Aluna: Ariadne Lima Pim
Matrícula: 17104552
O uso Instagram como uma fonte poderosa de vendas
Não é novidade para ninguém o crescimento exponencial que as redes sociais têm conquistado no último ano. Ela se tornou um recurso poderoso e de fácil acessibilidade para que as marcas se posicionem, entreguem conteúdo, mostrem seus produtos e serviços, e que também consigam vendê-los.
O relatório global desenvolvido pela We are social e Hootsuite em 2021 mostram o crescimento e atividade das redes sociais. E como podemos ver abaixo, no ano de 2021, o número de usuários ativos nas redes sociais já ultrapassa a marca de 53% da população mundial.
Fonte: Relatório Digital 2021 - We are Social e Hootsuite.
De acordo com o levantamento realizado pela empresa Statisa e divulgado pelo Shopify, apenas no Brasil o número de usuários ativos ultrapassa a casa dos 99 milhões, o que representa mais de 47% da população brasileira.
Fonte: Shopify
Se há tantos usuários ativos nas mídias e as barreiras de entrada são praticamente nulas: por que não utilizá-las como uma fonte de receita e geração de vendas? É exatamente isso que as marcas têm feito, e que o próprio Instagram tem incentivado, por meio de funcionalidades e recompensas monetárias.
Posicionamento nas Redes Sociais
“Antes de vender, é preciso me posicionar?”
Não é um critério obrigatório, há muitas marcas vendendo diariamente sem presença nas mídias sociais. Contudo, as marcas que criam conteúdo de forma contínua, ficam ativas e criam fortes relacionamentos com a sua audiência, vendem mais.
Vamos a um exemplo prático?
Imagine que você está na dúvida sobre 2 produtos que possuem as mesmas características e mesmo preço, mas são ofertados por marcas diferentes. Qual o seu primeiro instinto? Vou procurar avaliações deste produto e/ou saber mais sobre essa marca.
Ao acessar o instagram da marca 1, você encontra um perfil repleto de conteúdo, prova social, comentários positivos e recomendações. Já ao acessar o perfil da marca 2, você encontra 1 post de meses atrás sem um mísero comentário. Qual marca você vai confiar mais para comprar?
Viu só como o posicionamento pode impactar na sua venda? Usando a premissa do posicionamento para vender mais, e análise do posicionamento algumas marcas como: Magazine Luiza, Conquer, Aprova Total e Netflix, aqui vão algumas considerações:
Persona: A persona nada mais é do que uma representação fictícia do público ideal. Ela deve ser o primeiro passo para que as marcas entendam o seu público e possam criar conteúdos e ações que conversem diretamente com essas pessoas.
Linha Editorial: São os temas escolhidos para a comunicação da marca. Quais assuntos ela irá falar? Sobre quais temas ela vai se posicionar?
“Linha editorial é o espírito que movimenta a presença nas redes sociais” - Priscila Zillo
Calendário Editorial: Muita gente confunde com o tópico acima, mas é no calendário editorial que são definidos a frequência de post, formatos, datas e horários.
Intencionalidade: para se vender mais, é preciso que o conteúdo seja intencional e converse diretamente com o possível comprador. Não adianta uma marca produzir conteúdo sobre banana, se ela quer vender apenas maçã.
Relacionamento pelo Instagram
O Relacionamento também é um pilar poderoso para as vendas. Este engajamento social é fundamental para aumentar a audiência da marca, principalmente pensada a longo prazo. É esse relacionamento de longo prazo que faz com que a audiência conheça a marca e a marca aprenda mais sobre quem está interessado no que ela tem a dizer. (PEÇANHA, 2017).
Com o tempo, o próprio Instagram foi desenvolvendo ferramentas que incentivam e aumentam as possibilidades de relacionamento e interação com os seguidores. Aqui vão algumas das mais recentes e pouco exploradas.
Story: o seu principal objetivo É o relacionamento. O Instagram lança novas funcionalidades para este recurso com certa frequência. As mais utilizadas atualmente são: enquete, teste, menção, reação e caixinha de perguntas.
Destaques: Essa “derivação do story”, permite perpetuar as principais informações postadas no mesmo como uma espécie de vitrine no perfil da marca.
Sticker “Add Yours”: uma das últimas funcionalidades lançadas pela plataforma. Ela permite participar de “uma corrente” em determinado assunto, ou seja, se inserir em uma nova comunidade.
Lembrete: Poucos devem saber, mas ao utilizar o sticker de contagem regressiva, é possível criar um lembrete para aquela contagem. A feature foi tanto sucesso, que o Instagram levou-a também para o Feed. Agora é possível definir lembretes a partir de posts. Isso é estar mais perto da audiência e fazer com que continuem se lembrando de você, ou do compromisso que vocês estão marcando.
Post Colaborativo: Agora as marcas podem postar, de uma única vez, a mesma imagem em 2 perfis simultaneamente. Esse recurso, lançado há poucos meses, possibilita compartilhar dados de engajamento da postagem, alcançar mais pessoas e estreitar os laços com a marca parceira.
Vendas pelo Instagram
Segundo Kotler (2017), o processo de compra dos consumidores
está se tornando cada vez mais social, dedicando mais atenção ao seu círculo social ao tomar decisões e a busca por conselhos e avaliações online e offline fazem parte deste comportamento.
Isso fica claro quando paramos para analisar nosso próprio comportamento. Um estudo realizado pela Neotrust em 2020, mostra que apenas no Brasil foram feitas 78,5 milhões de compras online.
Link: O Instagram disse adeus ao “arrasta pra cima” e fez uma atualização recente no recurso LINK. Agora qualquer perfil, independente da quantidade de seguidores, pode adicionar um link nos seus stories. O formato do mesmo também foi atualizado, e ao invés de vir como um ‘botão’ no famoso “arrasta pra cima”, agora ele é apresentado como um hiperlink e pode ser posicionado em qualquer lugar da imagem.
Instagram Shopping: este deve ser o recurso mais poderoso do Instagram e o menos utilizado pelas marcas. Ele permite criar um catálogo online de produtos e realizar vendas diretamente pelo Insta.
Fonte: Oficina da Net
Abaixo podemos ver um vídeo curtinho que explica, de forma objetiva, tudo o que uma empresa precisa saber para ativar este recurso em seu perfil:
Considerações finais
O Instagram é, de fato, uma ferramenta poderosa para a atração de pessoas e vendas, desde que usada adequadamente e com as estratégias corretas.
Esta é uma excelente fonte orgânica para vender mais, e por não necessitar de nenhum investimento, é ideal para as marcas que estão começando.
REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
PEÇANHA, Vitor. Obrigado pelo Marketing. São Paulo: Benvirá, 2017.
REDAÇÃO. Brasil registra 78,5 milhões de compras online. Disponível em: https://tiinside.com.br/21/07/2021/brasil-registra-785-milhoes-de-compras-online/. Acesso em: 19/03/2022
WALLITER, Carolina. 8 estatísticas Instagram para acertar na mosca e fazer dinheiro. Disponível em: https://www.shopify.com.br/blog/estatisticas-instagram . Acesso em: 19/03/2022.
We Are Social. Digital 2021: Global overview report. 2021. Disponível em https://wearesocial.com/uk/blog/2021/01/digita. Acesso em: 19/03/2022.
Vídeo do Youtube. TUDO SOBRE O RECURSO COMPRAS NO INSTAGRAM EM 2021 | Série Instagram Shopping 2021 (Parte 1). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5ltCb0E9GsY . Acesso em: 19/03/2022.
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