OBSERVATÓRIO DE REDES SOCIAIS
Serviço de Live Streaming vale a pena?
Autor: Erick Stefani (17201965)
Tendo em vista que o “Streaming” é algo muito popular no Brasil, que diz respeito a transferência de dados e multimídia através da internet, possuindo exemplos como o Netflix, Spotify, Amazon Prime, entre outros, o serviço de Live-streaming seria nada mais que a transmissão de conteúdos digitais em tempo real por meio de alguma plataforma, em que traduzido do inglês o termo é conhecido como “transmissão ao vivo”
Temos alguns exemplos clássicos de plataformas em que literalmente qualquer pessoa poderia realizar esse tipo de serviço de forma simples e gratuita, como a Twitch, Instagram, Youtube e Facebook, podendo engajar e possibilitar diversos espectadores a conferir seu conteúdo, podendo gerar futuramente um emprego e fonte de renda.
É claro que cada plataforma normalmente possui um segmento de conteúdo para oferecer, em que caso o streamer tente transmitir algo que não é muito comum naquele ambiente virtual, provavelmente não alcançará bons resultados. Conteúdo de jogos, por exemplo, normalmente são transmitidos na Twitch, que é destinado a isso, em que caso transmitido no Instagram, não haveria tanto sucesso, onde o foco pode ser considerado mais a “vida social”.
Conteúdo relacionado a "vida social":
Conteúdo relacionado a jogos:
Fonte: Twitch.tv/Gaules
Obviamente que este serviço tem diversos benefícios e influências, tanto positivas quanto negativas, que serão abordadas ainda neste artigo, porém um benefício claro que este tipo de serviço traz, é a monetização, sendo uma espécie de retorno mais direto pelo o oferecimento do seu tempo.
Mas como fazer dinheiro nessas plataformas de Live-streaming?
Quando estamos falando em um meio mais gamer, as plataformas que possuem esse segmento normalmente tem sua monetização de forma parecida. Uma vez que o streamer vem se destacando e cumpra uma série de requisitos exigidos pela plataforma, como mínimo de horas em um determinado período de tempo, essa pessoa passa a ter direito de receber “inscrições” de seus espectadores como uma espécie de suporte ao seu trabalho.
Fonte: Twitch.tv/Gaules
Essa inscrição beneficia não só ao streamer mas também ao espectador que adquiriu esta espécie de produtos. Em muitas plataformas, este subscriber fica livre de comerciais, possui emotes para interagir no chat das pessoas que ali estão assistindo, sorteios, entre outras coisas que o próprio streamer tem a oferecer e basta ele decidir.
Fonte: Twitch.tv/Gaules
Além dessas inscrições, o streamer também consegue fazer dinheiro através de comerciais, o famoso “AD”, e contratos que as próprias plataformas de streaming oferecem.
Bom, nem só o criador de conteúdo visa o lucro, as plataformas também obtêm sua monetização, como por exemplo a Twitch, através de 50% da taxa de inscrito (compartilhado com o streamer) e para canais com maior desempenho, ela recebe apenas 30% desta parte.
Uma outra forma seria através das propagandas (AD) que a plataforma recebe de U$ 3,5 - U$ 5 a cada 1000 visualizações de anúncios durante as transmissões.
E para pessoas que buscam realizar “lives” no Instagram, por exemplo, que tem seu destaque maior para a vida social, como fazer dinheiro?
Uma das maneiras de se obter dinheiro de uma forma direta através de “lives” no Instagram é através dos “selos”, que são uma espécie de Superchat para destacar sua mensagem, mas também uma forma de apoio ao streamer, muitas vezes.
Fonte: Instagram
Quando falamos de um retorno direto “nos referimos” a monetização (curto prazo) que ocorre ali no momento que a live está ocorrendo e por outro lado, retornos indiretos ou ao longo prazo que esse tipo de serviço pode trazer para o criador de conteúdo são diversos, podendo expandir sua audiência, crescer como marca, fechar contratos e negócios, entre outras coisas, tudo pelo fato de um bom desempenho no seu trabalho.
E quais seriam esses benefícios e influências positivas que este serviço de Live Streaming poderia trazer?
Primeiramente o alcance do seu conteúdo pode ser expandido, já que neste tipo de serviço, você tem a possibilidade de juntar diversas pessoas de qualquer lugar do mundo, diferente de um evento presencial, que necessita de esforços maiores para comparecer. Portanto, por exemplo, caso você possua um negócio e gostaria de expandir sua marca para diferentes lugares, aumentar o engajamento e afins, o serviço de Live-streaming é uma boa pedida já que é um facilitador na hora de envolver grande parte do seu público.
Consequentemente a visibilidade irá aumentar, já que neste modelo é possível expor para seus clientes diversas informações sobre produtos esgotados, novas ofertas, metas atingidas e desta forma, desperta um senso de urgência para os consumidores do seu produto correrem atrás, criando um vínculo maior que vai além da relação comercial.
A humanização é um ponto forte que a live traz, já que diferente de comerciais gravados e vídeos ensaiados, o conteúdo passado por quem está ali transmitindo passa a ser algo mais real, despertando um interesse maior nos espectadores, já que sabem que muitas das coisas que surgem dali, é algo natural e de qualidade do streamer.
Um ponto forte é a economia de recursos que é possível fazer uma vez que se escolhe transmitir algo online ao invés de um evento presencial que haveria custos muito maiores.
A possibilidade do conteúdo ser assistido depois é um fator essencial para o envolvimento e engajamento do seu público, já que possibilita de quem não conseguiu estar presente, acompanhe depois em outra hora, o que em um evento sem gravação não existiria. Pode-se levar em consideração o fato da possibilidade de pausar, avançar, voltar como um porto forte também, que faz com que o espectador possa consumir o conteúdo da melhor forma em caso de dúvidas.
Por fim, a interação com os espectadores que a transmissão ao-vivo traz é algo de muita valia, já que aproxima esses dois lados da moeda criando uma relação de vínculo e fidelidade, pois uma vez que esse viewer se sentir notado, a probabilidade dele se tornar fiel ao seu conteúdo e voltar outras vezes para consumir seu serviço é muito alta, além de possibilitar feedbacks instantâneos.
E os pontos negativos?
Um ponto negativo que o serviço de live-streaming pode trazer é o simples fato dele ser ao vivo, já que qualquer ação mal feita, mal interpretada, de forma errônea ou algo do tipo, em que caso não bem contornada ali na hora em uma espécie de “improvisado”, repercutirá de uma forma negativa, já que este modelo de serviço impossibilita fazer cortes, edições e afins.
Outro ponto bastante comum é falhas na rede, já que este tipo de serviço faz o uso da internet para transmitir os dados e qualquer queda ou instabilidade pode comprometer o evento que ali está acontecendo e causar frustrações para os espectadores.
Por fim, é fato que há diversos outros pontos tanto positivos quanto negativos que poderiam ser abordados, mas a intenção foi trazer os principais que este serviço tem a oferecer. Com isso, é possível observar a facilidade e vantagem que a transmissão ao vivo possui e não é à toa que os números de adeptos e consumidores deste modelo são altíssimos.
Referências:
COPASTUR. Live Streaming em Eventos — Prós e Contras. 2020. Disponível em: https://www.copastur.com.br/blog/live-streaming-em-eventos-pros-e-contras/. Acesso em: 10 out. 2022.
TAMIRES SILVA. Como ganhar dinheiro com live no Instagram? 2022. Disponível em: https://financeone.com.br/como-ganhar-dinheiro-live-instagram/. Acesso em: 10 out. 2022
BRUNO IGNACIO. Twitch considera incentivar anúncios, mas pode diminuir renda de streamers. 2022. Disponível em: https://tecnoblog.net/noticias/2022/04/27/twitch-considera-incentivar-anuncios-mas-pode-diminuir-renda-de-streamers/. Acesso em: 9 out. 2022.
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