Como a tecnologia torna a sala de aula mais acessível a todos
Hoje em dia já é previsto em constituição a disponibilização de uma educação de qualidade para cidadãos que possuem algum tipo de necessidade especiais. Mesmo sendo previsto em lei essa “educação de qualidade" muitas vezes não acontece de maneira correta, sendo muito difícil a padronização de ensino para essas pessoas. Ao longo dos anos, com avanços legais e tecnológicos, houve um grande salto nesse quesito educacional. Mas aonde entra a tecnologia nesse meio?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 6,7% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, seja física ou mental. Em paralelo aos dados do último Censo Escolar, de 2010, mostram que 35% desta população está fora das escolas.
Podemos falar então que o ensino inclusivo enfrenta diversos tipos de obstáculos e desafios, mas segue firme tentando entregar sempre o seu melhor. Dentro da esfera do ensino tradicional (ensino básico ao ensino médio), nota-se que há uma grande barreira no que se trata do ensino por meio de tecnologias. Essas barreiras podem vir de todas as vertentes, seja pelo aluno desinteressado no processo educacional ou até mesmo pela resistência dos professores em utilizar dessas tecnologias. Na maioria das vezes, não se aplica a tecnologia de forma efetiva e colocando o aluno em segundo plano.
Outro grande problema que acontece ao se tentar inserir tecnologia na educação é a utilização da mesma com somente uma pequena parcela dos alunos daquela sala de aula. Isso faz com que o educador tenha que adaptar cada processo ou cada aula para os diferentes alunos.
Em entrevista com o CEO da Sejunta Tecnologia, para o jornal Dia a Dia. Ele diz que a Sejunta é uma startup educacional que oferece projetos de integração digital às instituições de ensino por meio de tecnologias Apple, mesmo que o Brasil seja referência no quesito educação inclusiva, o tema ainda é, muitas vezes, tratado como ensino especial. “A educação inclusiva é a integração dos processos de ensino e aprendizagem que rompe a exclusão de todas as minorias do país. Podemos chamar de ensino inclusivo aquele que promove, na prática, a inclusão do aluno, sobretudo estudantes com deficiência, em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula”. (JORNAL DIA A DIA, 2022)
Tecnologias e acessibilidade
É essencial avaliar de forma personalizada cada tecnologia e entender a especificidade de cada aluno para assim designar como cada ferramenta irá ajudar no processo educacional daquele indivíduo. Todos os alunos devem ser incluídos de maneira igualitária e participativa de todo o contexto educacional. Além de criar espaço para o debate, as escolas precisam proporcionar fácil acesso às ferramentas, já que a tecnologia pode tornar a sala de aula mais inclusiva. O diálogo também é ferramenta essencial nesse processo de inclusão tecnológica desses indivíduos.
Os recursos tecnológicos utilizados na educação podem romper barreiras do ensino, tornando tudo mais divertido e eficaz. O CEO da Sejunta também diz que: “a tecnologia possibilita aos alunos que possuem algum tipo de deficiência o alcance de tarefas que, sem o suporte, não conseguiriam. Mais do que causar equidade, a tecnologia permite que o aluno realize o que sempre quis”
A educação inclusiva já deveria ser uma realidade absoluta, mas infelizmente ainda temos grandes caminhos para percorrer. Abaixo podemos citar algumas ferramentas que podem ajudar na inclusão de todos as tecnologias:
Deficientes Visuais: Utilização do VoiceOver, um gadget que lê em voz alta todo o conteúdo projetado em uma determinada tela. Dentro dos aparelhos portáteis como tablets e smartphones, podemos utilizar ferramentas como o zoom na tela ou alteração de cores e contraste, facilitando a leitura de determinados textos e apresentações.
Deficientes Auditivos: 99% dos aparelhos portáteis hoje possuem conexão via bluetooth, facilitando a utilização de aparelhos auditivos em conjunto desses dispositivos tecnológicos.
Deficientes motores: É possível personalizar a sensibilidade da tela dos aparelhos, explorar comandos por voz e conectar acessórios que auxiliem o estudante a controlar os dispositivos.
Deficientes cognitivos: Hoje em dia existem diversos aplicativos e features dentro dos aparelhos tecnológicos que conseguem prender atenção e diminuir alguns efeitos da deficiência de atenção.
O uso da tecnologia torna os alunos protagonistas do próprio aprendizado, de forma que conduzam o conhecimento às próprias necessidades.
Conclusão
Vemos então que as tecnologias adequadas existem, só precisamos de muita perseverança dos tutores e dos professores para fazer com que elas sejam devidamente aplicadas e aproveitadas. O bom uso dessas ferramentas é essencial, temos o mundo na palma de nossas mãos, só precisamos saber utilizá-la de forma inteligente e eficaz.
Outra grande ferramenta que executa importante papel dentro da população em geral, são as redes sociais. Ferramentas essenciais para o desenvolvimento das percepções do mundo e do caráter de cada indivíduo, claro que se utilizada da maneira mais correta.
Referências
BRASIL. IBGE. (org.). IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 21 mar. 2022.
MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO E METODOLOGIAS ATIVAS: CONHEÇA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS. São Paulo: Bei Educaçãpo, 2020. Disponível em: https://beieducacao.com.br/metodo-tradicional-de-ensino-e-metodologias-ativas-conheca-as-principais-diferencas/#:~:text=No%20m%C3%A9todo%20tradicional%20de%20ensino,memorizar%20e%20reproduzir%20os%20saberes.. Acesso em: 21 mar. 2022.
SUZUMURA, Daniel. Educação inclusiva: como a tecnologia torna a sala de aula mais acessível. Jornal Dia A Dia. Três Lagoas - Ms, p. 1-1. 04 mar. 2022. Disponível em: https://jornaldiadia.com.br/educacao-inclusiva-como-a-tecnologia-torna-a-sala-de-aula-mais-acessivel/. Acesso em: 21 mar. 2022.
SEJUNTA (org.). SEJUNTA. 2022. Disponível em: https://sejunta.com.br/. Acesso em: 21 mar. 2022.
INSTITUTO RODRIGO MENDES. O que é educação inclusiva? Disponível em: https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/o-que-e-educacao-inclusiva/. Acesso em: 21 mar. 2022.
FELIPE FERREIRA (org.). Educação inclusiva: quais os pilares e o que a escola precisa fazer? 2020. Disponível em: https://www.proesc.com/blog/educacao-inclusiva-o-que-a-escola-precisa-fazer/. Acesso em: 21 mar. 2022.
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