segunda-feira, 21 de novembro de 2016

ANOS 2010: UM BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS E TECNOLOGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA HISTÓRIA MUNDIAL

ANOS 2010: UM BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS E TECNOLOGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA HISTÓRIA MUNDIAL

                Este artigo trata de como a década de 2010 foi e está sendo revolucionária no que tange a relação do ser humano com a tecnologia e mídias sociais e como isto interfere na história mundial.
                O ano de 2010 encerrou uma década sem precedentes na relação do ser humano com a tecnologia. A década iniciou com a explosão do "fenômeno internet", consolidando um fenômeno de globalização que já estava iniciado, e encerrou com o início do "fenômeno redes sociais", que aproximou milhares de pessoas ao redor do mundo.  Isto só poderia indicar que a próxima década prometeria ainda mais avanços tecnológicos e integração por meio das redes sociais e isto influenciaria diretamente nas relações interpessoais.
                Podemos verificar neste link 10 tecnologias que mudaram a década de 2000 a 2009:

                http://www.tecmundo.com.br/lcd/5785-10-tecnologias-que-mudaram-a-decada.htm

                A década de 2010 era esperada por todos como a década da tecnologia e da evolução da comunicação e em grande parte isso se devia a redes sociais como Facebook estarem cada vez mais popularizadas. Além disto, aplicativos como Windows Messenger eram amplamente utilizados, facilitando muito a comunicação. Neste artigo podemos ver o Top 20 de redes sociais em usuários no ano de 2010, liderado pelo Skype:

                http://www.maiswebmarketing.com/top-20-das-redes-sociais-em-2010/
               
  2010 iniciou a década já com algumas novidades: lançamento do iPad e do iPhone 4 pela Apple e começo da popularização do Facebook no Brasil. No entanto, a grande febre do ano de 2010 foi o Twitter, revolucionando os hábitos de comunicação.

                 http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/twitter-uma-revolucao-no-seculo-xxi-dos-consumidores-ate-as-empresas-a-politica-18935255

                O ano de 2011 foi marcado pela extrema popularização do Facebook no Brasil, rede social que começa a desbancar o Orkut, preferida dos brasileiros até então. Neste ano o Facebook também inseriu sua "Timeline", relacionando as postagens em uma linha do tempo. Este ano foi marcado, além disto, pelos seguintes fatos: dez anos da Wikipédia, lançamento do iPad 2 (em 2011, a venda de tablets no mundo superou a de notebooks) , do iPhone 4S e anúncio do iCloud pela Apple (sistema de nuvem que se torna uma das revoluções da década de 2010), lançamento do Windows 8, Samsung anuncia Galaxy S II e se torna líder do mercado mundial de smartphones (superando a Nokia), Android supera Symbian e se torna sistema operacional mais utilizado no mundo, Microsoft compra o Skype, Netflix chega ao Brasil. O ano também foi marcado como o ano da Primavera Árabe, evento histórico no qual a participação das redes sociais foi fundamental.

                 http://www.mundorama.net/2012/11/06/o-papel-das-redes-sociais-na-primavera-arabe-de-2011-implicacoes-para-a-ordem-internacional-por-viviane-brunelly-araujo-tavares/

                Em 2012 já estava consolidado: as redes sociais estavam mudando a forma de se compartilhar informação e se comunicar no mundo todo. Seja para influenciar em manifestações, discutir política ou compartilhar o dia a dia, as redes estavam alterando a forma de existência humana. Podemos dizer que este foi o ano do Facebook : tem um crescimento de quase 200% em usuários no Brasil, superando assim o Orkut. Além disto, este foi o ano que o Facebook comprou o Instagram por um milhão de dólares e lançou suas ações na Bolsa de Nova York, arrecadando 16 bilhões de dólares (terceiro maior valor da história). Mais para o final do ano o Facebook atinge a marca 1 bilhão de usuários cadastrados no mundo todo. 2012 foi um ano também muito importante no que se trata de pirataria e internet: um dos maiores sites de compartilhamento online, Megaupload, é fechado e seu criador preso pelo FBI. Empresas como Google e Wikipedia fazem protestos e ameaçam paralisar seus serviços. Neste mesmo ano, em maio, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulga um estudo, onde mostra que mais de 40% dos brasileiros consomem pirataria na internet. Este também foi o ano em que: é anunciado o fim do MSN, Instagram supera acessos do Twitter por dispositivos móveis e o iPhone 5 é lançado no Brasil. Na notícia abaixo podemos ver um pouco mais sobre o caso do Megaupload:

                http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/08/segundo-hollywood-megaupload-causou-us-550-bilhoes-em-danos-com-pirataria.htm

