sábado, 7 de novembro de 2020

Tecnologia na Educação

Quando pensamos em tecnologia na educação, alguns questionamentos podem surgir, tais como a aplicabilidade dessas ferramentas, para quais funções elas podem ser empregadas, ou mesmo, por que utilizá-las? No artigo abaixo você pode conferir comentários sobre esses questionamentos e compreender um pouco mais sobre o emprego da tecnologia na educação, assunto que está em grande evidência devido a adoção, em meio a pandemia, do ensino remoto e híbrido.



Com a chegada da pandemia, diversas instituições precisaram reinventar a forma como seus processos eram realizados. Visto que, nem todas as ferramentas do antigo modelo atendiam as necessidades de atividades remotas. Dentre essas instituições, estão as escolas como grande impactadas, principalmente, pela necessidade de rápida adoção de tecnologias como elemento essencial para continuidade das atividades escolares.


De fato, as tecnologias educacionais não são uma novidade, diversas escolas já utilizavam algum tipo de ferramenta como forma de apoio para os estudantes. Porém, quando se tratam de escolas da rede pública a realidade já é diferente, e mesmo em escolas particulares que já adotavam a tecnologia, essas ferramentas ainda estavam distantes de serem consideradas essenciais para o ensino.


Além disso, independente das dificuldades ainda encontradas para a utilização da tecnologia em sala de aula, podemos considerar que a adoção dessas ferramentas agora e futuramente já é um fato. Visto que, as demandas do mundo atual exigem o desenvolvimento de habilidades relacionadas à tecnologia e também, porque os estímulos necessitam de correlação com o que se passa no mundo atualmente. Portanto, em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, não se vê mais tanto sentido em salas de aula apenas expositivas ou que pouco consideram as habilidades individuais de cada estudante.


Com a mudança de cenário, as tecnologias educacionais tornaram-se fundamentais e podem indicar uma adoção crescente e contínua por parte das escolas. Neste artigo, serão abordadas algumas das tecnologias educacionais existentes e especialmente, com foco na utilização de dados para a educação.


Dentre as principais aplicações de tecnologia na educação estão:


  • Gamificação: proposta que traz aos conteúdos de sala de aula um teor voltado para o mundo dos jogos. Dentre os benefícios da prática podem ser citados a melhoria no engajamento dos alunos e a dinamização do ensino.

  • Ensino de robótica: essa prática envolve o desenvolvimento do aprendizado da lógica, da parte prática (mecânica, por exemplo), da criatividade e da autonomia dos alunos em desenvolverem seus próprios projetos.

  • Inteligência Artificial: uma das possíveis aplicações é o uso da IA na identificação das principais dificuldades do aluno e posteriormente, na geração de exercícios direcionados em que ele possa se desenvolver com a prática.

  • Metodologia de sala de aula invertida: com a prática dessa metodologia é possível estimular os alunos a buscarem conteúdos por meio de diferentes canais da tecnologia, como sites, vídeos, ebooks, dentre outros. Além de promover a autonomia do estudante em sala de aula.

  • Softwares para coleta de dados:  esse tipo de ferramenta é bastante interessante para que a evolução do aprendizado individual de cada estudante seja avaliada de forma individual. Essa questão é importante porque cada aluno aprende de uma forma diferente e possui as suas próprias dificuldades e facilidades em determinadas disciplinas. Sendo assim, uma das possíveis utilidades de um software coletor de dados seria o de geração de relatórios personalizados sobre o desempenho de cada estudante. Assim, além de pais e professores poderem acessar facilmente o desempenho do estudante, também é possível que propostas para melhoria do aprendizado do aluno sejam melhor direcionadas.


Os exemplos acima são apenas algumas das possibilidades em que a tecnologia pode ser aplicada na educação. Além disso, é interessante salientar que mesmo no caso de tecnologias como a inteligência artificial, por exemplo, que podem parecer distantes ou mesmo complicadas para utilização de alunos e professores, o uso acaba sendo facilitado por meio da aplicação em plataforma ou apps já desenvolvidos para o ambiente escolar.



Abaixo, você pode conferir um vídeo que contextualiza o emprego da tecnologia na educação atualmente:



Autora: Lara Pinheiro e Silva

Email: larapinheiroesilva@gmail.com

Economia, UFSC


Referência: 


CONHEÇA as principais tendências de tecnologia na educação. Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/conheca-as-principais-tendencias-de-tecnologia-na-educacao/. Acesso em: 05 set. 2020.


TECNOLOGIA Educacional: Como ensinar para as novas gerações. Disponível em: https://sae.digital/tecnologia-educacional/#:~:text=A%20Tecnologia%20Educacional%20%C3%A9%20um,processo%20de%20ensino%20e%20aprendizagem.. Acesso em: 6 set. 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário