Muitas
pessoas começam a investir em Marketing timidamente, gastam um dinheiro
considerável e querem que aquele dinheiro mostre retorno em curtíssimo prazo,
ou seja, sempre procuram um retorno muito elevado instantaneamente. Mas nesse
mundo, não é assim que as coisas funcionam.
Para
se ter sucesso nesse ramo é indispensável a estar disposto a três coisas:
1.
A investir mais e por mais tempo em Marketing
Digital.
2.
A aceitar
as falhas e aprender com elas.
3.
Aprender a como fazer o flyweel e fazê-lo em
mais canais.
Inicialmente,
a empresa precisa mostrar seu valor, onde o velho ditado funciona: “É dando que
se recebe”. E é assim que a empresa vai conquistar seus clientes, ou mais
inicialmente converter visitantes para leads. Tendo em mente que é necessário
já ter traçado a persona que a sua marca quer atingir e fazer o marketing
direcionado já as mesmas.
É
necessário reconhecer as falhas e fazer melhor depois que elas são descobertas,
assim sendo é essencial fazer um ciclo continuo de planejar, alinhar recursos e
descansar para fazer o marketing digital trabalhar e demonstrar os resultados,
podendo ver o precisa ser alterado. Assim, o conceito de flywheel surgiu, com
proposta de auxiliar a propagação de marcas e otimização de resultados usando
uma teoria da física. Flyweel é um ciclo, ele se inicia com dificuldades e é
essencial, estar disposto a aceitar a inércia inicial.
Vamos
supor que o flywheel, na física, seja que nem um carro, um carro parado tende a
continuar parado. Se alguém o empurrá-lo, vai realmente precisar de força para
conseguir tirá-lo do lugar, mas consegue. Mesmo se tiver com o freio de mão
puxado, só será necessário mais esforços ou mais braços o empurrando.
Assim
é como o flywheel é visto, ele pode ser considerado também a colocar as
engrenagens para funcionar. Ou seja, é necessária a produção de conteúdo,
reconhecer o público-alvo, e “lutar”, ter os primeiros leads, e-mails, primeiros
seguidores em mídias sociais, para ser reconhecido, mas quando isso acontece,
depois de muito persevera, as coisas começam a funcionar mais rápido. O carro
desce um morro e pega velocidade.
Essa
é uma estratégia de médio ou longo prazo, ou seja, ela pode demorar para
mostrar retorno, mas quando mostrar, gerará grandes resultados para seu
negócio. Mas se esqueça, é necessário manter a engrenagem funcionando, sendo
necessário exercícios constantes de atualização. Desta forma, os esforços serão
menores e os resultados cada vez maiores.
REFERÊNCIAS:
MARQUES,
Juliano. Flywhell Marketing: Visão de longo prazo. 2015. Disponível em <
https://digitalks.com.br/artigos/flywheel-marketing/
>. Data de acesso: 10 nov. de 2016.
TEIXEIRA,
Samara. O que é Marketing Flywheel?. 2014. Disponível em < http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/o-que-e-marketing-flywheel
>. Data de acesso: 12 de nov. de 2016
BARRETO,
Diogo. Marketing Flywheel: O conceito de marketing de impulso. 2015. Disponível
em < http://blogdemarketingdigital.com.br/marketing-flywheel-conceito-de-marketing-de-impulso-2/
>. Data de acesso: 10 de nov. de 2016.
FISHKIN,
Rand. Buildong a Marketing Flywheel – Whiteboard Friday. 2013. Disponível em
< https://www.youtube.com/watch?v=aNdgSxLVarc
>. Data de acesso: 10 de nov. de 2016.
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