terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Tecnologia na Educação: Tendências

 Tecnologia na Educação: Tendências


Quanto mais o tempo passa, mais o meio educacional se inova. A mesma coisa com o meio tecnológico. A tecnologia sempre esteve presente dentro das salas de aula, sendo por meio do desenvolvimento de metodologias didáticas ou pela utilização de computadores ou gadgets tecnológicos para facilitar o aprendizado. Podemos dizer então que a tecnologia e a educação estão caminhando juntas, a medida que novas tecnologias são desenvolvidas a educação tenta se adaptar o mais rápido possível a elas para evoluir constantemente.


Podemos dizer então que o momento que vivemos de revolução no mercado tecnológico também é um momento de revolução educacional. Todos os segundos estão acontecendo novos lançamentos de novos produtos voltados a facilitar a vida 

pessoas e, com toda certeza, podemos dizer que o ambiente educacional tem muito interesse nesses novos produtos. É muito importante então que os profissionais de educação estejam extremamente ligados às novas tendências do meio tecnológico.


O relatório Horizon Report: 2017 K–12 Edition, publicado pela The New Media Consortium (NMC), em parceria com a Consortium for School Networking (CoSN), aponta que vivemos em um momento de inovação e indica algumas tendências tecnológicas para as escolas refletirem e discutirem:

  • Movimento Maker

  • Robótica

  • Analytics technology

  • Realidade Virtual

  • Inteligência Artificial

  • Internet das coisas

Fonte: Escola em Movimento

Movimento Maker, famoso pelo termo “faça você mesmo”

Esse movimento está muito em alta hoje. Ele é uma derivação tecnológica e técnica da cultura do Faça Você Mesmo, que em inglês é Do it yourself (DIY).

Essa cultura parte do princípio de que pessoas comuns, como eu e você, podem construir, consertar, modificar e fabricar objetos e projetos. Basta ter uma ideia, desenvolvê-la e fazê-la com as próprias mãos!

Robótica

A robótica na educação surgiu na década de 1960, época em que o matemático norte-americano Seymour Papert percebeu que era possível utilizar o construtivismo proposto por Piaget de uma forma mais prática.

Seymour Papert percebeu que a tecnologia poderia revolucionar o aprendizado dos alunos transformando a educação clássica em algo mais prático. Atualmente a ideia do aprendizado prático está cada vez mais sendo incentivada nas escolas do mundo todo e o aprendizado por meio da robótica é uma dessas modalidades de educação prática.

Existem diversas vantagens de se utilizar o aprendizado prático por meio de robótica, dentre elas estão: 

  • aulas mais dinâmicas e interativas;

  • autonomia do aluno no processo de aprendizagem;

  • trabalho em equipe;

  • organização do raciocínio lógico;

  • aprimoramento da coordenação motora;

  • estímulo à comunicação para debater sobre o projeto com o grupo;

  • incentivo à tomada de decisão;

  • aprendizagem multidisciplinar;

  • prática da experimentação, confirmando ou refutando hipóteses;

  • desenvolvimento do espírito investigativo;

  • familiaridade para lidar com tecnologias;

  • melhora no interesse pelo aprendizado em geral.

Na minha opinião, algumas das habilidades mais importantes que deveriam ser lecionadas durante o ensino fundamental e médio, são as Soft Skills. As soft skills são as habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias. Ou seja: elas estão diretamente ligadas à forma como lidamos com as pessoas ao nosso redor. Entendo que a robótica se encaixa muito bem para o bom desenvolvimento dessas habilidades Softs, de uma forma indireta, mas muito importante para o desenvolvimento da sociedade. 

Analytics technology

Outra tendência educacional apontada no Horizon Report é a Analytics Technology, em uma tradução literal, a tecnologia analítica. Analytics technology é o conjunto diversificado de ferramentas e aplicativos que transformam dados em informações concretas.

