domingo, 29 de maio de 2022

A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SOCIOECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: REDES SOCIAIS E VIRTUAIS

ALUNA: ISABELA FAUSTINO DOS SANTOS

MATRÍCULA: 17203519











  1. Introdução


A transformação tecnológica nas últimas duas décadas surgiu como um facilitador de informações em diversas áreas, hoje vivemos na era da informação, onde qualquer pessoa com um smartphone ou computador em mãos consegue acessar em tempo real o que está ocorrendo em nível mundial. 

Mas a informação não para apenas nesse nível, as organizações têm na internet e nas redes sociais também um meio de facilitar seu trabalho, a exemplo de empresas que trabalham com marketing que hoje dispõem de diversas ferramentas de controle de dados e quais estratégias podem tomar a partir de seus números. Fugindo de formas de trabalho que antes não eram possíveis, o mercado on-line acelera os processos e encurta o contato entre a empresa e o seu cliente final.

Outro setor atingido pela transformação tecnológica foi o de Recursos Humanos, conhecido por processos engessados e burocráticos, onde os candidatos precisavam preencher longos formulários e se deslocarem até a empresa para a etapa de entrevistas. Nos dias atuais a área de Recrutamento e Seleção expande sua forma de trabalho para além das longas fichas a serem preenchidas e burocracia extrema, tendo o apoio de redes sociais para encontrar bons candidatos, também com o auxílio de ferramentas para realizar entrevistas on-line, não necessitando que o candidato se desloque até a organização. 

Dispondo de diversas ferramentas para o recrutamento de pessoas através de redes sociais e outras ferramentas para o processo de seleção, na seguinte pesquisa algumas dessas ferramentas serão apresentadas.




  1. Ferramentas para recrutamento


Com a tecnologia em ascensão em outras áreas de trabalho, foi possível observar a necessidade da mudança no mercado de recursos humanos, tendo redes sociais que auxiliam para esse meio, apresentando algumas delas:








Fundada em 2003, a rede social voltada para negócios se estabiliza como um importante meio de networking, atingiu em 2021 a marca de 51 milhões de usuários no Brasil, sendo o quarto país com mais usuários no mundo, o linkedin funciona como uma rede social voltada ao ambiente corporativo, tendo divulgações de vagas e o compartilhamento de experiências no dia a dia dentro das empresas. 




Fundado no ano de 2004, o Facebook é um a rede social que hoje possui diversas funcionalidades, a principal delas é a comunicação, onde qualquer usuário pode postar desde textos até fotos e vídeos. Também pode ser um importante aliado no processo de recrutamento, tendo hoje grupos voltados a vagas, onde o gestor da vaga publica o anúncio, podendo atingir uma maior quantidade de potenciais candidatos. 



 



Fundado em 2006, o Twitter é uma rede social que permite ao usuário postar atualizações de sua vida em tempo real. No recrutamento, algumas empresas utilizam o twitter para postar a quantidade de vagas que possuem abertas, sendo possível atingir um grande número de usuários e receber mais candidaturas. 





A Geekhunter foi fundada em 2015, é uma plataforma on-line especializada em recrutamento voltada a profissionais de TI, realiza a conexão entre o profissional que dispõe seu perfil e informações e a empresa que está contratando, sendo possível encontrar diversos perfis de candidatos da área de tecnologia. 



Fundada em 2014, é uma plataforma também voltada ao recrutamento de profissionais de tecnologia, onde o recrutador consegue encontrar o perfil que busca de acordo com as escolhas do perfil do candidato. 




  1. Ferramentas para seleção

O processo de seleção consiste em avaliar os perfis dos candidatos e observar quais se enquadram melhor nos requisitos da vaga, através de entrevistas ou testes, dependendo da organização que está fazendo o processo. 





Fundada em 2015, com o objetivo de transformar a forma que os processos seletivos eram realizados, buscando realizar um processo ágil, permite ao recrutador dividir as etapas do processo e deixá-lo mais organizado, também tendo um grande banco de dados de candidatos, também auxilia em casos de testes ou informações mais específicas, sendo uma plataforma automatizada. 







  • Ferramentas de vídeo chamada

Nos processos de seleção on-line, as entrevistas são realizadas em sua maioria através de plataformas on-line, como Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, entre outras ferramentas que facilitam a comunicação entre recrutador e candidato. 





  1. Considerações Finais


No período de 20 anos pudemos observar a diferença que as redes sociais trouxeram para a humanidade como um todo, no mundo corporativo isso não é muito diferente, as ferramentas apresentadas ajudam na resolução de empecilhos que eram encontrados para a evolução do recrutamento e seleção que conhecemos hoje. Ainda há muitas outras ferramentas que podem ser implementadas dentro de alguns anos, podemos observar que esse é apenas o início da transformação do modo que conhecemos e realizamos os processos seletivos. 






Referências:



Lima, A. S. H., & Rabelo, A. (2018). A. A importância do e-recrutamento e seleção online no processo organizacional. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(1),139-148. doi: 10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1697


Cassiano, Cecilia & Lima, Luciana & dos Santos Zuppani, Tatiani. (2016). A eficiência das redes sociais em processos de recrutamento organizacional. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia. 6. 52-67. 10.22279/navus.2016.v6n2.p52-67.362. 



NERY, Bianca.  LinkedIn atinge 51 milhões de usuários no Brasil e receita global cresce 27%. Disponível em: <https://mundoconectado.com.br/noticias/v/19973/linkedin-atinge-51-milhoes-de-usuarios-no-brasil-e-receita-global-cresce-27#:~:text=O%20LinkedIn%20chegou%20a%2051%20milh%C3%B5es%20de%20usu%C3%A1rios%20no%20Brasil.&text=A%20comunidade%20brasileira%20%C3%A9%20a,Estados%20Unidos%2C%20%C3%8Dndia%20e%20China>.. Acesso em: 29 maio 2022.



USO DO FACEBOOK NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO. Disponível em: <https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/06/revista-espaco-academico-v05-n10-artigo-2.pdf>. Acesso em: 29 maio 2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário