domingo, 29 de maio de 2022

Segurança de Dados

Aluno: Johannes Scharmann Niederauer

Matrícula: 16205998

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais


Segurança de Dados

Com o inicio da pandemia do Coronavírus os problemas de vazamento de dados se tornaram muito mais frequentes, existem diversos fatores que contribuem para isso, mas de acordo com Arthur Igreja, um dos principais fatores está relacionado as pessoas nunca terem passado tanto tempo online fora do ambiente das empresas, que possuem mais segurança digital.

Segundo Igreja, o maior problema do home-office é que a proteção da empresa está ligada a infraestrutura doméstica do trabalhador, além do uso por grande parte de pessoas que não tinham familiaridade com a tecnologia ou preparação. A ação conjunta desses fatores, o aumento da utilização, segurança residencial e o desconhecimento contribuem em grande parte para os vazamentos acontecendo, mas outro ponto e que golpistas estão entendendo que o mercado de dados é extremamente rentável.  Arthur ainda relata que o perigo que cada vazamento representa é a ampliação e consolidação de dados de algum grupo que faz ataques virtuais, destacando por exemplo as fraudes bancárias.



As fraudes Bancárias no Brasil cresceram 165% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) relata que a pandemia aumentou o uso de celulares de pessoas que antes sequer tinham conta em banco, que segundo a instituição são o tipo de alvo focado por golpistas pela falta que conhecimento do sistema bancário e de segurança digital, tanto que maior parte dos crimes acontece por uma indução das vitimas a passar as senhas ou transferir o dinheiro, que é muito mais fácil que burlar os aplicativos bancários.




Febraban afirma que os bancos investem R$ 2,5 bilhões por ano em segurança digital, mas em casos onde a vítima quem passa os dados ou faz a transferência, o entendimento do banco é que não aconteceu falha no sistema, por isso não há ressarcimento do valor perdido. A falta de conhecimento sobre segurança na internet e redes sociais é um problema grave que escalou muito devido ao aumento da adesão tecnológica durante a covid-19.

Redes Sociais e a Segurança de Dados

A perda financeira com problemas de segurança não está relacionado apenas a pessoa física, leis de proteção aos dados do usuário começaram a entrar em vigor em diversos países durante a última década, por conta disso algumas empresas já receberam multas por responsabilidade de vazamento de dados ou venda dos mesmos. O caso mais recente foi do Twitter que foi multado em U$ 150 milhões, a empresa segundo a Comissão Nacional do Comércio dos Estados Unidos estaria pedindo dados como o número de celular e e-mail dos usuários para proteção, mas ao mesmo tempo a empresa estaria lucrando com os dados fornecidos ao permitir que anunciantes utilizassem esses dados para atingir público específico.



A perda de dados pessoais nem sempre provém de mau utilização da companhia, mas também de vulnerabilidades em seu sistema de segurança, durante o ano de 2021 o Facebook anunciou que 530 milhões de usuários tiveram seus dados vazados por meio de "raspagem", ou seja, foi utilizado robôs para coletar dados que estão disponibilizados publicamente na página dos usuários, essa não foi a primeira vez que a empresa teve escândalos de vazamento de dados, o que aumenta a preocupação com sua nova proposta de rede social, o metaverso, visto que a empresa já não tem um histórico tão bom com a segurança dos dados de seus usuários.

Outro vazamento de dados grandes em 2021 foi do LinkedIn, o vazamento teria atingindo cerca de 92% da plataforma, 700 milhões de perfis dos 756 milhões tiveram dados roubados

Referência

FRANCO, Nadia. Fraudes contra clientes de bancos crescem 165% em 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-10/fraudes-contra-clientes-de-bancos-crescem-165-em-2021>. Acesso em: 29 de maio de 2022.

AGRELA, Lucas. Vazamento de dados teria atingido 92% dos usuários do LinkedIn no mundo. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/vazamento-de-dados-teria-atingido-92-dos-usuarios-do-linkedin-no-mundo/>. Acesso em: 29 de maio de 2022.

Yahoo! Finanças. Twitter é multado em R$ 700 milhões por compartilhar dados de usuários. Disponível em: <https://br.financas.yahoo.com/news/twitter-e-multado-em-r-700-milhoes-por-compartilhar-dados-de-usuarios-150342212.html>. Acesso em: 29 de maio de 2022.

G1 Economia. Facebook atribui vazamento de dados de 530 milhões de usuários a 'raspagem'. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/04/07/facebook-atribui-vazamento-de-dados-de-530-milhoes-de-dados-a-raspagem.ghtml>. Acesso em: 29 de maio de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário