A importância das Softs Skills nas Redes Sociais
EGC5020-09318/10316 (20212) - Redes Sociais e Virtuais
César Morais Ferreira
Matrícula: 17205086
As Soft Skills são competências subjetivas, muito mais difíceis de avaliar. Também são conhecidas como people skills (habilidades com pessoas) ou interpersonal skills (habilidades interpessoais), porque elas estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas em suas redes sociais. Neste artigo vou focar na importância delas nas redes sociais das nossas vidas.
Hoje em dia os recrutadores buscam candidatos que tenham habilidades comportamentais específicas. Isso acontece porque é muito mais fácil para a empresa treinar uma competência técnica do que uma comportamental, por isso inicio falando talvez da mais importante.
Atitude
Vocês conhecem a Lei de Pareto? Ela afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Uma das interpretações dessa lei, nas organizações, é que 80% do resultado vem do trabalho de 20% das pessoas. Se um não fizer o que tem que ser feito, dificilmente outra pessoa vai fazer, com ressalva, isso não quer dizer que você tem que fazer tudo sozinho.
Resolução de Conflitos
Depois de um tempo, fui tendo clareza de que, ao contrário do que eu imaginava, as divergências que nos fazem chegar tão longe. Jeff Bezos, CEO da Amazon, tem uma célebre frase que diz o seguinte: "Discordo e me comprometo". Pouco importam as caras feias ou os vários minutos onde ficamos debatendo sobre o mesmo ponto, contando que, ao final, todos se comprometam com o que foi definido. Essa visão de norte bem definida entrega segurança de nada ficar entre linhas.
Senso de liderança
Para falar sobre liderança é preciso falar sobre motivação. Em pesquisas sobre comportamento humano e a relação dele com o trabalho já foi descoberto que a recompensa financeira não é uma fonte direta de motivação. Não quero discordar de pesquisas muito mais complexas do que minha própria análise empírica.
Mas para sintetizar, trago algo que aprendi na minha pequena experiência profissional: Primeiro você veste sua própria camisa e, depois, você coloca a camisa da organização. O ponto é, o seu propósito precisa estar alinhado ao da instituição.
Se você já está no mercado de trabalho e tem aí uma posição que te permite escolher os próximos membros da sua empresa, olhe para esse pessoal. Eles vão fazer o teu negócio virar, por isso, acredito que o papel do líder, portanto, é dar clareza sobre o norte da organização e ajudar seus liderados a descobrirem seu próprio norte.
Accountability
Entender seus talentos e backhands é extremamente importante! Principalmente em redes sociais que promovem isso, como as StartUp.
Neste tipo de ambiente algo que sempre estará em pauta é o seu desenvolvimento e das pessoas ao seu redor. Dessa forma, é imprescindível que cada um saiba exatamente em que ponto pode colaborar e em que situações ele/ela precisará de ajuda.
Um time só é um time se os jogadores forem diferentes!
Faça uma lista de características suas, de um lado talentos e de outro pontos de melhoria e reflita sobre eles. Além de te ajudar com os processos seletivos, também te ajuda a se desenvolver.
Mais que citar suas características, pense em exemplos que explicam o porquê ou situações que você aplicou isso na sua vida.
Comunicação Interpessoal
Para esse exemplo temos que falar sem dúvidas um dos momentos mais difíceis da nossa vida profissional que são as entrevistas de emprego. A ansiedade começa a surgir, o nervosismo vai aumentando e quando a gente vê já estamos ali falando um monte sobre nós mesmos pra alguém que a gente nem conhece direito!
Note que a maioria das perguntas de entrevistas são abertas, possibilitando que você consiga falar sobre uma ampla gama de informações sem fugir da pergunta. Cuidado, no entanto, para não cair no extremo oposto: não saia contando sobre tudo, você não precisa “vender seu peixe” ou contar sua “história de vida”. Candidatos que falam demais são muitas vezes vistos como prolixos, perdem o foco da pergunta, se esquecem da pergunta, não a respondem, justificam suas decisões e experiências e as vezes acabam revelando coisas que não eram necessárias e que podem inclusive causar constrangimento para ambas as partes.
Continuamos nos desenvolvendo...
Enfim, com a medida do tempo acredito que esse texto poderia ser incrementado com diversas outras competências, com capacidade de persuasão, proatividade e capacidade de trabalhar sob pressão. Para cada um deles, uma história diferente.
Referências
Soft skills: o que são, 10 principais exemplos e como desenvolver; Acessado em 29/05/2022; Disponível em: https://www.gupy.io/blog/soft-skills
O que são hard skills e soft skills? Como desenvolver os estudantes! Acessado em 29/05/2022; Disponível em: https://hed.pearson.com.br/blog/solucoes-profissionais/o-que-sao-hard-skills-e-soft-skills-como-desenvolver-os-estudantes#:~:text=o%20Ensino%20Superior-,O%20que%20s%C3%A3o%20soft%20skills%3F,empresas%20dos%20mais%20diferentes%20segmentos.
A VALORIZAÇÃO DAS SOFT SKILLS NAS ORGANIZAÇÕES INOVADORAS; Autoras: Lívia Trucharte Costa e Maria Eduarda Lima Pereira. Acessado em 29/05/2022; Disponível em: https://www.gazetavargasfgv.com/post/a-valoriza%C3%A7%C3%A3o-das-soft-skills-nas-orgaRede socialniza%C3%A7%C3%B5es-inovadoras
Nenhum comentário:
Postar um comentário