sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Caminhos para o avanço tecnológico da comunicação

  EGC5020 Redes sociais e virtuais

Renzo Bacellar Rosa Solis 21106222

CAMINHOS PARA O AVANÇO TECNOLÓGICO DA INFORMAÇÃO

  Quando observamos o desenvolvimento da humanidade, evidencia-se que depois das necessidades básicas (comer, abrigo e reprodução). A comunicação, a necessidade de estabelecer relações e o acesso à informação, sempre foram prioridades em nosso processo evolutivo. Havendo uma intima relação entre a capacidade de transmitir ideias, com o grau de complexidade e desenvolvimento de uma sociedade.

  E partir daí passamos por diversos períodos mostrando a intrínseca relação entre a paixão humana pela comunicação e o meio utilizado, exemplo: Bilhões de pessoas acompanharam a copa do mundo pelo rádio, as novelas que pararam o Brasil sendo transmitidas pela televisão e os smartphones que permitiram o acesso a informações de qualquer parte do planeta em questão de segundos. Porém diferente de tudo que já utilizamos para suprir essa necessidade, a proposta para o futuro é diferente. Em um meio que não existe empecilho entre querer e poder, distância e locomoção, vontade e limitação. O Metaverso propõe quebrar as barreiras que limitam a realidade, tornando todo lugar, pessoa e objeto acessível, por meio de três pontos: software, hardware e rede.




MIGRAÇÃO DO FÍSICO PARA O DIGITAL

  O processo de migração do físico para o digital, acontece desde a invenção dos primeiros computadores pessoais até hoje, basta observarmos a essência das principais plataformas que utilizamos, e veremos uma versão física, que hoje pode ser considerada ultrapassada e pouco utilizada.



  A pandemia decorrente do Covid-19 acelerou o processo de migração para o digital. Depois que as medidas restritivas e o lockdown foram sancionados, os gestores das instituições tiveram que se adaptar a essa nova realidade ou fechariam as portas. Durante todo esse período, observou-se um grande aumento no uso de serviços remotos como: Ifood, Netflix, plataformas para vídeo chamadas e, etc.

  Apesar do retorno gradual as atividades presenciais, esse período serviu de abertura para migração das instituições para a rede. Uma análise do comportamento dos consumidores mostra quatro grandes ondas de consumo, que ocorreram durante esse período, sendo elas; Euforia: No início da pandemia observou-se um aumento espontâneo na venda de serviços online, devido a proibição de abertura dos estabelecimentos; investimento: Após o início do home office observou-se a necessidade de investir em equipamentos no intuito de deixar o ambiente residencial com melhores condições de trabalho; Abertura: na volta das atividades presenciais, as pessoas iam para os grandes centros comercias e faziam compras, não porque precisavam do produto mas pela animação de sair de casa; Vim só dá uma olhadinha: observou-se que o preço online era menor em relação ao produto presencial, então muitas vezes as pessoas visitam determinada loja, olham o produto que desejam, mas pela questão do preço efetuam a compra online.

  Na pandemia registramos um aumento considerável no uso das plataformas online, o Youtube registrou um aumento 91% de uso no Brasil, em 2020 estima-se que as pessoas passavam em média 3 horas por dia no Netflix, além do crescimento de 75% no setor de e-commerce brasileiro. Esse período contribuiu para que vários usuários que tinham desconfiança com compras online e uso massivo da internet se vissem obrigados a utiliza-la criando uma gama de novos usuários. Apesar desses dados mostrarem um crescimento expressivo no período, esses registros decorreram devido a uma adversidade, e a tendência é a diminuição desses dados, à medida que a situação for se normalizando. Apesar disso, todo o período foi marcado, por intensas mudanças nas estruturas socioeconômicas das instituições, mudanças essas que tendem a perdurar e virar a porta de entrada para o ambiente digital.


TRANSIÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS 

  Diferente da primeira revolução tecnológica, o processo de transição para uma nova tecnologia é muito mais simples em relação ao passado, pois a base tecnológica: computadores, smartphones, tablets e etc. Já fazem parte do dia a dia da maior parte da população. É só questão de tempo para todo tipo trabalho e serviço que exigem um meio físico, passarem por algum software, que realizara essa atividade ou será a ponte para que ela ocorra. Assim os aplicativos como o Ifood que revolucionou a entrega de comida, o Uber que revolucionou a maneira como nos locomovemos nos ambientes urbanos e até mesmo como aprendemos um novo idioma, hoje temos a possibilidade de utilizar plataformas que nos ligam a professores nativos. Tudo isso possível devido a coexistência de quatro fatores que possibilitam essa expansão tecnológica.

