BARREIRAS DE ENTRADA PARA SER UM SOCIAL MEDIA
Redes Sociais e Virtuais
Eduardo Jubilut Alves da SIlva
15201210
As carreiras e profissões construídas 100% no meio digital, já vem crescendo a algum tempo. Com o passar dos anos, novas profissões vem surgindo e se mostrando uma excelente fonte de alavancar capital e criar uma estrutura sólida de trabalho.
A carreira de Social Media é uma dessas que vem ganhando cada vez mais tração e se tornando uma ótima opção para diversas pessoas. O fato do trabalho 100% digital, horários flexíveis, possibilidade de escala na renda, tem feito com que muitas pessoas em cargos com ganhos fixos, tenham migrado para uma capacitação e para o mercado de Social Media.
Ser um Social Media significa basicamente gerenciar as redes sociais de alguma marca ou figura pública. É ele quem cria o calendário de postagens, pensa nas estratégias, executa as ações propostas na estratégia e cuida dos dados referente a engajamento, alcance, crescimento, etc. Normalmente esse trabalho é feito através do canal do Instagram, mas o trabalho de um Social Media pode ir além disso, adentrando nas estratégias de comunicação de canais como facebook, telegram, whatsapp, linkedin, youtube, etc. Cada canal tem sua própria forma de funcionar, seu próprio algoritmo. O que funciona em um canal não necessariamente vai funcionar em outro. Por isso o Social Media precisa se aprofundar nos canais em que deverá atuar.
Pelas redes sociais serem muito dinâmicas, é preciso que um Social Media esteja sempre antenado nas tendências, nos conteúdo que são populares, em conteúdo que estão dentro da cultura POP, para poder direcionar as estratégias da sua comunicação para um caminho assertivo e que gera o engajamento necessário.
Existem dois formatos principais para ser um Social Media. O modelo onde você pode ser contratado e trabalhar de forma fixa, num modelo CLT ou PJ, gerenciando apenas a conta de uma empresa ou pessoa. Outro modelo possível é trabalhar como autônomo, gerenciando mais de uma conta. Existem aqueles que seguem um caminho diferente, ensinando outras pessoas a se tornarem Social Media também. É claro que esse último caminho exige mais tempo de mercado e experiência suficiente para gerar autoridade. Grande parte das vezes, essas pessoas monetizam através da venda dos próprios cursos, disponibilizando os mesmos em plataformas como as da Hotmart e da Eduzz.
A verdade é que pra ser tornar um Social Media, não é uma tarefa tão simples assim. Não é só criar qualquer postagem e sair publicando por ai. Um Social Media precisa estudar muito, se dedicar, manter uma constância. É preciso se aprofundar nos objetivos da marca, no algoritmo do canal que será utilizado, entender sobre growth marketing para fazer testes e conseguir metrificá-los da melhor forma. É preciso saber escrever, se relacionar, se comunicar, entender de publicidade, entre outras coisas. Pode parecer uma profissão simples, mas na verdade ela exige diversas skills diferentes.
É por isso que normalmente as pessoas que ocupam cargos de Social Media, são pessoas formadas em Publicidade e Propagando, Jornalismo, Administração e Marketing. Por ser uma profissão recente, não existem cursos muito formais no mercado que proporcionem uma boa capacitação para pessoas que buscam se desenvolver nesse mercado. Existem instituições, como no caso do Descomplica, que oferecem formação em Marketing Digital Estratégico. O benefício dessas instituições é que a pessoa pode seguir uma formação pelo preço de 12x R$19,90, tornando o acesso à educação extremamente acessível.
Mas uma coisa é certa, com a internet, o acesso ao conhecimento foi muito facilitado. Como a profissão de Social Media não é algo extremamente formalizado, está ainda no seu início e não existem graduações específicas pra isso, o aprendizado e o avanço na carreira irão depender muito mais da vontade de crescer e da garra que o profissional terá. O Google Analytics, por exemplo, que é uma ferramenta necessária para desempenhar como Social Media, possui cursos gratuitos com certificação reconhecida por diversas empresas.
Além disso, existem pessoas com muito tempo de mercado oferecendo seus cursos, como é o caso da Keila Neves, uma Social Media que lança seu curso de tempos em tempos, com o objetivo de capacitar novas pessoas para seguirem carreira autônoma como Social Media.
Fica claro então, que a maior barreira de entrada para se tornar um Social Media, é o próprio estilo comportamental do profissional. Tendo acesso a um computador e internet, todos têm a oportunidade de adentrar neste mercado.
REFERÊNCIAS
https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-e-google-analytics/
https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-faz-um-social-media/
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