domingo, 29 de maio de 2022

Vontade e algumas "caixinhas"​…

 

Vontade e algumas "caixinhas"​…

Redes Sociais e Virtuais

Luis Fernando Candido Sola

17202243

Sempre tem uma pedra no meio do caminho...

De bronca da mãe a feedback na empresa. Desde cedo carrego comigo uma dificuldade genuína em me organizar. Ideias, projetos, tarefas e necessidades se misturam e eu já não sei mais o que estou fazendo, porque ou com quem.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

De certa forma, considerava isso um trade-off de me envolver em várias coisas ao mesmo tempo. O que era uma maneira chique de não me culpar por entregar menos do que eu sabia que poderia.

Bom, agora que você já está familiarizado com essa pedra no meu - e possivelmente no seu também- sapato, vamos a parte legal da história. O aprendizado.

Percebi que o problema se concentrava principalmente em:

1) Querer fazer tudo ao mesmo tempo. Responder um lead enquanto assistia uma aula e ouvia um podcast. Não parece uma receita que daria certo, né?!

2) Não diferenciar a importância das coisas. (aka priorizar)

3) Perder minhas ideias e voltar sempre à estaca 0. E é sobre isso que vou falar aqui ;)

Paralelamente a essa minha batalha pra "arrumar a casa", foi introduzida a minha equipe no trabalho uma ferramenta que viraria meu xodó: o Notion.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Notion

Como diriam os experts em venda, a explicação do seu produto tem que ser tão simples que uma criança de 10 anos consiga entender, então vamos à ela: O Notion é um caderno. Você pode colocar o que quiser ali dentro, mas -assim como a gente fazia no ensino no fundamental- é importante que tudo esteja em "uma caixinha" diferente e qualquer pessoa (professor, papai ou mamãe) que peguem seu caderno, devem conseguir encontrar a sua "Tarefa de casa" do dia...

Deu pra sacar? Se quiser saber um pouco mais dá uma olhadinha nesse vídeo.

Bom, mas se você já navegou um pouco na gloriosa Word Wide Web ou nas "Appstores" da vida sabe que existem incontáveis opções de software como esse. E se não sabiam, vai por mim, existe. E eu tentei muitos deles.

Vou elencar aqui rapidamente os dois principais pontos que fizeram o Notion funcionar pra mim:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1) Ele é visual. Muito visual. Na plataforma você pode utilizar emojis para ilustrar cada "box" criado. Além disso, você pode adicionar capas e imagens a suas seções, conciliando sempre com o texto e criando um conjunto "lindímais".

2) Ele não te prende. E Era aqui que eu normalmente travava nas plataformas de organização pessoal. Por que eu não posso ter uma única página com vídeo + link pra site + tabela + lista, se é exatamente isso que eu preciso naquela ocasião?

Passamos a utilizar essa plataforma em meu time e logo eu virei o chatão do "joga no notion", "isso já tá no notion?", "qual será o melhor emoji pra essa página?!"

 

O próximo passo foi colocar a plataforma também em minha vida pessoal. E é nesse ponto que eu espero agregar um pouco a você, caro leitor.

Meu principal objetivo era organizar os vários mundos que passam na minha estação de rádio cerebral. Então criei dois grandes blocos: profissional e pessoal.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu acredito profundamente que o que produzimos intelectualmente na empresa faz parte de nossa propriedade e, por isso, devemos leva-los conosco para sempre (Já diria titio Marx). Fazer isso fez com que eu, além de compreender muito melhor os aprendizados que tive, entendesse como evoluí na execução de um projeto ao outro.

Ah, é importante salientar que sua parte profissional não deve se restringir a sua função na empresa X, mas também contemplar qualquer vontade empreendedora que more em sua cabeça. Ter um espaço visual designado a ela torna suas ideias mais factíveis e instigantes.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Na outra caixinha, por sua vez, coloco alguns projetos pessoais meus. Cursos que fiz/ quero fazer, cidades que faria intercâmbio, estudos sobre temas que me interessam e meu "Tour of Duty" (Conceito que não ouso simplificar aqui, se quiser saber mais, dá uma olhadinha nesse artigo)

Então...

Não, eu não mexo nessas coisas todos os dias. Sim, muitas delas podem estar desatualizadas. Mas, com certeza, o principal de cada tópico está em algum lugar desse meu caderno. Se eu quiser continuar a pesquisar sobre o intercâmbio que pretendo fazer, já sei quais empresas consultei e quais são minhas cidades favoritas.

Se organizar é mais fácil do que parece, ainda mais se você encontrar a ferramenta certa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário