segunda-feira, 5 de junho de 2017

Inclusão digital da terceira idade


Autora: Jéssica de Souza - 15101229
Redes sociais e virtuais

Inclusão digital da terceira idade




O acesso à Internet e o uso da tecnologia no Brasil e no mundo vem aumentando significativamente e fazendo parte da rotina da população. Está cada vez mais difícil se manter desconectado desse mundo virtual, pois os recursos digitais estão sendo utilizados para a realização de inúmeras ações e tarefas. Aqueles que não se adaptam a essa nova realidade, a era digital, são chamados de “analfabetos digitais”, e são praticamente excluídos da sociedade contemporânea. Para os jovens essa alfabetização é muito mais natural do que para os idosos.

A terceira idade muitas vezes tem um histórico de desconfiança e rejeição ao mundo tecnológico. As características para inclusão dos idosos é diferenciada, grande parte deste nicho tem acesso a tecnologia, mas tem dificuldade de compreensão da linguagem e da utilização física dessas novas tecnologias.                     

Idosos relatam que buscam formas de aprendizagem fora do núcleo familiar, pois descrevem a falta de paciência dos familiares, que normalmente preferem fazer do que explicar o procedimento a ser realizado. Com isso têm crescido cursos e projetos gratuitos, incentivadores da inclusão digital para terceira idade. Diversas universidades e centros de terceira idade tem disponibilizado cursos na área de informática, smartphone, etc...
Com isso, estudos revelam que a terceira idade vem mostrando que não quer ficar de fora desse mundo novo e já estão tentando se adaptar a essas novas tecnologias, tanto no uso das redes sociais virtuais quanto em conhecimentos básicos tecnológicos. Uma pesquisa realizada pelo IBGE nos mostra que em cinco anos, o número de pessoas acima de 60 anos que acessam a rede aumentou de 5,7% em 2008, passando para 12,6% em 2013, comprovando-nos que ao contrário do que se imagina, os idosos estão usando cada vez mais a internet. Outra pesquisa de 2015 feita com idosos, realizada pela AVG Technologies  nos mostra que:


Levando em conta todas essas informações é notável que quebrando as barreiras existentes,  facilitando o acesso aos treinamentos e as informações, ocorrerá naturalmente a vontade de aprender e utilizar.  O vídeo a seguir nos mostra um pouco dessa realidade: 



link: https://www.youtube.com/watch?v=okBVJPIr-Y4


A introdução dos idosos dentro desse novo mundo tecnológico proporciona, aos mesmos, benefícios pessoais e sociais, pois possibilitam e lidam com a oportunidade de se comunicar e interagir socialmente, porém havendo o respeito com a individualidade de cada um, proporcionando-os descobertas de potencialidades e superação com relação as novas tecnologias. A inclusão digital deve ser vista ao olhos dessa parcela da papulação, os idosos, como uma maneira de inclusão social e não de exclusão.


Referências: 
1. INCLUSÃO digital para idosos: Projetos diminuem distância para a tecnologia. Projetos diminuem distância para a tecnologia. Disponível em: <http://www.oieduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/inclusao-digital-para-idosos.html>. Acesso em: 29 maio 2017.

  2. WOLF, Alexandre; CHRISTAN, Bárbara; LEITE, Daniela. Inclusão digital na terceira idade aumenta no Brasil nos últimos 5 anos. 2016. Disponível em: <http://reporterunesp.jor.br/inclusao-digital-na-terceira-idade-aumenta-no-brasil-nos-ultimos-5-anos/>. Acesso em: 29 maio 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário