quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Tecnologia nos processos seletivos

Por: Tays Meyer Machado

    Existem diversas metodologias e tecnologias que podem ser aplicadas nos processos de recrutamento e seleção e com potencial de melhorar significativamente a escolha do profissional e o fluxo de trabalho ao longo destes processos.

Os processos de recrutamento de talentos devem ser estratégicos e estimuladores, visando despertar interesse em potenciais candidatos. Pensando no recrutamento e seleção como uma estratégia organizacional, os métodos aplicados devem estar atualizados e alinhados para que não sejam utilizadas metodologias ultrapassadas que dificultem ou aumentem a duração dos processos, além de  que, devem estar condizentes com a vaga e o serviço que será prestado na organização.

Pode-se utilizar da tecnologia em todas as etapas dos processos. Com a aplicação dos métodos de Recrutamento e seleção tornando-os digitais acontecem beneficios pois, permite que eles se tornem mais rápidos e eficazes, possibilitando um aumento gradativo na porcentagem de pessoas implementadas.

Antes das tecnologias os processos eram mais demorados pois dependia muito de deslocamento, conciliação de agendas, era feito de uma forma mais manual desde a análise de perfis até as entrevistas e dependia de um tempo para gerenciar cada vaga. Desta forma, a tecnologia permitiu que vários processos fossem feitos de forma simultânea, possibilitando aumentar o volume de vagas a serem gerenciadas e ainda, melhorar a assertividade na escolha do profissional.

Como sugestão para novos estudos, destaca-se a importância de uma coleta de dados com mais pessoas sendo entrevistadas e investigar os processos de recrutamento e seleção de outras organizações, bem como os benefícios das tecnologias neles, visando  amplificar o tema. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário