sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

A inclusão digital aos idosos é importantíssima.

 EGC5020 Redes sociais e virtuais

Fernando Picca Bernardinello 16207826



 A inclusão digital aos idosos é importantíssima.



     Quanto mais passa o tempo, estamos percebendo que mais a humanidade está se prendendo a aparelhos eletrônicos  e inovações  tecnológicas, o que é muito positivo e tem facilitado muito a vida das pessoas oferecendo muita praticidade. O problema disso tudo é que enquanto os adultos, jovens e crianças conseguem se adaptar muito rápido a todos esses avanços, os idosos pelo contrário muitas vezes não tem toda essa intimidade ou habilidade com avanços tecnológicos e precisam de uma atenção especial para aprender a usar esses equipamentos e assim  desfrutar de toda essa praticidade. Porém, mais importante que qualquer praticidade é sentir-se incluído e vivo na sociedade.

 


     Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - São Paulo (SBGG-SP) 29% dos idosos responderam que o maior medo deles é a solidão (https://veja.abril.com.br/saude/medo-da-solidao-e-o-que-mais-aflige-os-idosos-revela-pesquisa/  ). Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard (2016) diz que, evitar o isolamento é um dos segredos da longevidade. Como é de conhecimento de muitos, nem todos os idosos têm a oportunidade de terem uma rotina rodeada de seus entes queridos. Muitas vezes por conta da correria do dia a dia fica inviável para filhos e netos terem o tempo necessário, disponível, para sanar a carência dos idosos. Além da socialização o idoso também deve procurar ser autônomo e praticar algum tipo de atividade que traga propósito ao seu dia a dia. Porém na maioria das vezes, o que  acontece é que os antigos  não socializam o tanto que socializaram durante sua juventude e raramente  têm tarefas para desempenharem e dessa forma fica mais fácil de terem o emocional abalado. Afinal, quem não ficaria carente sozinho em casa sem tarefas para ocupar a cabeça e sem aquela verdadeira  atenção das pessoas mais queridas. 





       Nesse vídeo podemos ver Neisa Fernandes (Gerontóloga) mandando uma mensagem de incentivo aos idosos, diante de um cenário de isolamento por conta da pandemia, para que não deixem de socializar, mesmo que de forma virtual (chamada de vídeos com os grupos que convivem/ pessoas queridas ). Além de incentivar também a aquele grupo de idosos que ainda não se adaptam aos smartphones a buscarem ajuda as pessoas mais próximas para que aprendam a mexer nas funções mais básicas do celular para iniciarem suas atividades com os dispositivos tecnológicos e para aqueles idosos que não se veem mexendo com os aparelhos de tecnologia mais avançada é incentivado que façam ligações ,com os dispositivos que já estão acostumados,  e conversem com pessoas assim que sentirem vontade/saudade, pois essa é uma forma de combate a solidão já que encontros presenciais não eram incentivados na época em que o vídeo foi publicado em Maio de 2021.


      Segue um vídeo com informações  muito valiosas sobre  como  configurar um smartphone para  facilitar o uso dos aparelhos celulares pelas pessoas idosas que geralmente não são íntimas das tecnologias usadas pela sociedade .   




   


      Outras recomendações super interessantes que podemos ver no vídeo é o aplicativo Wiser Helper, remote assistance for parents phones (em protuguês assistência remota para o telefone dos pais) e o grand launcher que é um aplicativo que tenta ser o mais simples possível, a fim de facilitar a vida dos menos íntimos da tecnologia (esse app se resume a enormes botões práticos .

(Ajude seus queridos entes a curtirem seus smartphones)


 Seguem algumas das funções do aplicativo Wiser helper, como:

  • Criar um simples alarme para te lembrar de algo;

  • Gerenciar as configurações, como volume, brilho, conexão com Wifi e saúde da bateria;

  • Adicionar configurações aos smartphones de idosos;

  • Configura números emergenciais;

  • Adicionar contatos ao smartphone ;

 São todas essas funções que o aplicativo fornece para que os usuários consigam mexer de maneira mais fácil e intuitiva.


https://steprimo.com/android/us/app/com.uiu.companion/Wiser-HELPER-remote-assistance-for-parents-phones/

        

          Outro aplicativo muito interessante para idosos saírem do ócio e preencherem suas rotinas com tarefas é o app Vovs .

         O programa ainda encontra-se em fase inicial atendendo somente a alguns bairros de São Paulo, porém tem uma sacada genial e um potencial de crescimento. O impacto do software não é somente financeiro, mas a ideia impacta socialmente na vida dos idosos pois os inclui na sociedade conectando pessoas por meio dos dispositivos eletrônicos.   

         O App funciona da seguinte maneira: pessoas com 60 anos ou mais que possuem qualquer habilidade (por exemplo: cozinhar, artesanato, reparos e etc.) que queiram extrair uma renda extra dessa habilidade, ou que possivelmente queiram apenas tarefas extras, se inscrevem nas fases de testes do aplicativo. Assim que o programa aceita ao/a habilidoso(a) o idoso já pode começar a produzir suas habilidades para pessoas que os conectam por meio do aplicativo contratando os seus serviços. A ideia é combater a solidão, mantendo a prática de habilidades para que os idosos tenham melhora em suas qualidades de vida com mentes saudáveis e renda extra.

 




    É necessário que os mais jovens se esforcem para ajudarem na inclusão dos idosos ao mundo digital, afinal os idosos possuem tantas experiências seria muita injustiça deixá-los excluídos de redes e ambientes virtuais já que além de possuírem tantas ideias para compartilhar, será algo que possam mergulhar e descobrir um novo mundo com infinitas possibilidades de desenvolvimento, dessa forma despertando aquele espírito jovem de descoberta de algo novo .







Referencias:


GIULIA VIDALE (São Paulo). Medo da solidão é o que mais aflige os idosos, revela pesquisa: uma nova pesquisa revelou que o medo da solidão é a maior preocupação dos idosos no brasil, seguido da incapacidades desenvolvimento de doenças graves. Uma nova pesquisa revelou que o medo da solidão é a maior preocupação dos idosos no Brasil, seguido da incapacidades desenvolvimento de doenças graves. 2017. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/medo-da-solidao-e-o-que-mais-aflige-os-idosos-revela-pesquisa/. Acesso em: 14 fev. 2022.

    

TV, Rdc. Conversa com Especialista - Quais são os benefícios da técnologia para os idosos? 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BrQLkdcCa1Y. Acesso em: 16 fev. 2022.



  EUTESTEI (São Paulo). Como preparar o smartphone para pai, mãe ou avós usarem - Tutorial EuTestei. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QnZ9iZxsTkg. Acesso em: 16 fev. 2022.


LTD., Uiu. Wiser HELPER: remote assistance for parents phones. remote assistance for parents phones. 2018. Disponível em: https://steprimo.com/android/us/app/com.uiu.companion/Wiser-HELPER-remote-assistance-for-parents-phones/. Acesso em: 16 fev. 2022.


ANDRADE, Fabio (org.). Vovs: market place e habilidades. market place e habilidades. 2018. Disponível em: https://ivovs.com.br. Acesso em: 17 fev. 2022.




Nenhum comentário:

Postar um comentário