quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Digitalização da Comunicação

Aluno: Johannes Scharmann Niederauer

Matrícula: 16205998

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais


Digitalização da Comunicação

A comunicação mudou em um processo rápido, nós saímos de enviar as mensagens por meio de intermédio físico para o envio instantâneo com nossos dedos. Mas não apenas o envio de mensagens mudou, o processo de envio produtos digitalizados alternou muito a cadeia de suprimento de diversas empresas, com os produtos físicos era necessário antes otimizar a cadeia de suprimentos e prestar sempre atenção principalmente aos pontos mais distantes da cadeia, para conseguir assim fazer o envio da maneira mais rápida possível. Com a digitalização da cadeia de suprimentos a distância do indivíduo já não faz diferença se está perto ou distante, podendo chegar onde tenha um usuário com celular e acesso a internet. Um exemplo seria os meios de comunicação que antes tinham maior parte de sua logística restringida a impressão física, mas com a internet e os portais de notícias as empresas de mídias passaram a conseguir compartilhar informação sem os limites de sua logística, podendo chegar instantaneamente a qualquer individuo conectado a rede de internet.



Durante a pandemia da covid-19 aconteceram mudanças em como as empresas fazem negócios em diversos setores do mercado. Essas mudanças relacionadas principalmente a digitalização foram aceleradas em alguns anos, superando em muito as expectativas que se tinha antes da crise sanitária, por conta dos consumidores mudando principalmente para canais online durante a pandemia as empresas tiveram que criar respostas adequadas para o cenário, incluindo a criação e inclusão de diversos novos produtos digitais. Outro fator que teve uma aceleração marcante durante esse curto intervalo de tempo é o trabalho remoto, o qual apresenta uma persistência em se manter nas empresas mesmo após a liberação dos isolamentos da pandemia, uma mudança que transformou complemente a maneira de comunicação entre a empresa e o trabalhador.

Marketing Digital

O aumento no consumo digital que aconteceu devido a pandemia colocou outro fator em destaque para as empresas, a melhora de seus canais digitais e a procura por profissionais de comunicação digital, esses profissionais receberam destaque principalmente por se especializarem na criação de marketing no conteúdo digital, como as propagandas que vemos em redes sociais, as postagens em redes sociais das empresas, e-mails destinados aos clientes, concluindo então seria o profissional responsável pelos canais de comunicação da empresa, algo indispensável para a maioria das empresa hoje em dia.



Investimento no Setor Tecnológico

O aumento expressivo da demanda por profissionais na área de TI está levando a diversas empresas a criar programas de capacitação profissional na área, um exemplo é a criação de área massiva de treinamento no inicio de 2022 pela Amazon Web Services (AWS), a qual tem o apoio de diversas empresas, incluindo a Meta, dona do Facebook, Whatsapp e Instagram, essas duas empresas que lideram o mercado tecnológico se juntaram para realizar o treinamento de até 50 mil brasileiros até o próximo ano em metaverso, tecnologia de nuvem e marketing digital, áreas que ganharam destaque importante durante durante a covid-19. Uma empresa brasileira que também está investindo na capacitação tecnológica é o Grupo Boticário, o qual em conjunto com a AWS também lançou um programa de treinamento que pretende beneficiar cerca de 300 mil pessoas até o ano de 2024.




A comunicação digital é um processo que veem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, e empresas que ainda estão apenas presas ao modelo físico e afastadas dos meios digitais estão perdendo espaço de mercado para as que estão se adaptando mais rápido a esse novo meio, ou até mesmo que já nasceram para empresas que já nasceram no meio digital. 

O isolamento social criado com objetivo de diminuir a proliferação do vírus da covid-19 resultou em aumento significativo da adesão dos consumidores e empresas a tecnologia, até mesmo trabalhar em casa tornou-se comum durante esse período, as mudanças geradas durante esse período já era esperado para acontecer mas não com tanta velocidade que apresentou. Por conta desse aumento expressivo a falta de profissionais na área é evidente e as empresas têm investido em massivos cursos e treinamentos para tentar suprir sua necessidade, talvez o ponto mais marcante durante essa crise sanitária foi a velocidade com que o se humano se adapta quando necessário, provável que sem o isolamento social muitas pessoas jamais teriam cogitado a ideia de utilizar a tecnologia para trabalhar em casa ou fazer compras, pelo menos não pelos próximos anos.

Referência

AWS. Transformação digital das empresas demanda mudanças culturais e investimento em capacitação profissionalValor Econômico. [S.I.] 2022.  Disponível em: <https://valor.globo.com/conteudo-de-marca/aws/noticia/2022/08/04/transformacao-digital-das-empresas-demanda-mudancas-culturais-e-investimento-em-capacitacao-profissional.ghtml>. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

DOYLE, Leslie. What is Digital Communication & Why Are Skilled Professionals in Such High Demand?. Northeastern University. [S.I.] 2019. Disponível em: <https://www.northeastern.edu/bachelors-completion/news/what-is-digital-communication/>. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

LABERGE, L.; O'TOOLE, C.; SCHNEIDER, J.; SMAJE, K. How COVID-19 has pushed companies over the technology tipping point—and transformed business forever. McKinsey. [S.I.] 2020. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/business-functions/strategy-and-corporate-finance/our-insights/how-covid-19-has-pushed-companies-over-the-technology-tipping-point-and-transformed-business-forever>. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

MATT, Jennifer. The Transition from Physical to Digital Communication. WhatTheyThink. [S.I.] 2015. Disponível em: <https://whattheythink.com/articles/76035-transition-physical-digital-communication/>. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário