Crescimento do home office em contexto pós pandêmico
Aluno: Lucas Vinícius Queiroz
Matrícula : 16101244
Disciplina: EGC5019 - Ambientes virtuais de aprendizagem
Com as mudanças em decorrência da crise do coronavírus muitas empresas tiveram que adaptar o seu funcionamento aos meios virtuais. Aumentando assim a quantidade de profissionais que aderiram a esse modo de trabalho para manter seus empregos e sua qualidade de vida em tempos difíceis.
Mesmo após o período mais
crítico da pandemia, muitas empresas notaram uma redução de custos em seus
balanços devido a redução dos custos fixos de funcionamento fazendo com que
muitos empresários passassem a refletir sobre a necessidade de manter a estrutura
física em certos setores.
Apesar da redução de
custos, por parte dos funcionários a visão não se mostra tão agradável quanto
deveria ser. Com a necessidade de adaptação ao modo home office surgem
reclamações com relação a quantidade de tarefas a fazer. Tornando a conveniência
do home office um trabalho mais exigente e dispendioso.
O modo de trabalho home
office surge através de um processo de inovação do modo tradicional de trabalho,
onde vendemos nossa mão-de-obra em função do tempo em troca de um salário. Com
isso a necessidade da ação comumente conhecida como “bater o ponto” passa a ser
questionada. Dado que nem todas as profissões exigem um contato pessoal para
serem realizadas e a produção de um indivíduo varia em função do tempo,
possuindo picos e baixas de produtividade durante o dia.
Esse fato já pode ser
observado em grandes e consolidadas empresas como o Google, onde a jornada de
trabalho foi reduzida ou se torna variável e a própria empresa oferece áreas de
descanso e descontração dentre os funcionários, que tem por finalidade manter
um ambiente mais agradável e aumentar a rentabilidade produtiva de seus funcionários
dentro da empresa.
O modo de trabalho home
office contudo demonstra como toda inovação ter seus prós e contras. É notório que
determinados setores como telecomunicação tem uma maior adaptabilidade a esse
modo de trabalho do que empresas varejistas ou em reuniões com maior grau de importância,
como fusões de empresas ou novas contratações.
A carga de trabalho para empresas
que se transferem ao meio digital precisa ser rebalanceada a nova realidade,
tendo uma tarefa maior do que empresas que já surgiram nesse meio, para tornar
o modo de trabalho home office mais vantajoso a todos os elementos da equação. Tornando
o fluxo produtivo mais adaptável as necessidades de seus funcionários.
AGUIAR, ESTELA. Após começo turbulento,
empresas se adaptam ao home-office e planejam mantê-lo. CNN.
Link <https://www.cnnbrasil.com.br/business/apos-comeco-turbulento-empresas-se-adaptam-ao-home-office-e-planejam-mante-lo/>.
IBRE.FGV. Percepção das empresas sobre o home
office no período da pandemia. Link: <https://blogdoibre.fgv.br/posts/percepcao-das-empresas-sobre-o-home-office-no-periodo-da-pandemia>.
GANDRA, ALANA. Percepção das empresas sobre o home
office no período da pandemia. Agência Brasil. Link: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-04/trabalho-em-home-office-tende-continuar-apos-fim-da-pandemia>.
GRANATO,LUISA. Por dentro do novo escritório do
Google e seu modelo híbrido. EXAME. Link:<https://exame.com/carreira/novo-escritorio-google-trabalho-hibrido/>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário