-sua-conta.html. Acesso em: 31 out. 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário