segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Como a Tecnologia Afeta a Qualidade de Vida no Trabalho

Por Gabriel de Freitas Winkelmann (15200975)

       A palavra “tecnologia” não é mais vista com receio no mundo comercial e muito menos para a vida pessoal dos indivíduos. Novos aparelhos, softwares, serviços, e produtos chegam ao mercado todo dia promovendo produtividade com maior eficiência para seus usuários.
Com o passar do tempo, a tecnologia tem ajudado muito os trabalhadores a maximizar seu trabalho, tornando-o mais dinâmico e produtivo. De uma outra face, a tecnologia também tem deixado as pessoas conectadas na maior parte do seu dia com questões do trabalho e mais sedentárias com o uso de computadores em grandes jornadas de trabalho. Isso gera uma preocupação com a estabilidade física e emocional do funcionário, afeta na empresa como todo.
Algumas tecnologias tem proporcionado uma maior qualidade de vida para seus usuários, e de modo geral está sendo recebida por uma grande parte das empresas de maneira bem positiva diante os resultados



Plataformas Digitais de Aprendizagem

Em muitos locais de trabalho, é comum que nos primeiros dias seja aplicado aos novos colaboradores palestras e treinamentos intensivos para fazer conhecimento sobre a empresa e o serviço que irá executar. Esses treinamentos em massa acabam sendo ineficientes e exaustaste para os que assistem, devido a quantidade de informações apresentadas e a didática que é utilizada. 
Pensando nesses fatores, que se tornam problemas, muitas empresas tem disponibilizado plataformas digitais para ofertar esses treinamentos, e os usuários tem apresentado uma grande aceitação, visto que esses cursos podem ser realizados em horários e locais flexíveis. 
Alguns exemplos de plataformas digitais que oferecem cursos com assuntos gerais ou específicos são: Udemy, Khan Academy e UOL Educação. Essas plataformas podem oferecer seu serviço de forma paga ou gratuita. 



                                        


Deslocamento Prático 

Diante dos incômodos relatados pelos funcionários, empresas de grandes cidades, perceberam que a locomoção de casa até a sede com trânsito, ou para reunião com clientes, mesmo que com carro da empresa, é um fator extremamente desgastaste na rotina.  






Algumas alternativas encontradas para amenizar esse problema, foi oferecer ao colaborador o convênio com empresas que terceirizam corridas particulares. Através de aplicativos como Uber, 99POP e Cabify, muitas pessoas acabaram deixando o carro na garagem e utilizando esse serviço, que é financeiramente mais acessível que um taxi e oferece o mesmo conforto de um carro próprio. 



Redes Sociais Corporativas

Com empresas cada vez maiores, a comunicação e a socialização entre os funcionários está cada vez mais complicada. Questões como possuir uma sede com muitos andares, setores e rotatividade de pessoas tornam mais dificultoso o acesso a informações internas na empresa. 
Afim de facilitar esses acessos e gerar maior entrosamento entre os funcionários, grandes empresas do setor tecnológico, tem oferecido uma ferramenta para essa  auxiliar nessas trocas de informações. 
O Facebook oferece o Workplace, uma rede social voltada ao setor corporativo, trazendo informações e interações com objetivo comercial. Outro produto desse segmento é ofertado pela Microsoft Office, o Yammer, possuindo praticamente as mesmas caracterizas e ferramentas do seu concorrente, ambos visam apresentar funções que julgam facilitar a rotina do funcionário, tais como: chat, ligação de voz e vídeo e traduções automáticas. 




Home Office 

Devido ao grande avanço tecnológico que hoje está presente nas organizações, é possível acessar redes, sites e sistemas sem estar no espaço físico da empresa. Essa facilidade tem feito empresas analisarem situações onde um funcionário qualificado pode apresentar maior produtividade sem sair de sua casa. 




Apesar de parecer um pouco estranho esse novo modelo de trabalho, pesquisas feitas com funcionários, apontam que existe um grande desgaste em fatores que antecedem o dia de trabalho, afetando diretamente na eficácia do colaborador, e esse método ajuda em casos individuais. 







Referências:

http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v2n2_tecnologia.htm
http://www.fenassec.com.br/site/xviii_consec_2012/artigo_selecionado_mudancas_tecnologicas.pdf
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/10/facebook-lanca-workplace-plataforma-social-para-empresas.html
https://marketingdeconteudo.com/plataformas-de-cursos-online/

Nenhum comentário:

Postar um comentário