quarta-feira, 23 de novembro de 2016

MOOCS, Uma nova tendência de aprendizagem e qualificação.


Autor Sandro Furman matricula 12103582

MOOCS, Uma nova tendência de aprendizagem e qualificação.

Fonte: edools.com
Mais o que é um MOOC? MOOC tem sua origem na língua inglesa e é uma abreviação de Massive Open Online Courses traduzindo para Cursos Online Abertos e Massivos, termo de Dave Cormier e Bryan Alexander. Ou seja, cursos grátis que tem por objetivo atender a demandas de larga escala através da internet, mantendo a mesma qualidade de curso presenciais, por ser uma operação em larga escala, que atende a grandes demandas de alunos, o curso apresenta retornos crescentes de escala, onde o custo por aluno se torna muito baixo, (Carvalho, 2013)
Os MOOCS são simplesmente sistemas de aulas online, pode-se dizer que um curso com data de início, meio e fim, a pessoa que faz o “curso” pode acessar as aulas que são gravadas a qualquer momento, contudo a tarefas pré estabelecidas que o usuário deverá estar atento para as datas de entrega, permitindo assim se aprovado receber seu certificado, (Carvalho, 2013)
O modo de avaliação de um grande número de usuários foi um dos maiores desafios a serem vencidos, a maneira que se escolhe de modo a procurar manter a qualidade, foi que as avaliações seriam corrigidas pelos próprios usuários, quando o usuário entrega uma avaliação ele recebe uma a tarefa de avaliar uma série de tarefas de seus colegas selecionados através do sistema. A resposta para a crítica de que as avaliações seriam prejudicadas por que avaliar ter o mesmo nível intelectual, a resposta vem através de que a pratica é comum em cursos de mestrado e doutorado, outro argumento é que comparando o que foi produzido pelo usuário com outros, este terá um retorno de seu padrão de qualidade em relação pela comunidade, (Carvalho, 2013)

Após esta simples introdução podemos citar alguns dos mais importantes MOOCS disponíveis no mercado:
·         Coursera https://pt.coursera.org/ 
·         EDX  https://www.edx.org/
·         Udacity https://br.udacity.com
·         OpenUped http://www.openuped.eu/
·         UniMooc http://www.unimooc.com/
·         Veduca http://www.veduca.com.br/
Fonte: blog engenharia
A Universidade Pioneira em aportar em MOOCS foi a Universidade de Stanford, com o curso ‘Inteligência Artificial” somente este curso atraiu 160 mil usuários no planeta, demostrando o quão acertada foi a decisão. Leve a isso, o fato de qualquer indivíduo do mundo ter a expectativa de fazer um curso totalmente gratuito sem passar por seleção em uma das melhores universidades de mundo, (IVO, 2014).
Os cursos EaD estão cada vez mais presentes, a aceitação social, a aceitação do mercado e das instituições de ensino são cada vez maiores. A adesão deste modelo de ensino pelas instituições através dos MOOCS, demonstra a importância desta nova maneira de ensinar, no Brasil, universidades com grande peso como a USP, UnB,  UNESP, foram as pioneiras a expandir os MOOCS no Brasil, este modelo de ensino, representa uma quebra de paradigma, levando o saber para além das salas de aulas fazendo com que o conhecimento tenha um alcance global, através do EaD via MOOCS, (IVO, 2014).
A facilidade em encontrar os cursos desejados, juntamente com a diversidade de instituições de qualidade que oferecem os cursos coloca o Brasil entre os 5 primeiros no número de usuários na Plataforma Coursera no ano de 2014, fazendo com que plataforma comece a olhar com bons olhos o mercado local. Outra fato que cabe grande discursão é o alto índice de desistência a média mundial de desistência fica em 65% daqueles iniciam e não concluem os curso no Brasil a média é parecida fica em 61%, finanças e empreendedorismo lideram o acesso, mais o destaque em nosso país são a grande quantidade de interessados em filosofia e música, (OLIVEIRA, 2014)
Fonte: itviz.com
Os MOOCS tem atraído diversos públicos mais um destaque em especial para aqueles que vem nesta ferramenta uma oportunidade de conseguir ganhos na carreira profissional, alguns inclusive estão optando por um certificado em um curso online que investir na forma tradicional, (ALSOP, 2014).
A mudança de foram de pensar das corporações e do mercado de trabalho em geral, é o grande desafio dos que apostam nos MOOCS, além do desafio quem contrata saber o que realmente é um MOOC, pesquisas demonstram que metade dos executivos não tem a ideia do potencial de um MOOC, temos o fator cultural, onde as empresas e que contrata está acostumado a seguir um procedimento de análise de tradicional, valorizando a maneira de seleção de títulos tradicionais, com poucas aberturas para o novo, (ALSOP, 2014).
Ainda não possui estudo de forma que apresente dados conclusivos sobre  que faz um MOOC tem melhores chances de conseguir uma melhor oportunidade no mercado de trabalho.  Pode-se citar um estudo da Universidade de Michigan, com alunos pobres, que demostrou que alunos de fizeram algum curso online via MOOC, não conseguiu melhor colocação no mercado de trabalho, (ALSOP, 2014).


Referencias
RENATO CARVALHO, 21 DE SETEMBRO DE 2013,
PEDRO IVO, 15 DE JULHO DE 2014,
http://www.edools.com/moocs-e-sua-expansao-pelo-brasil/ acessado em 15/11/2016
VINÍCIOS DE OLIVEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2014
http://porvir.org/brasileiros-colecionam-diplomas-em-moocs/ acessado em 15/11/2016
RONALD ALSOP, 31 DE OUTUBRO DE 2014
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141029_vert_cap_mba_mooc_dg acessado em 15/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário