Aluno: Cainan Alfredo Moraes Zuanazzi
Matricula: 19101138
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Empreendedorismo Digital
O que é empreendedorismo?
O empreendedorismo é uma parte fundamental para a economia mundial, por ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico. Nesse contexto, o empreendedor é um gestor que possui entre suas características a competência para criação de um novo nicho no mercado, através de visão e valores próprios para criar uma estratégia organizacional em função de sua ideia, estando em consonância com o mercado em suas mudanças ambientais tais como oportunidades e ameaças.
O que é o empreendedorismo digital?
Empreendedorismo digital é uma forma de negócio que utiliza meios virtuais, como a internet, para comercializar serviços ou produtos, sem a necessidade de espaços físicos. Assim como, cursos online, e-books, videoaulas, aplicativos, softwares e jogos são alguns dos principais formatos utilizados.
Início do empreendedorismo digital?
Com a mudança na maneira de se comunicar, começa-se a desenhar uma nova infraestrutura com possibilidades que ainda não eram conhecidas como o comércio digital ou também pode-se dizer que é o início para o que será abordado como empreendedorismo digital. Com a interação humana através do meio digital, oportunizou-se um novo meio de comunicação, dessa forma, novas possibilidades foram surgindo com o decorrer dos anos, onde a estrutura tecnológica foi se adaptando para as necessidades das pessoas e vice-versa. Nesse sentido, começaram a surgir comunidades virtuais em que a forma de comunicação se tornou instantânea, sem a necessidade de contato físico ou telefonema.
Cenário do empreendorismo no Brasil segundo o GEM-Brasil (2019)
De acordo com a pesquisa GEM-Brasil (2019), a taxa de empreendedorismo no brasil foi de 38,7% , sendo ela maior que a taxa do ano anterior, esse aumento na taxa representa uma alta histórica em relação a postura sobre o empreendedorismo que a população brasileira vem adotando. A estimativa da pesquisa foi calculada a cerca da população brasileira de faixa etária de 18 a 64 anos, abrangendo em torno de 138,1 milhões de pessoas.
Conforme a Tabela 1.1,
é estimado que 53,5 milhões de brasileiros entre 18 a 64 anos, estão em
atividades que envolvem o empreendedorismo, podendo ser elas a criação de um
novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou então mantendo um já
estabelecido (GEM-BRASIL, 2019). O relatório traz os dados históricos de
crescimento do empreendedorismo no país, desde 2002 até 2019 o que aponta para
o autodesenvolvimento dos brasileiros na questão do empreendedorismo, tendo
como média histórica TTE (Taxa empreendedorismo total) de em 2015 alcançando em
torno 39,3% e 2019 esteve próximo a alcançar essa mesmo percentual ficando
apenas 0,7 ponto percentual abaixo do TTE histórico.
Outros dados
importantes que o GEM-Brasil mostra são a TEA (Taxa de empreendedorismo
inicial) e a TEE (Taxa de empreendedorismo estabelecido). Com esses dados se
pode fazer a comparação dos empreendedores que conseguem se manter no mercado
após um panorama de 3,5 anos, no entanto, percebe que o TEA aumentou no ano de
2019 para 23,3%, obtendo um aumento de 5,2% em relação ao TEA do ano anterior
(GEM-BRASIL, 2019).
Fonte: GEM-Brasil (2019)
Dessa forma ainda é possível observar a grande diferença entre o TEA e o TEE no ano de 2019 que teve uma diferença de 7,1 pontos percentuais. O relatório aponta que nesse ano houve um cenário melhor no que tange a parte social e econômico do país, apontando para uma retomada da economia e do otimismo no meio empresarial (GEM-BRASIL, 2019).
A explosão empreendedorismo digital
Existem poucos artigos que contenham dados técnicos sobre o empreendedorismo digital, porém é um realidade. A grande explosão do empreendedorismo da forma digital foi durante a pandemia, onde as pessoas tiveram que procuram formas diferentes para obter fonte de renda, devido ao isolamento social.
Dessa forma, como característica do empreendedorismo, foi visto a necessidade do consumo de produtos, porém, impossibilitado do formato tradicional. Com isso houve a adaptação tanto dos consumidores quanto dos vendedores.
Referências:
MINELLO,
Italo Fernando; SCHERER, Isabel Bohrer. CARACTERÍSTICAS RESILIENTES DO
EMPREENDEDOR ASSOCIADAS AO INSUCESSO EMPRESARIAL. Revista de Ciências da Administração, Sl, v. 16, n. 1, p. 228-245,
abr. 2014.
GEM.
Global Entrepreneurship Monitor:
2021/2022 global report opportunity amid disruption. London: Babson College, 2021.
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