Autora: Danielly dos Santos dos Santos
As redes sociais tem um potencial incrível na disseminação de informação e geração de conteúdos para discussão. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o mundo experimentou um momento de grande necessidade de inovação, de velocidade e de adaptação. O ensino a distância, ganhou força com as redes sociais. Em meio a uma geração que consome múltiplos conteúdos simultaneamente, professores precisam conseguir prender a atenção de um aluno por, ao menos, 40 minutos, o que não é uma tarefa fácil.
Foto de Kon Karampelas em Unsplash
Uma das ferramentas mais usadas no momento, que conta com 1,5 bilhões de usuários mensais, o TikTok tem feito muitos adeptos na área da educação. Muitos professores estão entrando no aplicativo para desenvolver seus conteúdos de maneira que engaje e encante seus alunos em um ambiente em que já estão acostumados. Os conteúdos são rápidos e embalados pelas tendências, ou “trends”, do momento, com elas o aplicativo potencializa o alcance desses conteúdos que vão além dos alunos da turma do professor.
@medeirosthuanm O que você aprendeu em Genética? Deixa nos comentários ##genes ##genética ##Aa ##biologia
♬ Dança da Mãozinha Tchakabum - Vagner Cruz
O pedagogo de Joinville, Thuann Wueslley Medeiros, percebeu que precisaria inovar para prender e despertar a atenção dos seus alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Positivo. Como fazer a Biologia competir com os diversos estímulos que os jovens estão cada vez mais expostos? A solução foi produzir pequenos, rápidos e divertidos vídeos para a rede social em que seus alunos estão mais presentes, o TikTok. O professor diz que, “Hoje em dia chamar a atenção da garotada está se tornando cada vez mais difícil, por isso acredito que explorar as novas tecnologias é super importante para chegar um pouco mais próximo dessa galera e da linguagem que eles estão acostumados a usar”.
Assim como Thuann, a professora Luciane Denise Gualdezi também percebeu que para reter a atenção da turma de alunos da Educação Infantil do Colégio Positivo em Ponta Grossa seria necessário estar mais presente no dia-a-dia dos alunos em um ambiente mais comum a estes. Além da produção de conteúdo, a réplica fica facilitada com as ferramentas da plataforma como os populares “duetos”, a professora conta que o desafio foi grande, mas que o engajamento foi surpreendente. “A aula era sobre óculos e, para ser mais atrativa, eu disse que seriam óculos mágicos. Coloquei os meus e mostrei que, com eles, eu podia estar em um reino de princesas, com os dinossauros ou no Egito antigo. Editei e passei para os alunos, que depois precisavam gravar um vídeo para me mostrar o que eles imaginavam com os óculos deles” conta Luciane.
A hashtag #LearnOnTikTok contabiliza 7 bilhões de visualizações, ficou tão famosa na rede que a própria plataforma desenvolverá em breve uma iniciativa para estimular a produção de conteúdo educativo a partir de universidades e escolas. Aqui no Brasil, as hashtags #AprendaNoTikTok tem mais de 100 milhões de views, e a #AprendiNaQuarentena já conta com mais de 10 milhões de visualizações.
O ensino a distância veio pra ficar e a conexão com as redes sociais fomenta maior identidade entre alunos e professores que, cada vez mais, buscam inovar em seus métodos e formatos para que seus esforços impactem mais e com mais qualidade a vida de seus e de outros alunos.
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/redes-sociais-a-favor-dos-estudos/
https://www.bemparana.com.br/noticia/pedagogia-de-tiktok-vira-tendencia-durante-pandemia#.X6cbzdBKjIU
https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/07/professores-no-tiktok.htm
https://medium.youpix.com.br/o-ead-t%C3%A1-diferente-tiktok-ajuda-a-educar-com-encantamento-588744a06681
https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/11/21/tiktok-se-torna-a-quarta-maior-rede-social-em-numero-de-usuarios.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário