Tecnologia na Educação: Tendências
Quanto mais o tempo passa, mais o meio educacional se inova. A mesma coisa com o meio tecnológico. A tecnologia sempre esteve presente dentro das salas de aula, sendo por meio do desenvolvimento de metodologias didáticas ou pela utilização de computadores ou gadgets tecnológicos para facilitar o aprendizado. Podemos dizer então que a tecnologia e a educação estão caminhando juntas, a medida que novas tecnologias são desenvolvidas a educação tenta se adaptar o mais rápido possível a elas para evoluir constantemente.
Podemos dizer então que o momento que vivemos de revolução no mercado tecnológico também é um momento de revolução educacional. Todos os segundos estão acontecendo novos lançamentos de novos produtos voltados a facilitar a vida
pessoas e, com toda certeza, podemos dizer que o ambiente educacional tem muito interesse nesses novos produtos. É muito importante então que os profissionais de educação estejam extremamente ligados às novas tendências do meio tecnológico.
O relatório Horizon Report: 2017 K–12 Edition, publicado pela The New Media Consortium (NMC), em parceria com a Consortium for School Networking (CoSN), aponta que vivemos em um momento de inovação e indica algumas tendências tecnológicas para as escolas refletirem e discutirem:
Movimento Maker
Robótica
Analytics technology
Realidade Virtual
Inteligência Artificial
Internet das coisas
Movimento Maker, famoso pelo termo “faça você mesmo”
Esse movimento está muito em alta hoje. Ele é uma derivação tecnológica e técnica da cultura do Faça Você Mesmo, que em inglês é Do it yourself (DIY).
Essa cultura parte do princípio de que pessoas comuns, como eu e você, podem construir, consertar, modificar e fabricar objetos e projetos. Basta ter uma ideia, desenvolvê-la e fazê-la com as próprias mãos!
Robótica
A robótica na educação surgiu na década de 1960, época em que o matemático norte-americano Seymour Papert percebeu que era possível utilizar o construtivismo proposto por Piaget de uma forma mais prática.
Seymour Papert percebeu que a tecnologia poderia revolucionar o aprendizado dos alunos transformando a educação clássica em algo mais prático. Atualmente a ideia do aprendizado prático está cada vez mais sendo incentivada nas escolas do mundo todo e o aprendizado por meio da robótica é uma dessas modalidades de educação prática.
Existem diversas vantagens de se utilizar o aprendizado prático por meio de robótica, dentre elas estão:
aulas mais dinâmicas e interativas;
autonomia do aluno no processo de aprendizagem;
trabalho em equipe;
organização do raciocínio lógico;
aprimoramento da coordenação motora;
estímulo à comunicação para debater sobre o projeto com o grupo;
incentivo à tomada de decisão;
aprendizagem multidisciplinar;
prática da experimentação, confirmando ou refutando hipóteses;
desenvolvimento do espírito investigativo;
familiaridade para lidar com tecnologias;
melhora no interesse pelo aprendizado em geral.
Na minha opinião, algumas das habilidades mais importantes que deveriam ser lecionadas durante o ensino fundamental e médio, são as Soft Skills. As soft skills são as habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias. Ou seja: elas estão diretamente ligadas à forma como lidamos com as pessoas ao nosso redor. Entendo que a robótica se encaixa muito bem para o bom desenvolvimento dessas habilidades Softs, de uma forma indireta, mas muito importante para o desenvolvimento da sociedade.
Analytics technology
Outra tendência educacional apontada no Horizon Report é a Analytics Technology, em uma tradução literal, a tecnologia analítica. Analytics technology é o conjunto diversificado de ferramentas e aplicativos que transformam dados em informações concretas.
Ou seja, de acordo com o relatório, a Analytics Technology encontra uma forma de coletar, conectar, combinar e interpretar, na área da educação, o significado da capacidade de aprendizagem de cada aluno, bem como o seu progresso.
Realidade Virtual
A Realidade Virtual faz referência aos ambientes gerados por computador, que tem como objetivo simular a presença física de pessoas, objetos ou experiências sensoriais realistas a partir de imagens em 3D, nas quais os usuários podem interagir e participar da cena por meio de uma interface de computador.
A utilização da tecnologia de Realidade Virtual no ambiente escolar promove uma educação mais autêntica e uma experiência mais rica, além de gerar maior participação do estudante no processo de aprendizado. Por meio da Realidade Virtual as escolas podem transportar os estudantes para lugares remotos e distantes, de difícil acesso, ou fazê-lo viajar por diversas cidades do mundo.
Inteligência artificial
A AI é uma ciência que visa criar máquinas que se assemelham a humanos em suas funções.
O Horizon Report aponta, por exemplo, que no futuro a Inteligência Artificial poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiências especiais.
Hoje o “aprendizado da máquina” via inteligência artificial pode, por exemplo, avaliar o progresso do aluno, oferecendo a ele novas ideias sobre seus resultados e formas de melhorá-lo. Além disso, os professores podem utilizar um software de Inteligência Artificial para fazer tarefas administrativas, como a postagem de notas.
Internet das Coisas
Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.
No âmbito escolar, a Internet das Coisas representa uma ferramenta poderosa que melhora e garante processos educacionais inovadores. A escola do futuro, utiliza a Internet das Coisas na educação para potencializar oportunidades e criar novas possibilidades de interação.
Aulas interativas
Acessibilidade para alunos com necessidades especiais
Conexão entre diferentes espaços escolares
Registro de presença do aluno em sala de aula
Segurança escolar
Redução do consumo de energia elétrica
Muito bom!
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