ANOS 2010: UM BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS E
TECNOLOGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA HISTÓRIA MUNDIAL
Este
artigo trata de como a década de 2010 foi e está sendo revolucionária no que
tange a relação do ser humano com a tecnologia e mídias sociais e como isto
interfere na história mundial.
O ano
de 2010 encerrou uma década sem precedentes na relação do ser humano com a
tecnologia. A década iniciou com a explosão do "fenômeno internet",
consolidando um fenômeno de globalização que já estava iniciado, e encerrou com
o início do "fenômeno redes sociais", que aproximou milhares de
pessoas ao redor do mundo. Isto só
poderia indicar que a próxima década prometeria ainda mais avanços tecnológicos
e integração por meio das redes sociais e isto influenciaria diretamente nas
relações interpessoais.
Podemos
verificar neste link 10 tecnologias que mudaram a década de 2000 a 2009:
http://www.tecmundo.com.br/lcd/5785-10-tecnologias-que-mudaram-a-decada.htm
A
década de 2010 era esperada por todos como a década da tecnologia e da evolução
da comunicação e em grande parte isso se devia a redes sociais como Facebook
estarem cada vez mais popularizadas. Além disto, aplicativos como Windows Messenger
eram amplamente utilizados, facilitando muito a comunicação. Neste artigo
podemos ver o Top 20 de redes sociais em usuários no ano de 2010, liderado pelo
Skype:
http://www.maiswebmarketing.com/top-20-das-redes-sociais-em-2010/
2010
iniciou a década já com algumas novidades: lançamento do iPad e do iPhone 4
pela Apple e começo da popularização do Facebook no Brasil. No entanto, a
grande febre do ano de 2010 foi o Twitter, revolucionando os hábitos de
comunicação.
http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/twitter-uma-revolucao-no-seculo-xxi-dos-consumidores-ate-as-empresas-a-politica-18935255
O ano
de 2011 foi marcado pela extrema popularização do Facebook no Brasil, rede
social que começa a desbancar o Orkut, preferida dos brasileiros até então.
Neste ano o Facebook também inseriu sua "Timeline", relacionando as postagens
em uma linha do tempo. Este ano foi marcado, além disto, pelos seguintes fatos:
dez anos da Wikipédia, lançamento do iPad 2 (em 2011, a venda de tablets no
mundo superou a de notebooks) , do iPhone 4S e anúncio do iCloud pela Apple
(sistema de nuvem que se torna uma das revoluções da década de 2010),
lançamento do Windows 8, Samsung anuncia Galaxy S II e se torna líder do
mercado mundial de smartphones (superando a Nokia), Android supera Symbian e se
torna sistema operacional mais utilizado no mundo, Microsoft compra o Skype,
Netflix chega ao Brasil. O ano também foi marcado como o ano da Primavera
Árabe, evento histórico no qual a participação das redes sociais foi
fundamental.
http://www.mundorama.net/2012/11/06/o-papel-das-redes-sociais-na-primavera-arabe-de-2011-implicacoes-para-a-ordem-internacional-por-viviane-brunelly-araujo-tavares/
Em 2012
já estava consolidado: as redes sociais estavam mudando a forma de se
compartilhar informação e se comunicar no mundo todo. Seja para influenciar em
manifestações, discutir política ou compartilhar o dia a dia, as redes estavam
alterando a forma de existência humana. Podemos dizer que este foi o ano do
Facebook : tem um crescimento de quase 200% em usuários no Brasil, superando
assim o Orkut. Além disto, este foi o ano que o Facebook comprou o Instagram
por um milhão de dólares e lançou suas ações na Bolsa de Nova York, arrecadando
16 bilhões de dólares (terceiro maior valor da história). Mais para o final do
ano o Facebook atinge a marca 1 bilhão de usuários cadastrados no mundo todo.
2012 foi um ano também muito importante no que se trata de pirataria e
internet: um dos maiores sites de compartilhamento online, Megaupload, é
fechado e seu criador preso pelo FBI. Empresas como Google e Wikipedia fazem protestos
e ameaçam paralisar seus serviços. Neste mesmo ano, em maio, o IPEA (Instituto
de Pesquisa Econômica Aplicada) divulga um estudo, onde mostra que mais de 40%
dos brasileiros consomem pirataria na internet. Este também foi o ano em que: é
anunciado o fim do MSN, Instagram supera acessos do Twitter por dispositivos
móveis e o iPhone 5 é lançado no Brasil. Na notícia abaixo podemos ver um pouco
mais sobre o caso do Megaupload:
http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/08/segundo-hollywood-megaupload-causou-us-550-bilhoes-em-danos-com-pirataria.htm
2013,
como não poderia ser diferente dos outros anos, trouxe diversas novidades e
mudanças no que tange a tecnologia e as redes sociais. O ano já iniciou com movimentado com lançamento do Vine: aplicativo do Twitter que permite o compartilhamento de
vídeos curtos na internet. Esta novidade prejudica em alguns termos o
Instagram, que precisa se adaptar. Outra novidade muito comentada na internet
no primeiro semestre de 2013 foi a aquisição do Tumblr pelo Yahoo, por nada
mais nada menos que 1 bilhão de dólares! Em junho, o aplicativo Waze, que já
fazia sucesso, é comprado pela Google e segue fazendo sucesso entre os
motoristas. iPhone 5S chega ao Brasil e o iPhone 5C é lançado buscando atingir
um público de menor poder aquisitivo. Neste ano, o Snapchat, ainda pouco
utlizado entre os brasileiros, já faz muito sucesso nos Estados Unidos e recusa
uma proposta de compra pelo Facebook, de 3 bilhões de dólares. Um dos
acontecimentos mais importantes no que se trata de redes sociais no Brasil foi
o auge do WhatsApp até então: o Messenger do Facebook é superado pelo chat. No
entanto, o assunto mais importante do ano para o tema deste artigo foi a
influência que as redes sociais exerceram sobre a população durante junho de
2013. Milhões de pessoas foram articuladas pelo Facebook e Twitter para
comparecer aos protestos e movimentos sociais são fortificados pela
possibilidade de comunicação fácil e rápida nas redes. Podemos ler um pouco
mais sobre o assunto no link abaixo:
http://tectriadebrasil.com.br/blog/o-poder-das-midias-sociais-nas-manifestacoes-populares/
Seguindo nossa cronologia,
chegamos em 2014. Neste ano, as redes sociais já dominavam de vez o dia a dia
do brasileiro. De qualquer forma, como todos os outros, este ano veio trazendo
ainda mais novidades. O ano já começou fervendo: Facebook anuncia a compra do
WhatsApp, maior aplicativo de mensagens instantâneas do momento, por 16 bilhões
de dólares. Em agosto, um fato interessante movimentou as redes sociais: o
desafio do balde de gelo. Chegou inocente, como mais uma corrente, mas ao final
da campanha foram registrados mais de 2,2 milhões de vídeos no YouTube e mais
de 15 milhões de interações no Facebook! Este foi um dos primeiros exemplos de
como as redes sociais poderiam influenciar em campanhas sociais: a campanha
arrecadou 115 milhões de dólares.
http://www.midiorama.com/o-desafio-do-balde-de-gelo-gerou-resultados-incriveis
O ano
de 2014 seguiu e as redes sociais foram papel extremamente importante em outro
grande evento da história brasileira: eleições de 2014. Fotos, vídeos, memes e
posts expondo diversas opiniões de usuários tomaram conta da rede. As
interações do Facebook geram um novo recorde mundial e chegam a marca de 674
milhões entre julho e outubro! No dia da eleição, mais de 49 milhões de
publicações tomam conta da timeline do Facebook. Um dado diz que o volume total
de interações superou em três vezes o registrado nas eleições da Índia, que
como o Brasil utiliza muito as redes sociais e tem uma população três vezes
maior. Neste link, podemos ler sobre como isto era analisado na época:
https://noticias.terra.com.br/brasil/politica/economist-destaca-papel-das-redes-sociais-nas-eleicoes-de-2014,3bc28cc1040c4410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
2014
também foi o ano do streaming: Spotify chega ao Brasil, Google adere a
tendência e lança o Google Play Music, Netflix representa 35% do tráfego dos
Estados Unidos em horário de pico. 2014 também foi o ano do fim do Orkut, boom
de redes sociais de relacionamento e do lançamento do iPhone 6.
Em 2015
uma coisa era certa: o smartphone veio para ficar e já se tornava uma das
principais ferramentas de acesso a internet, já tendendo a superar os acessos
por computador. Este cenário criou um histórico de forte concorrência entre as
empresas de tecnologia para ver quem dominaria este setor, ou ao menos
conseguiria uma fatia boa do mercado. A briga entre Samsung e Apple estava cada
vez mais acirrada e no meio disto começaram a aparecer alternativas, como o
Zenfone 2, da Asus. Também no inicío de 2015 passamos conhecer como seria o
Galaxy S6, novo smartphone da fabricante sul coreana.
No
inicío do ano uma questão engraçada mobilizou a população cibernética: o
vestido abaixo é branco e dourado ou azul e preto?
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi8wICYy7rQAhXDQSYKHSwHCXUQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Ftecnologia%2Fnoticia%2F2015%2F02%2Fazul-e-preto-ou-branco-e-dourado-vestido-polemico-quebra-internet.html&psig=AFQjCNGSTznuVOfLI9ekgZnB6BxJFa5B7Q&ust=1479843071316400
Esta
questão, por mais simples que pareça, movimentou fortemente a internet e foi um
dos casos que mostrou como a influência do mundo online perante a população
estava impactando nossas vidas.
Quais
serão dos desafios do mundo online e das redes sociais para o futuro? Como elas
continuarão influenciando e mudando os rumos da nossa história? Acompanharemos
os próximos capítulos.
REFERÊNCIAS:
http://www.tecmundo.com.br/
http://super.abril.com.br/
http://exame.abril.com.br/
http://blog.locaweb.com.br/
http://www.infotecblog.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário