quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Casa Inteligente

 Aluno: Cainan Alfredo Moraes Zuanazzi

Matricula: 19101138

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais


Casa Inteligente




O que é automação residencial Automação Residencial?

    É aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas e temporizadores são alguns exemplos de automatização. Automação residencial é fazer com que todos os sistemas eletrônicos funcionem como um só, sob o nosso total controle e de acordo com nossos hábitos, necessidades e gostos.

Tendência no Brasil:

    O mercado brasileiro de automação residencial tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Prova disto é o uso crescente de dispositivos e equipamentos integrados e conectados a uma rede wi-fi nos lares brasileiros. Desde 2019, essa expansão tem sido ainda mais agressiva com a entrada dos assistentes de voz na versão português, como o Alexa da Amazon, tornando-se um dos grandes impulsionadores do crescimento do mercado brasileiro de automação residencial. 


O que o setor de automação pode oferecer?

    Segundo estatísticas, apresentadas pela AURESIDE (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial) a projeção para o crescimento da casa inteligente com automação residencial se divide em 6 áreas. São elas: segurança, gerenciamento de energia, entretenimento, eletrodomésticos inteligentes, controle e conectividade, e finalmente conforto e iluminação, como sendo um dos mercados mais promissores. 


Comparação de residências automatizadas no Brasil frente outros países



Vantagens da automação residencial:

Segurança 

    O primeiro e mais importante dos benefícios da automação residencial. Mesmo longe da sua residência, você consegue visualizar o que está acontecendo dentro e fora dela, por meio de aplicativos de câmeras integradas ao sistema de automação residencial. 

Praticidade e Comodidade
 
    Hoje, com a automação residencial, é possível acionar uma lâmpada estando longe de casa ou em qualquer lugar do mundo. Ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira são outros exemplos do que fazer com mais facilidade com a automação. Tudo isso ajuda as pessoas a ganharem tempo com bem-estar. 

Cenas inteligentes 
    É possível programar a automação residencial para, por exemplo, não mexer mais em nenhum ajuste do controle remoto da televisão. Apertar a tecla “cena filme” significa que o ambiente irá ajustar-se de acordo com a preferência programada na automação residencial. 

Economia do consumo de energia 

    Existem alguns dispositivos e aplicativos na automação residencial que são capazes de gerenciar o consumo de energia de uma residência. Com essa funcionalidade em mãos, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de forma racional utilizando a automação residencial.

Considerações finais

    O conceito de redes está cada vez mais amplo, deixando apenas de ser o termo fora do ambiente físico, como também para o ambiente virtual, isso é fato. Porém, com o avanço das tecnologias o conceito virtual vem avançando cada dia mais, como é o exemplo das casas inteligentes ou smart homes. Com isso até a nossa residência está começando a fazer parte das redes virtuais devido ao seu controle através de IoT (Internet das coisas).



Referências:

AURESIDE. Aureside. 2022. Disponível em: http://www.aureside.org.br/. Acesso em: 06 out. 2022.

BASTOS, Vinicius. Quero Automação. 2022. Disponível em: https://www.queroautomacao.com.br/. Acesso em: 06 out. 2022.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário