domingo, 29 de maio de 2022

Pandemia e o novo mundo digital

Raquel de Freitas Silva

Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Historicamente, a humanidade durante sua trajetória enfrentou várias pandemias avassaladoras através dos séculos. Milhões e milhões dizimados e a cada flagelo vencido, uma sociedade mutilada demandando mudanças e transformações.

E naturalmente, readaptações surgem com comportamentos por vezes insólitos ao que era considerado antes normal, no entanto é o diferente que estabelece novas relações sociais e de trabalho, que conduz o homem a desenvolver novas habilidades para suplantar as próprias adversidades, seja porque tenha sido reduzida a mão de obra, seja porque se abriu novas oportunidades de mercado, o que passa a exigir ações de governo elaborando e executando políticas hodiernas e assim a cultura e a economia vão se  metamorfoseando num processo lento e transformador capaz de reorganizar e reconstruir um novo corpo social, uma sociedade mais aparelhada com infraestrutura e tecnologias diferenciadas e mais apropriadas.

 

Fonte: Revista Evolua

Na idade média, durante os sete anos de Peste Negra, as pessoas no afã de se salvarem se distanciaram uma das outras, obstando convívios inclusive entre parentes, a presença do medo furtou as pessoas de relacionamentos interpessoais.

Pandemia de 2020

A pandemia de 2020 no que tange ao comportamento dos indivíduos em si não se diferenciou das ações históricas, isolamento voluntário e compulsório, restrições de reuniões e concentrações de pessoas em eventos, comércio e transportes  de qualquer natureza, inclusive visita aos próprios familiares.

Assim as relações sociais, as relações de trabalho, e as relações de consumo, só não deixaram de existir por conta da tecnologia digital, com as redes sociais, WhatsApp, home office, e-commerce de produtos e serviços, educação a distância e outros afins.

Segundo pesquisa realizada pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, apontou  para 152 milhões de pessoas usando a internet em 2020, aproximadamente 81% da população brasileira, e que a pandemia intensificou o crescimento.

Mundo digital e legislação brasileira

Mas o que fortaleceu a migração das pessoas para o mundo digital  foi, principalmente  a integração de sistemas de ferramentas de gestão de pagamentos online (boleto, transferência, cartões de crédito, débito, QR Code e PIX);  um ambiente big data seguro oferecido pela Lei Geral de Proteção de Dados ( LEI 13.709 DE 2018) que regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil que estabelece multas e penalidades; e o sistema de inteligência artificial apto a realizar cruzamentos inimagináveis em uma velocidade  de milésimos de segundos validando transações entre cliente e instituições bancárias/financeiras ou identificando tentativa de fraude.

Lei nº 13.709,de 14 de agosto de 2018  determina  medidas de segurança e normas técnicas e administrativas, referente aos direitos constitucionais  de liberdade e privacidade  assegurando  tratamento adequado à proteção de dados  da pessoa natural e da pessoa de natureza jurídica quer pública ou privada, bem como institui multas e penalidades no caso de descumprimento.

E, ainda o DECRETO Nº 7.962, DE 15 DE MARÇO DE 2013 (Lei do E-commerce) regulamentou o Código do Consumidor normatizando as relações comerciais realizadas de forma eletrônica ou seja consumidor (pessoa física ou jurídica) que adquire produtos, bens ou serviços através de um site ou uma loja virtual como destinatário final.

O novo "normal" digital

De um mundo presencial para um mundo virtual sem riscos de contágio, com segurança pessoal e garantias de transações comerciais, um mundo até então para muitos na persona de consumidor desconhecido, mas seguro o suficiente para não ficar paralisado esperando a pandemia passar e sim avançar em seus conhecimentos e cronograma acadêmico, ou para estar presente nas suas relações familiares e sociais, ou ainda dar um passeio pelos shoppings  em busca de uma calça Carmin, uma lasanha ou um outro artigo qualquer de seu desejo, tudo ao alcance de seu braço.

Além disso, a adesão das organizações à Realidade Aumentada permite que os consumidores experimentem os produtos sem sair de casa, a partir do escaneamento de ambientes e até mesmo do corpo humano, assim, as experiências de compras se tornam mais rápidas, possibilitam uma maior assertividade e aumentam a satisfação com os produtos adquiridos.


Segundo o G1, o faturamento das lojas online no Brasil cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, sendo a maior alta em 20 anos, tendo sido feito neste período mais de 90,8 milhões de pedidos.

A pandemia desorganizou a vida de todos de forma disruptiva. Mas o acesso a informação, a gestão do conhecimento e as tecnologias eletrônicas e digitais além de melhorarem suas performances realocou o isolamento através das mídias sociais, proporcionou o engajamento entre empresa e empregados com o trabalho remoto, a educação online (EAD) através de plataformas learning, empresas aderindo ao mercado digital, alterações no comportamento dos consumidores,  o poder estatal dispondo de amparo legal aos usuários da internet, mudanças catalisadoras de transformações digitais sendo processadas numa velocidade absurda impulsionando a atividade econômica a romper com seus dogmas em prol de um “novo normal”  ou de uma sociedade digital.


REFERÊNCIAS

BR, Cetic. Cresce o uso de Internet durante a pandemia e número de usuários no Brasil chega a 152 milhões, é o que aponta pesquisa do Cetic.br. 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/cresce-o-uso-de-internet-durante-a-pandemia-e-numero-de-usuarios-no-brasil-chega-a-152-milhoes-e-o-que-aponta-pesquisa-do-cetic-br/. Acesso em: 27 maio 2022.

FEDERAL, Senado. Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor. 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/18/lei-geral-de-protecao-de-dados-entra-em-vigor. Acesso em: 27 maio 2022.

FERRAZ, Mara. O que a história nos conta sobre as pandemias? 2020. Disponível em: http://www2.uesb.br/revistaeletronica/pandemias-o-que-a-historia-conta/. Acesso em: 26 maio 2022.

G1. Faturamento de lojas online no Brasil cresce 47% no 1º semestre de 2020, maior alta em 20 anos. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/08/28/faturamento-de-lojas-online-no-brasil-cresce-47-por-cento-no-1o-semestre-de-2020-maior-alta-em-20-anos.ghtml. Acesso em: 27 maio 2022.

JORNALISMO, Band. Tecnologia: conheça as novas tendências no mundo digital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-_SYT9PT6iA. Acesso em: 09 jul. 2022.

LÓPEZ, Pablo. A vida nas cidades depois da pandemia. 2020. Disponível em: https://www.caf.com/pt/conhecimento/visoes/2020/05/a-vida-nas-cidades-depois-da-pandemia/. Acesso em: 26 jul. 2022.

REPÚBLICA, Presidência da. DECRETO Nº 7.962 DE 15 DE MARÇO DE 2013. 2013. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=7962&ano=2013&ato=61ccXTE5ENVpWT68f. Acesso em: 27 maio 2022.

REPÚBLICA, Presidência da. LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709compilado.htm. Acesso em: 27 maio 2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário