segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

A Utilização de Dados no Comércio nos Últimos Anos

EGC5020 Redes sociais e virtuais

Aluno: Cristiano Maehika Barreto 17205535

Não é novidade que muitas de nossas ações em redes sociais ou em qualquer ambiente social pode indicar sobre nossos gostos, sobre nossas personalidade etc. E, desde meados dos anos 2000, essas informações tem sido utilizadas para fins comerciais, por empresas que possuem algoritmos especializados em oferecer o que queremos, ou que tendemos a querer.

 



O que está acontecendo?

O fato é que, nos últimos anos, as pessoas tem se atentado ainda mais para seus direitos e sua privacidade, tomando ciência sobre a utilização de suas informações por terceiros. E claro, muitos podem ser os fins, legais ou não, da utilização dos dados, pois grandes empresas como Google e Facebook, utilizam para fins comercias, mas deixando claro em suas políticas, para que os usuários estejam de acordo. 

E apesar de aparentar tudo estar se resolvendo, principalmente com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados entrando em vigor. Este assunto passou a ser discutido com muito mais ênfase, principalmente a nível internacional, com a recente legislação europeia que deve proibir ou limitar o armazenamento, processamento e compartilhamento de dados gerados no continente por servidores estrangeiros. 



O que poderíamos esperar para o futuro?

E cada vez que as políticas avançam para o cuidado e proteção das informações dos usuários, torna-se mais difícil a utilização dos mesmos até para as grandes empresas citadas anteriormente. Deixando o futuro cada vez mais incerto quanto a formas de publicidade como vemos hoje e como as empresas irão contornar essa situação, pois o Facebook, por exemplo, sofreu uma grande perda com a opção de bloquear informações pelos celulares da Apple, já que, todos que ativaram essa opção no IOS passaram a não fazer parte do alcance potencial dos anúncios, uma vez que, o algoritmo por trás das grandes plataformas de mídia paga não conseguir ler seus interesses. 

Por outro lado, todas essas mudanças tem sido benéficas do ponto de vista da segurança que os usuários possuem com seus dados, principalmente se utilizados para fins ilegais, como por exemplo, aqueles e-mails indesejados que lotam a caixa do correio eletrônico, ou daquela ligação para oferecer produtos que você nem conhece.




Enfim, esse tema ainda será muito discutido no futuro, e tenho convicção que as empresas que utilizaram os dados de forma justa e honesta conseguirão se reinventar cada vez mais e o mercado tende a evoluir bastante com as novas tecnologias, como por exemplo o Metaverso. 


Quer aprender um pouco mais sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)?
Confiraem: 

https://www.blogger.com/blog/post/preview/8696372200861142867/2664094464680847421


Referências:

https://www.tecmundo.com.br/mercado/233391-viveriamos-facebook-diz-ministro-europeu-ameacas.htm#:~:text=Tudo%20come%C3%A7ou%20com%20uma%20recente,pol%C3%AAmica%20envolvendo%20o%20continente%20europeu.

https://www.tecmundo.com.br/seguranca-de-dados/23735-ios-como-bloquear-o-compartilhamento-de-seus-dados.htm

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