 

- Acesso ao dispositivo

-Curva de aprendizagem

-Confiança na plataforma

-Execução

 

  Acesso ao dispositivo: Precisamos de um meio para realizar as atividades, segundo a
31 ª pesquisa anual da FGVcia, o Brasil conta hoje com 424 milhões de dispositivos digitais em uso.
 
  Curva de aprendizagem: Com as novas tecnologias de desenvolvimentos de apps, o aprendizado para a utilização deles é fundamental para o sucesso da plataforma. Assim podemos citar o Uber devido a sua praticidade, pessoas de todas as faixas etárias, e camadas socias independente da instrução, conseguem utilizar a plataforma de maneira funcional. Mesmo caso do Ifood e outras plataformas.
 
  Confiança na plataforma: Finalmente chegamos no uso dos softwares, as empresas precisam proporcionar ao consumidor uma boa experiência dentro da plataforma. mostrando ao usuário as vantagens de utilizar sua ferramenta. Até porque se não for útil não será comercializado.
 
  Execução: Sendo uma boa ideia, resolvendo um problema e mais importante ainda, a qualidade na prestação do serviço, são pontos relevantes para classificar a disposição de crescimento da ferramenta.




OS CUIDADOS COM O USO

  O desenvolvimento de uma ideia, passa por diversas etapas até ficar pronta. Ocorrendo uma espécie de lapidação, no intuito de torna-la mais atrativa aos olhos do consumidor. A bola da vez é o metaverso propondo uma tecnologia imersiva que promete revolucionar a comunicação, isso nos abre um questionamento  Quais serão os processos que teremos que passar, no intuito de tornar essa tecnologia um aliado e não um vilão em nosso desenvolvimento.

  Começando na revolução digital de 1990, que possibilitou o acesso da internet para o mundo (ou pelo menos para quem tinha a condição). Hoje é possível observar, algumas consequências do acelerado crescimento tecnológico em nosso cotidiano.

  Primeiramente é importante destacar a otimização da informação e a facilidade, que essas ferramentas nos proporcionaram. Porém uma tecnologia que nasceu exatamente para diminuir a distância entre as pessoas, pouco a pouco as afasta, sendo cada vez mais nítido essa individualização. Aonde relações socias saudáveis são facilmente trocadas pelo mundo virtual criado pelo usuário, ou como mostra o documentário O dilema das redes da NETFLIX, por softwares que identificam os padrões e gostos do indivíduo. Segundo o Hospital psiquiátrico Santa Mônica o uso excessivo da tecnologia pode comprometer o desenvolvimento mental de crianças e adolescentes, devido aos estímulos que ela proporciona, pouco a pouco a ciência toma conhecimento desses riscos para a humanidade, A OMS inclusive colocou recentemente o vicio em games na classificação mundial das doenças mentais.

   Por mais que a ideia de uma realidade virtual possa animar, é necessário ponderar quais são seus riscos, para que sua utilização seja da melhor maneira possível. Possibilitando o crescimento da humanidade como um todo. 

Referências

https://portal.fgv.br/noticias/brasil-tem-424-milhoes-dispositivos-digitais-uso-revela-31a-pesquisa-anual-fgvcia

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/09/pandemia-aumenta-em-91-tempo-de-usuario-brasileiro-no-youtube.htm

https://canaltech.com.br/entretenimento/netflix-pandemia-faz-usuarios-assistirem-mais-de-3-horas-de-conteudo-por-dia-164319/

https://www.consumidormoderno.com.br/2021/02/19/e-commerce-setor-cresceu-75-crise-coronavirus/

https://hospitalsantamonica.com.br/como-o-excesso-de-tecnologia-afeta-a-saude-mental-de-criancas-e-adolescentes/

https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/o-vicio-em-jogos-e-considerado-disturbio-mental-quais-os-perigos-da-doenca/#page1




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