Ou seja, de acordo com o relatório, a Analytics Technology encontra uma forma de coletar, conectar, combinar e interpretar, na área da educação, o significado da capacidade de aprendizagem de cada aluno, bem como o seu progresso.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual faz referência aos ambientes gerados por computador, que tem como objetivo simular a presença física de pessoas, objetos ou experiências sensoriais realistas a partir de imagens em 3D, nas quais os usuários podem interagir e participar da cena por meio de uma interface de computador.

A utilização da tecnologia de Realidade Virtual no ambiente escolar promove uma educação mais autêntica e uma experiência mais rica, além de gerar maior participação do estudante no processo de aprendizado. Por meio da Realidade Virtual as escolas podem transportar os estudantes para lugares remotos e distantes, de difícil acesso, ou fazê-lo viajar por diversas cidades do mundo.

Inteligência artificial

A AI é uma ciência que visa criar máquinas que se assemelham a humanos em suas funções.

O Horizon Report aponta, por exemplo, que no futuro a Inteligência Artificial poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiências especiais.

Hoje o “aprendizado da máquina” via inteligência artificial pode, por exemplo, avaliar o progresso do aluno, oferecendo a ele novas ideias sobre seus resultados e formas de melhorá-lo. Além disso, os professores podem utilizar um software de Inteligência Artificial para fazer tarefas administrativas, como a postagem de notas.

Internet das Coisas

Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.

No âmbito escolar, a Internet das Coisas representa uma ferramenta poderosa que melhora e garante processos educacionais inovadores. A escola do futuro, utiliza a Internet das Coisas na educação para potencializar oportunidades e criar novas possibilidades de interação.

  • Aulas interativas

  • Acessibilidade para alunos com necessidades especiais

  • Conexão entre diferentes espaços escolares

  • Registro de presença do aluno em sala de aula

  • Segurança escolar

  • Redução do consumo de energia elétrica

Referências:

AUTOR DESCONHECIDO (Brasil) (ed.). Tecnologia na educação: 6 tendências para as escolas. 2021. Disponível em: https://sae.digital/tecnologia-na-educacao-tendencias/#:~:text=As%20tend%C3%AAncias%20como%20Realidade%20Aumentada,educa%C3%A7%C3%A3o%20segue%20o%20mesmo%20ritmo.. Acesso em: 14 fev. 2022.

THE NEW MEDIA CONSORTIUM (NMC) (United States). NMC/CoSN Horizon Report > 2017 K–12 Edition. 2017. Disponível em: https://library.educause.edu/~/media/files/library/2017/11/2017hrk12EN.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. . Movimento Maker - Faça você mesmo! Disponível em: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1512. Acesso em: 14 fev. 2022.

UNYLEYA, Blog (org.). Entenda o que é Robótica Educacional e quais são as suas vantagens! Disponível em: https://blog.unyleya.edu.br/bitbyte/robotica-educacional/. Acesso em: 14 fev. 2022.

FRAZÃO, Dilva. Jean Piaget: biografia de jean piaget. Biografia de Jean Piaget. Disponível em: https://www.ebiografia.com/jean_piaget/. Acesso em: 14 fev. 2022.

REDAÇÃO DO NA PRÁTICA (Brasil). O que são soft skills e como desenvolvê-las para crescer na carreira. Disponível em: https://www.napratica.org.br/como-desenvolver-soft-skills/#:~:text=As%20soft%20skills%20s%C3%A3o%2C%20em,as%20pessoas%20ao%20nosso%20redor.. Acesso em: 14 fev. 2022.

WIKIPEDIA (Brasil) (org.). Internet das coisas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_coisas. Acesso em: 14 fev. 2022.

FELIPE FERREIRA (Brasil). Como está sendo aplicada a Internet das Coisas na educação? 2019. Disponível em: http://www.proesc.com/blog/como-esta-sendo-aplicada-a-internet-das-coisas-na-educacao/. Acesso em: 14 fev. 2022.








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