quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O GRANDE MUNDO DAS LIVES

 

O GRANDE MUNDO DAS LIVES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SÓCIOECONÔMICO

DISCIPLINA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM 

Pedro Henrique Teixeira Nogueira - 18100908


Alinhado com o avanço da tecnologia vemos como o desejo pela rapidez de comunicação e de acesso nos rodeia cada vez mais forte. Antigamente as pessoas esperavam dias para receber uma carta e poder se comunicar com alguém distante e poder respondê-lo e nesses dias que se passam muita coisa já tinha acontecido e mudado, hoje em dia podemos nos comunicar com qualquer pessoa de qualquer canto do mundo em questão de segundos, seja por uma mensagem escrita, uma videochamada ou uma livestream (transmissão ao vivo). 

A busca pela instantaneidade combinada com o fator pandemia do COVID-19 que vivemos em 2020 trouxe um enorme crescimento para o mundo de lives, uma vez que, era um cenário onde todas as pessoas estavam em quarentena e sem poder sair de casa e talvez aqueles mesmos clipes, as mesmas músicas, as mesmas aulas, estavam ficando saturados com as pessoas passando mais tempo em casa e consumindo mais conteúdos desse tipo. As lives começaram a ser feitas pela rede social Instagram onde o cantor cantava sua música mas de costa pra uma parede, sem um cenário ou uma conexão boa que torne prazeroso a experiência de ouvi-lo cantar. 

Em seguida, surge o cantor de sertanejo Gusttavo Lima com uma live feita na plataforma de vídeos e lives Youtube, onde a conexão era excelente, um cenário espetacular na casa do próprio cantor, com drones filmando, basicamente reinventando o modo de fazer lives musicais no Brasil e no mundo. Sua live contou com 750 mil acessos simultâneos e arrecadou R$100 mil reais em doações de alimentos e álcool em gel, além da live ter sido patrocinada, o que fez com que ele ganhasse dinheiro com tudo isso também. Com isso, as marcas e artistas viram um meio de voltar a trabalhar em meio a pandemia, assim com muito marketing, veio a segunda live do Gusttavo Lima com 2,6 milhões de acessos simultâneos, outros artistas sertanejos como Jorge e Mateus (3,1 milhões) e Marília Mendonça com 3,2 milhões de acessos simultâneos, o que fez ela se tornar o recorde do Youtube. 

Após um momento que parou de ser novidade as lives musicais, os acessos foram diminuindo e os patrocinadores aumentando, uma vez que cada live queria ser melhor que a outra, então faziam investimentos enormes para proporcionar um verdadeiro show que mais parecia uma gravação de DVD de tão bem feito que eram, e assim foram a extinguir as lives musicais. 

Entretanto, um estilo de transmissão ao vivo que ganhou força na pandemia e está em crescimento até hoje é o live commerce que é uma estratégia que se baseia na venda de produtos por meio das transmissões ao vivo. Esse estilo de e-commerce se tornou popular uma vez que as lojas ficaram fechadas e as lojas acabaram por perder o contato com seus consumidores e essa foi uma forma de integrar o consumidor com a loja de uma forma mais humanizada e mais concreta o que fez ter um aumento de 36,99% na busca pelo assunto nos últimos 3 anos segundo o Google Trends. 

O Youtube é a plataforma de vídeo referência quando o assunto é transmissão ao vivo seja qual tipo ela for, e nesse caso não seria diferente. Essa plataforma consegue conectar o consumidor com as marcas o que faz os consumidores terem uma confiança e assim concluir sua compra como mostra esses dados.


A partir do live commerce aqueles espectadores podem fazer perguntas e são respondidos ao vivo, o que causa mais um sentimento de aproximação, confiança e informação, e incentiva os consumidores a comprar. Segundo o Google Consumer, que realizou pesquisas com a audiência de 132 grandes canais do YouTube, constataram que 62% dessa audiência compraria uma marca recomendada pelos YouTubers (os produtores de conteúdo do Youtube) que admiram.

Uma pesquisa feita pelo Google com a Talkshoppe concluiu que 89% dos espectadores falam que confiam nas recomendações dados pelos criadores de conteúdo, assim, o live commerce ganha força, e a busca da instantaneidade se concretiza cada vez mais, onde o cliente procura pelo produto de forma ao vivo e muito mais rápido, sem precisar ir atrá de reviews do produto, ou uma experimentação daquele produto, basta ler os comentários feito na própria live e o uso de influenciadores também ajuda no processo de confiança dos clientes, uma vez que o cliente vê aquele influenciador usando o produto. Assim, a live commerce é um e-commerce que está em bastante alta e que nasceu como uma tendência da pandemia, porém sendo uma tendência que veio para ficar.


Referências:


GAMBUZZI, Alessandra; LOUISI PAIVA, Esly; BROTTO, Victor. Entretenimento e consumo: como o live commerce mudou a experiência de compras unindo marcas, consumidores e criadores. Disponível em <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/live-commerce-live-shopping-youtube-compras-entretenimento/> Acesso: 02 de agosto de 2022.


MARTINS,Dani. Evolução das lives. Disponível em <https://www.revistaebs.com.br/artigos/evolucao-das-lives/> Acesso: 02 de agosto de 2022.


VILELA, Luiza. Live commerce: a tendência que chega ao Brasil na pandemia. Disponível em <https://www.consumidormoderno.com.br/2021/02/24/live-commerce-chega-brasil-pandemia/> Acesso: 02 de agosto de 2022.

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