sábado, 7 de novembro de 2020

RASTREABILIDADE: A TECNOLOGIA EM BENEFÍCIO DA ALIMENTAÇÃO

Autor: Sérgio MuriLO De Mattos Filho

RASTREABILIDA: A TÉCNOLOGIA EM BENEFÍCIO DA ALIMENTAÇÃO.

Nos últimos tempos, houve uma crescente preocupação dos consumidores com a qualidade dos produtos que consomem, bem como com sua segurança alimentar. Por essa razão, sistemas de controle de qualidade da cadeia de produção de alimentos foram implementados e a legislação higiênico-sanitária tem entrado em foco nos últimos anos. Um dos sistemas criados para dar maior visibilidade à cadeia de produção desses alimentos, para aproximar o produtor de alimentos ao seu consumidor, e principalmente, auxiliar aos indivíduos sobre sua escolha e conscientizá-los sobre sua segurança alimentar, é a rastreabilidade.
A rastreabilidade foi criada e se sustenta de instituições reguladoras e os produtores de alimentos. É um sistema que cria códigos e números, que devem estar aderidos aos alimentos,adores, que oferecem seus serviços para todo o processo; agentes certificadores, que tem como fun fazendo um intercâmbio do consumidor ao lugar de origem desse produto. O cliente deve ser direcionado à um site, onde há diversas informações sobre o seu alimento, como de onde veio, como foi produzido, o lote do produto, e que produtor ou empresa fornece esse alimento. Além disso, deve funcionar como um objeto de conscientização sobre a ampla cadeia de produção dos alimentos e os diversos processos relacionados à ela. Esse processo de rastreamento, envolve diversos atores, sendo eles: os agentes reguladores, que definem regras, normas e leis que devem ser seguidas para o rastreamento de alimentos; agente facilitção certificar-se de que as leis e normas estão sendo cumpridas; consumidores, que são os beneficiados do processo de rastreabilidade; cadeia produtiva, que envolve todos os atores deste, até a chegada do alimento ao consumidor; e as ONG’s, que devem conscientizar os consumidores à aquisição de produtos sustentáveis.
fazendo um intercâmbio do consumidor ao lugar de origem desse produto. O cliente deve ser direcionado à um site, onde há diversas informações sobre o seu alimento, como de onde veio, como foi produzido, o lote do produto, e que produtor ou empresa fornece esse alimento. Além disso, deve funcionar como um objeto de conscientização sobre a ampla cadeia de produção dos alimentos e os diversos processos relacionados à ela. Esse processo de rastreamento, envolve diversos atores, sendo eles: os agentes reguladores, que definem https://observatorioderedessociais.blogspot.com/2020/11/rastreabilidade-tecnologia-em-beneficio.htmlregras, normas e leis que devem ser seguidas para o rastreamento de alimentos; agente facilit Mas, o que ainda preocupa é o conhecimento dos consumidores quanto ao processo de rastreabilidade. Segundo estudos, somente quando educado, o cliente passa a ver este processo como fundamental para a sua segurança alimentar. Mas, o processo de rastreabilidade ainda é recente. Assim, como a maioria dos consumidores também desconhece outras certificações de controle de qualidade desses produtos. Outros estudos apontam que muitos consumidores fazem relação entre a rastreabilidade e outras certificações ao preço elevado dos alimentos. Mas ainda sim, após conhecerem o processo, acreditam que deve colaborar e enfatizam a importância destes para sua segurança alimentar. Além disso, a rastreabilidade contribui para o controle dos produtores e mercados no caso de lotes de produtos estragados, fora de validade ou em estado impróprio para consumo após análises. Sendo assim, o rastreio indica os alimentos que devem ser retirados das prateleiras imediatamente. Contudo, há grande debate sobre as falhas da rastreabilidade e dos sites que os consumidores acessam. Por vezes os códigos e números não funcionam, os links geram erros e não são acessíveis e muitos consumidores não têm acesso à rede de internet, ou essas, dentro dos mercados, são falhas. A rastreabilidade deve se tornar uma ferramenta muito importante e cada vez mais desenvolvida e investida dentro dos processos de controle de qualidade, corrigindo essas falhas que o sistema ainda possui. Ademais, campanhas educativas devem ser desenvolvidas para que a população tenha conhecimento sobre a rastreabilidade, e este, é passo essencial para o reconhecimento e desenvolvimento desta ideia que ainda tem muito potencial para crescer. É de extrema importância o reconhecimento do consumidor sobre de onde seu alimento teve origem e os diversos atores envolvidos para que seu produto chegue com qualidade ao seu prato.



Referências

ANDRADE, Juliana Cunha de et al. Percepção do consumidor frente aos riscos associados aos alimentos, sua segurança e rastreabilidade. 2013. Brazilian Journal of Food Technology. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bjft/v16n3/a03 v16n3.pdf. Acesso em: 05 Out. 2020.

VALENT, Joice Zagna et al. Fatores determinantes do consumo de alimentos certificados no Brasil. 2014. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/arti cle/view/13094/pdf. Acesso em: 03 out. 2020.

FIGUEIREDO, Luiz Guilherme Buchmann; OLIVEIRA, André Teixeira de; OLIVEIRA, Clarice de Souza Mendonça de. Rastreabilidade de produtos: atores, classificação e desafios. 2013.

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