                2013, como não poderia ser diferente dos outros anos, trouxe diversas novidades e mudanças no que tange a tecnologia e as redes sociais. O ano já iniciou com movimentado com lançamento do Vine: aplicativo do Twitter que permite o compartilhamento de vídeos curtos na internet. Esta novidade prejudica em alguns termos o Instagram, que precisa se adaptar. Outra novidade muito comentada na internet no primeiro semestre de 2013 foi a aquisição do Tumblr pelo Yahoo, por nada mais nada menos que 1 bilhão de dólares! Em junho, o aplicativo Waze, que já fazia sucesso, é comprado pela Google e segue fazendo sucesso entre os motoristas. iPhone 5S chega ao Brasil e o iPhone 5C é lançado buscando atingir um público de menor poder aquisitivo. Neste ano, o Snapchat, ainda pouco utlizado entre os brasileiros, já faz muito sucesso nos Estados Unidos e recusa uma proposta de compra pelo Facebook, de 3 bilhões de dólares. Um dos acontecimentos mais importantes no que se trata de redes sociais no Brasil foi o auge do WhatsApp até então: o Messenger do Facebook é superado pelo chat. No entanto, o assunto mais importante do ano para o tema deste artigo foi a influência que as redes sociais exerceram sobre a população durante junho de 2013. Milhões de pessoas foram articuladas pelo Facebook e Twitter para comparecer aos protestos e movimentos sociais são fortificados pela possibilidade de comunicação fácil e rápida nas redes. Podemos ler um pouco mais sobre o assunto no link abaixo:

                http://tectriadebrasil.com.br/blog/o-poder-das-midias-sociais-nas-manifestacoes-populares/

                Seguindo nossa cronologia, chegamos em 2014. Neste ano, as redes sociais já dominavam de vez o dia a dia do brasileiro. De qualquer forma, como todos os outros, este ano veio trazendo ainda mais novidades. O ano já começou fervendo: Facebook anuncia a compra do WhatsApp, maior aplicativo de mensagens instantâneas do momento, por 16 bilhões de dólares. Em agosto, um fato interessante movimentou as redes sociais: o desafio do balde de gelo. Chegou inocente, como mais uma corrente, mas ao final da campanha foram registrados mais de 2,2 milhões de vídeos no YouTube e mais de 15 milhões de interações no Facebook! Este foi um dos primeiros exemplos de como as redes sociais poderiam influenciar em campanhas sociais: a campanha arrecadou 115 milhões de dólares.

                http://www.midiorama.com/o-desafio-do-balde-de-gelo-gerou-resultados-incriveis

                O ano de 2014 seguiu e as redes sociais foram papel extremamente importante em outro grande evento da história brasileira: eleições de 2014. Fotos, vídeos, memes e posts expondo diversas opiniões de usuários tomaram conta da rede. As interações do Facebook geram um novo recorde mundial e chegam a marca de 674 milhões entre julho e outubro! No dia da eleição, mais de 49 milhões de publicações tomam conta da timeline do Facebook. Um dado diz que o volume total de interações superou em três vezes o registrado nas eleições da Índia, que como o Brasil utiliza muito as redes sociais e tem uma população três vezes maior. Neste link, podemos ler sobre como isto era analisado na época:

                https://noticias.terra.com.br/brasil/politica/economist-destaca-papel-das-redes-sociais-nas-eleicoes-de-2014,3bc28cc1040c4410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

                2014 também foi o ano do streaming: Spotify chega ao Brasil, Google adere a tendência e lança o Google Play Music, Netflix representa 35% do tráfego dos Estados Unidos em horário de pico. 2014 também foi o ano do fim do Orkut, boom de redes sociais de relacionamento e do lançamento do iPhone 6.

                Em 2015 uma coisa era certa: o smartphone veio para ficar e já se tornava uma das principais ferramentas de acesso a internet, já tendendo a superar os acessos por computador. Este cenário criou um histórico de forte concorrência entre as empresas de tecnologia para ver quem dominaria este setor, ou ao menos conseguiria uma fatia boa do mercado. A briga entre Samsung e Apple estava cada vez mais acirrada e no meio disto começaram a aparecer alternativas, como o Zenfone 2, da Asus. Também no inicío de 2015 passamos conhecer como seria o Galaxy S6, novo smartphone da fabricante sul coreana.

                No inicío do ano uma questão engraçada mobilizou a população cibernética: o vestido abaixo é branco e dourado ou azul e preto?

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi8wICYy7rQAhXDQSYKHSwHCXUQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Ftecnologia%2Fnoticia%2F2015%2F02%2Fazul-e-preto-ou-branco-e-dourado-vestido-polemico-quebra-internet.html&psig=AFQjCNGSTznuVOfLI9ekgZnB6BxJFa5B7Q&ust=1479843071316400

                Esta questão, por mais simples que pareça, movimentou fortemente a internet e foi um dos casos que mostrou como a influência do mundo online perante a população estava impactando nossas vidas.
                Quais serão dos desafios do mundo online e das redes sociais para o futuro? Como elas continuarão influenciando e mudando os rumos da nossa história? Acompanharemos os próximos capítulos.

REFERÊNCIAS:
http://www.tecmundo.com.br/
http://super.abril.com.br/
http://exame.abril.com.br/
http://blog.locaweb.com.br/
http://www.infotecblog.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário