Autor
Sandro Furman matricula 12103582
MOOCS,
Uma nova tendência de aprendizagem e qualificação.
Mais o que é um MOOC?
MOOC tem sua origem na língua inglesa e é uma abreviação de Massive
Open Online Courses traduzindo para Cursos Online Abertos e Massivos, termo de Dave Cormier e Bryan Alexander. Ou
seja, cursos grátis que tem por objetivo atender a demandas de larga escala
através da internet, mantendo a mesma qualidade de curso presenciais, por ser
uma operação em larga escala, que atende a grandes demandas de alunos, o curso
apresenta retornos crescentes de escala, onde o custo por aluno se torna muito
baixo, (Carvalho, 2013)
Os MOOCS são simplesmente sistemas de aulas online,
pode-se dizer que um curso com data de início, meio e fim, a pessoa que faz o
“curso” pode acessar as aulas que são gravadas a qualquer momento, contudo a
tarefas pré estabelecidas que o usuário deverá estar atento para as datas de
entrega, permitindo assim se aprovado receber seu certificado, (Carvalho, 2013)
O modo de avaliação de um grande número de usuários foi um
dos maiores desafios a serem vencidos, a maneira que se escolhe de modo a procurar manter a qualidade,
foi que as avaliações seriam corrigidas pelos próprios usuários, quando o
usuário entrega uma avaliação ele recebe uma a tarefa de avaliar uma série de tarefas
de seus colegas selecionados através do sistema. A resposta para a crítica de
que as avaliações seriam prejudicadas por que avaliar ter o mesmo nível
intelectual, a resposta vem através de que a pratica é comum em cursos de
mestrado e doutorado, outro argumento é que comparando o que foi produzido pelo
usuário com outros, este terá um retorno de seu padrão de qualidade em relação
pela comunidade, (Carvalho, 2013)
Após esta simples introdução podemos citar alguns dos mais
importantes MOOCS disponíveis no mercado:
·
EDX https://www.edx.org/
·
Veduca http://www.veduca.com.br/
A Universidade Pioneira em aportar em MOOCS foi a Universidade de Stanford, com o curso
‘Inteligência Artificial” somente este curso atraiu 160 mil usuários no
planeta, demostrando o quão acertada foi a decisão. Leve a isso, o fato de
qualquer indivíduo do mundo ter a expectativa de fazer um curso totalmente
gratuito sem passar por seleção em uma das melhores universidades de mundo,
(IVO, 2014).
Os cursos EaD estão cada vez mais presentes, a
aceitação social, a aceitação do mercado e das instituições de ensino são cada
vez maiores. A adesão deste modelo de ensino pelas instituições através dos
MOOCS, demonstra a importância desta nova maneira de ensinar, no Brasil,
universidades com grande peso como a
USP, UnB, UNESP, foram as pioneiras a expandir os MOOCS no Brasil, este
modelo de ensino, representa uma quebra de paradigma, levando o saber para além
das salas de aulas fazendo com que o conhecimento tenha um alcance global,
através do EaD via MOOCS, (IVO, 2014).
A facilidade em encontrar os cursos desejados,
juntamente com a diversidade de instituições de qualidade que oferecem os
cursos coloca o Brasil entre os 5 primeiros no número de usuários na Plataforma
Coursera no ano de 2014, fazendo com que plataforma comece a olhar com bons
olhos o mercado local. Outra fato que cabe grande discursão é o alto índice de
desistência a média mundial de desistência fica em 65% daqueles iniciam e não
concluem os curso no Brasil a média é parecida fica em 61%, finanças e
empreendedorismo lideram o acesso, mais o destaque em nosso país são a grande
quantidade de interessados em filosofia e música, (OLIVEIRA, 2014)
Os MOOCS
tem atraído diversos públicos mais um destaque em especial para aqueles que vem
nesta ferramenta uma oportunidade de conseguir ganhos na carreira profissional,
alguns inclusive estão optando por um certificado em um curso online que
investir na forma tradicional, (ALSOP, 2014).
A mudança
de foram de pensar das corporações e do mercado de trabalho em geral, é o
grande desafio dos que apostam nos MOOCS, além do desafio quem contrata saber o
que realmente é um MOOC, pesquisas demonstram que metade dos executivos não tem
a ideia do potencial de um MOOC, temos o fator cultural, onde as empresas e que
contrata está acostumado a seguir um procedimento de análise de tradicional,
valorizando a maneira de seleção de títulos tradicionais, com poucas aberturas
para o novo, (ALSOP, 2014).
Ainda não
possui estudo de forma que apresente dados conclusivos sobre que faz um MOOC tem melhores chances de
conseguir uma melhor oportunidade no mercado de trabalho. Pode-se citar um estudo da Universidade de
Michigan, com alunos pobres, que demostrou que alunos de fizeram algum curso
online via MOOC, não conseguiu melhor colocação no mercado de trabalho, (ALSOP,
2014).
Referencias
RENATO CARVALHO, 21 DE SETEMBRO
DE 2013,
http://rescola.com.br/afinal-o-que-e-mooc/
acessado em 15/11/2016
PEDRO IVO, 15 DE JULHO DE 2014,
http://www.edools.com/moocs-e-sua-expansao-pelo-brasil/
acessado em 15/11/2016
VINÍCIOS DE OLIVEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2014
http://porvir.org/brasileiros-colecionam-diplomas-em-moocs/
acessado em 15/11/2016
RONALD ALSOP, 31 DE OUTUBRO DE 2014
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141029_vert_cap_mba_mooc_dg
acessado em 15/11/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário