quarta-feira, 5 de outubro de 2022

A era dos influenciadores digitais

 

A era dos influenciadores digitais

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Amanda Zanghelini - 19105126

 

O que são influenciadores?

De acordo com o site Influencer Marketing Hub, um influenciador é um indivíduo que tem o poder de afetar as decisões de compra de outras pessoas por causa de sua autoridade, posição, seu conhecimento ou relacionamento com seu público.

Apesar da profissão de influencer digital e blogueiro ser algo novo no mundo e no mercado de trabalho, a atividade do marketing de influência não surgiu somente agora com as redes sociais, ela já existe há mais tempo do que imaginamos.

Em 1760 foi fundada a marca Wedgwood, uma marca de cerâmicas que começou a ter um apelo duradouro à realeza quando a Rainha Charlotte encomendou um conjunto de louças em cerâmica da marca. Como a rainha tinha muita influência no seu país, consequentemente promoveu um grande movimento da marca, fazendo com que ela exista até os dias de hoje. Pode-se dizer que esse foi uma das primeiras fases da história sobre influência.

Outros grandes exemplos de influência são o da Xuxa com a Monange, Cristiano Ronaldo com Clear, Michael Jordan com Nike. Há uns anos atrás, como pode ser visto nesses exemplos, os influenciadores eram atores globais, cantores, jogadores, mas nos dias de hoje a televisão ficou um pouco para trás e o que está em alta são os celulares, com eles as redes sociais, então, consequentemente, as pessoas que tem mais influência nos dias de hoje são os influencers digitais.

 

Influenciadores na era digital

Os influenciadores digitais são os mais relevantes para a decisão de compra, sendo o Brasil o primeiro colocado no ranking com 43% dos habitantes já terem sido influenciados a comprar algo pelos influenciadores digitais. Mesmo os Estados Unidos, criadores de algumas das plataformas digitais mais importantes, estão atrás do Brasil, com 17%.

Mas, afinal, o que são influenciadores digitais? De acordo com a plataforma Influency.me, que mede e compara resultados de influenciadores, se trata de “um indivíduo que possui um público fiel e engajado em seus canais online e, em alguma medida, exerce capacidade de influência na tomada de decisão de compra de seus seguidores”.

Isso se torna um trabalho a partir do momento em que o conteúdo do influenciador atinge um engajamento bom e marcas o procuram para contratá-los, com a finalidade de atingir um público maior, e às vezes diferente, para suas vendas crescerem.

Porém, os influenciadores não influenciam somente na decisão de compra. Podem influenciar num estilo de vida e no modo de pensar das outras pessoas, um exemplo disso é a Anitta e o Gusttavo Lima. A Anitta tem um posicionamento político apoiando o candidato Lula, e assim influencia vários dos seus seguidores a votarem nele, sem antes pesquisarem sobre o candidato; a mesma coisa acontece com o Gusttavo Lima, que tem um posicionamento político apoiando o candidato oposto, Bolsonaro. Por isso, ser influenciador digital exige muita responsabilidade com o seu público.

 

Quanto vale um post?

Existe uma ferramenta online que faz uma estimativa de quanto valeria um post no Instagram para uma publicidade e essa ferramenta, criada pelo site Infiki, calcula US$0,01 por número de seguidor. Porém, não é o número de seguidores que mais influencia na quantia em que o influenciador vai receber, e sim o engajamento. Então, o valor de um post não tem uma precisão, vai variar em quão maior for o engajamento do influenciador.

Uma pesquisa realizada pela empresa Cupom Válido, com participação da Statista e Hopper, revelou o valor cobrado pelos influenciadores que mais lucram no mundo. Em 1º lugar está Cristiano Ronaldo, com 8 milhões de reais por post; 2º lugar Dwayne Johnson, 7,6 milhões de reais; 3º lugar Ariana Grande, 7,5 milhões de reais; 4º lugar Kylie Jenner, 7,4 milhões de reais; e 5º lugar Selena Gomez, 7,3 milhões de reais. Um exemplo de como o número de seguidores não influencia no valor da publicidade é entre Dwayne Johson, que tem 340 milhões de seguidores, e Kylie Jenner, que tem 371 milhões de seguidores.

