quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Uso da Tecnologia na Gestão do Conhecimento Organizacional

Por: Melyssa Elizabeth da Luz



Sabemos hoje que para que uma organização funcione da melhor maneira e que seus membros sigam buscando atingir seus objetivos, é preciso ter uma boa gestão do conhecimento organizacional e para isto, muitas empresas têm utilizado tecnologia e até AVAS - Ambientes Virtuais de Aprendizado.


A Gestão do Conhecimento nada mais é que uma forma de facilitar a criação, o compartilhamento e a utilização dos conhecimentos organizacionais. Dentro de uma empresa, há muita informação e muito conhecimento, e por vezes é difícil fazer com que todo o conteúdo disponível seja levado corretamente aos interessados. Com o avanço da tecnologia e dos estudos na área da educação e engenharia do conhecimento, foi possível perceber a necessidade de uma forma de fazer isso através da utilização da tecnologia de informação . 
Para realizar a gestão do conhecimento, podem ser aplicadas alguns métodos ou técnicas de gestão para disseminar o conteúdo e cada vez mais empresas estão se atentando à essas técnicas para se tornarem mais dominantes de seus conhecimentos; e estes poderiam ser classificados em métodos e técnicas abordados através de pessoas, processos ou tecnologia. Focando na tecnologia, é possível elencar alguns métodos e técnicas que são utilizados nas organizações atualmente.

Temos o Blog que já é bem conhecido na internet como entretenimento, mas tem sido utilizado também como ferramenta de comunicação e disseminação de conhecimento à colaboradores de empresas pois é uma forma mais atraente de levar informação. Funciona muito para empresas de moda por exemplo, que podem incluir os blogs em suas Intranet. 



Temos os Chats, que podem ser através de um software específico da empresa ou até utilizando chats comuns como o Hangouts da Google. É uma forma de manter a comunicação em tempo real no dia-a-dia porém bem profissional exclusivamente com pessoas do trabalho. É importante mencionar as Redes Sociais, que apesar de parecerem mais um meio de comunicação, também tem seu papel no aprendizado dos funcionários, se assim for incentivado. Empresas de tecnologia como a Khomp, tem rede social interna para seus colaboradores trocarem ideias e conhecimento, além de possuir um blog que é aberto ao público. 
Outra técnica utilizada é a criação de vídeos com conteúdo estratégico para divulgação dentro do ambiente organizacional, podendo ser disseminado no site institucional, nas redes sociais, ou enviados por e-mail. 



Atualmente, assim como na educação, se faz necessário a realização de atividades à distância e para tanto hoje é possível se ter reuniões importantes através de videoconferência, de qualquer lugar do mundo. Além de ser uma forma de teletrabalho, pode facilitar na hora de conduzir reuniões com pessoas que não fazem parte dos membros de uma empresa mas irão participar de alguma atividade específica e isso diminui custos de viagens, hospedagens, além do tempo gasto em encontros desta natureza. 



A utilização de tecnologia nas empresas garante uma melhor gestão não só do conhecimento, mas de todas as partes da organização, mantendo esta em harmonia com os avanços atuais e garantindo um ambiente mais interessante, relevante que gera valor para seus colaboradores e clientes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário