Marketing Digital
Autor: Eduarda de Castro Corrêa
Matrícula: 17101159
Redes Sociais e Virtuais
O que é marketing digital
De acordo com a empresa Resultados Digitais, o marketing digital é todo esforço realizado através de meios digitais tendo o objetivo de promover alguma empresa ou produto. A empresa afirma ainda, que este processo tem cada vez mais a participação dos consumidores, uma vez que estes podem interagir com os esforços de promoção das marcas que estão consumindo. Uma pesquisa sobre o assunto realizada em 2019 demonstra que a quantidade da população que está presente nas redes sociais já ultrapassa a marca de 140 milhões apenas do Brasil, e vem crescendo cada vez mais.
Assim, podemos perceber que as empresas fora desta realidade, dificilmente conseguirão competir com as demais que estão presentes nestes espaços virtuais. Dentro desta presença nas redes sociais, as empresas tem a possibilidade de trabalhar em diferentes frentes, sendo elas: Marketing de Conteúdo, Email Marketing, Redes Sociais, Otimização de Conversão (CRO), Marketing de Busca (SEM).
- Marketing de Conteúdo: marketing de Conteúdo é uma estratégia focada em engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios
- Email Marketing: é uma prática de comunicação que conecta de forma direta empresas e seu público através de um canal de comunicação usado por 53% da população mundial (o email)
- Redes Sociais: as redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros
- Otimização de Conversão: é uma estratégia que consiste em um conjunto de práticas que aumentam as conversões de determinado site ou página da internet, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem sem necessariamente atrair mais visitantes
- Marketing de Busca: é uma estratégia de Marketing Digital que objetiva usar a abrangência dos buscadores (Google, Yahoo!, Bing etc.) para a divulgação de uma marca ou o conteúdo produzido por ela
Pilares do Marketing Digital
Também podemos constatar a existência dos chamados “Pilares do Marketing Digital”. A empresa ÓPCEVÊ Comunicação Digital, defende a ideia de 5 pilares fundamentais, sendo eles: Posicionamento, Conteúdo, Tráfego Qualificado, Relacionamento e Monitoramento, conforme imagem abaixo:
Em cada um destes pilares, estão pautadas estratégias de trabalho para que os clientes possam ser atraídos e fidelizados ao produto ou marca. Por isso, a presença no meio digital além de ser uma adequação fundamental ao movimento de mercado, é uma aliada forte para a facilitação de vendas.
Estratégias de Marketing
Podemos perceber então que as chamadas estratégias de marketing digital são um assunto cada vez mais relevante e imprescindível para toda organização. A empresa Resultados Digitais (RD Station) por exemplo, afirma em uma pesquisa chamada Panorama PMEs que 85,6% das empresas apontaram que o Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Marketing Digital, foi fundamental na retomada dos negócios em nosso cenário pós-pandemia. Além disso, nos cita que a crise da pandemia da Covid-19 acelerou muito os processos de Transformação Digital.
Além de utilizar as estratégias que mais fazem sentido para seu público, é fundamental não cometer erros, pois estes podem destruir todo o planejamento anterior. A empresa Endeavor cita em seu blog os 10 principais erros a serem evitados no mundo do marketing digital. São eles:
- Falta de persona. Ter uma ideia muito clara do público-alvo e suas características é o ponto de partida básico. Há empresas que levam isso tão a sério que chegam a criar bonecos representando os seus clientes
- Só ter conteúdos sobre a própria empresa. Não adianta ter blog ou newsletter se tudo o que é publicado são fotos da última festa, anúncios de contratação ou aquisição de novo cliente. Esse tipo de conteúdo não pode passar de 10% do total
- Não ensinar. Esse seria o antídoto para o problema acima. Pense sempre em ensinar ao visitante algo sobre o tema do seu negócio, algo que ajude-o a resolver seus problemas reais
- Escrever “bonito”. Muitos se empolgam com o papel de autor e tentam transformar seus textos em obras poéticas, cheio de metáforas e com linguajar rebuscado. Conteúdos eficientes são o oposto disso: curtos, objetivos e com recomendações práticas
- Ser técnico demais. O objetivo de um blog não é impressionar os experts da sua área com textos que mais parecem artigos científicos. É preciso mastigar seu conhecimento e transformá-lo em conceitos simples de se assimilar
- Ser raso demais. Esse é o caso oposto. O conteúdo é tão raso que não transmite autoridade e não agrega nada. Geralmente, é um problema quando se terceiriza a produção para outras empresas ou estagiários inexperientes
- Não ter consistência. Assim como uma revista ou jornal, o conteúdo de uma empresa precisa ter consistência de formato e principalmente periodicidade, que é onde as empresas mais escorregam. Também é preciso ter paciência pois os resultados não vêm da noite para o dia
- Não ter conteúdo para os diferentes estágios de compra. Conteúdo educativo é fundamental, mas também é importante dar informações para prospects que estão mais avançados no funil
- Não escrever para o Google. Fazer conteúdo sem uma boa pesquisa de palavras-chave é dar tiro no escuro. Isso serve como um termômetro da demanda real e da competição por diferentes assuntos. Além disso, é importante usar técnicas básicas de SEO para garantir que as páginas sejam devidamente indexadas
- Não promover de forma inteligente. Ter ótimo conteúdo não é garantia para que o mesmo seja visto por muitos. É preciso promovê-lo nos canais próprios da empresa (e-mail, redes sociais, etc.) e alavancá-lo através de outras pessoas e veículos que já falam com a sua audiência. Essa é a parte mais old-school do marketing digital: são relacionamentos reais que garantem exposição virtual
Locais de atuação
Já com relação às possibilidades de atuação, a RD Station cita algumas grandes frentes que são: blogs, vídeos, facebook, google, Instagram, newsletters, WhatsApp e Gmail.
Uma pesquisa da Toda Matéria, relacionou as redes mais populares no Brasil em 2018, e o Facebook ficou em primeiro lugar.
Imagem: Redes sociais no Brasil
Referências:
Resultados Digitais <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-marketing-digital/>
ÓPECEVÊ <https://opceve.com.br/5-pilares-fundamentais-do-marketing-digital/>
Toda Matéria <https://www.todamateria.com.br/redes-sociais/>
Blog Rockcontent <https://rockcontent.com/br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/> Endeavor <https://endeavor.org.br/marketing/10-principais-erros-do-marketing-de-conteudo/?gclid=CjwKCAjw4ZWkBhA4EiwAVJXwqei1mJ5wDWoF2jJcbjwwX76Dh1sSEEMcdLBLiK1JiPutQA38-9kUhhoCphsQAvD_BwE>
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