E os gastos com marketing de influência só tendem a crescer cada vez mais, pois em 6 anos já cresceram quase dez vezes. Em 2016 os gastos globais com influenciadores era de 1,7 bilhão de dólares, já em 2022 esses gastos chegaram em 16,4 bilhões de dólares.

 

A rede social do momento

O maior fenômeno entre as redes é o TikTok, uma rede social chinesa de vídeos curtos que permite compartilhar vídeos dos mais diversos nichos possíveis com duração de até 3 minutos. Tem a aba “Seguindo”, que aparece somente vídeos de pessoas que você segue, e a aba “For You”, que aparecem vídeos de acordo com o seu algoritmo.

De acordo com o relatório da Insider Intelligence, o Tiktok está prestes a superar o Facebook e o Youtube em receita de influenciadores. Até final de 2022 vai superar o Facebook, O TikTok terá 774 milhões de dólares investidos apenas nos Estados Unidos, enquanto o Facebook terá 739 milhões de dólares. E até 2024 vai superar o YouTube, com o seu ritmo de crescimento acelerado. Somente o Instagram que o TikTok não vai conseguir superar, pois segundo Jasmine Enberg, analista da Insider Intelligence, o TikTok está crescendo em popularidade para o marketing de influenciadores, mas ainda não está nem perto do Instagram em termos de gastos ou adoção de marketing. Isso se deve em parte aos preços mais altos que os criadores do Instagram cobram pelo conteúdo, mas também por causa de sua ampla variedade de formatos de conteúdo.

 

Referências

WERNER, Geyser. O que é um influenciador? Influencer Marketing Hub, 2019. Disponível em: <https://influencermarketinghub.com/br/o-que-e-um-influenciador/#:~:text=Um%20influenciador%20%C3%A9%20um%20indiv%C3%ADduo%20que%20tem%20o,quantidade%20de%20seguidores%20depende%20do%20tamanho%20do%20nicho.>. Acesso em 03 de agosto de 2022.

Betway Insider. Influenciadores digitais não são a profissão do futuro – são a profissão do agora. Disponível em: < https://blog.betway.com/pt/cassino/influenciadores-digitais-n%C3%A3o-s%C3%A3o-a-profiss%C3%A3o-do-futuro-s%C3%A3o-a-profiss%C3%A3o-do-agora/>. Acesso em 03 de agosto de 2022.

Margarete. O impacto dos influenciadores digitais na sociedade. Redação Online, 2022. Disponível em: <https://redacaonline.com.br/blog/influenciadores-digitais/>. Acesso em 04 de agosto de 2022.

VINHA, Felipe. Site revela quanto vale seu post no Instagram e se você é influenciador. TechTudo, 2017. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/11/site-revela-quanto-vale-seu-post-no-instagram-e-se-voce-e-influenciador.ghtml>. Acesso em 05 de agosto de 2022.

SILVA, Joe. Quanto os influenciadores cobram por post no Instagram. Diário do litoral, 2022. Disponível em: <https://www.diariodolitoral.com.br/cultura/quanto-os-influenciadores-cobram-por-post-no-instagram/159665/>. Acesso em 05 de agosto de 2022.

SOLLITTO, André. Como o TikTok vai superar a receita de influenciadores do Facebook. Veja Abril, 2022. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/tecnologia/como-o-tiktok-vai-superar-a-receita-de-influenciadores-do-facebook/?fbclid=IwAR2MiAPxzn1QSzkX8rqHCJgxQ3ulMLIhxn0cjsn4CORgRjQZzY7g-JPp7SI>. Acesso em 05 de agosto de 2022.

 

 

 

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