Atualmente, o
uso dos ambientes virtuais de aprendizado tem sido cada vez mais abordado no processo
de ensino pois se tornou uma ferramenta totalmente inovadora e que pode render ótimos
resultados no processo de aprendizado. A
caracterização do processo de estudo é abordada por duas técnicas, sendo uma
delas os métodos pertinentes ao professor no que se refere aos planejamentos e
programa de ensino, e outra sendo a programação do aluno na organização dos
seus estudos para maior fixação.
Os ambientes
virtuais de aprendizado são mais utilizados na educação a distância devido a ausência
da sala e de aula, fazendo com que os alunos e professores interajam e que o ensino
colaborativo ajude a construir o aprendizado tanto individualmente quanto em
grupo. Nesse contexto é importante fazer algumas reflexões, sendo elas:
particularidades no grupo, verificação de qual resultado os alunos pretendem
chegar para elaboração de trabalhos práticos.
O planejamento
Fonte: Elo Pro
A modalidade de
ensino a distância deve ser planejada da mesma forma que o ensino presencial e
as alterações devem ser mínimas. As mudanças mais frequentes do EAD são devido
a particularidade do grupo e adequação das ferramentas de aprendizagem on-line.
Para que esse
sistema de aprendizado online tenha sucesso, o professor precisa se atualizar e
sempre ficar atento as possíveis mudanças nas tecnologias e nas demandas dos alunos,
além disso, também é responsável pela evolução do grupo, promovendo atividades,
disponibilizando material e possibilitando o debate entre os integrantes para
que o processo de aprendizado seja efetivo.
Nevado (2005)
defende o aprendizado em rede, ou seja, incentivar a troca de conhecimento
entre todas as partes, tanto por utilização do AVA quanto por blogs, páginas da
web, entre outros. É importante salientar que o professor tem a função de disponibilizar,
organizar e tornar possível o aprendizado e que o aluno tem o papel ativo e autônomo,
cabe a ele estudar, contribuir e criar.
O aluno deve
ser instruído a utilizar a ferramenta de forma eficiente, Quevedo (2005) estima
que esse processo demore aproximadamente duas semanas. Salmon (2000) descreveu
os 5 estágios que representam o progresso das interações, habilidades técnicas
e formação pedagógica no ambiente on-line: acesso e motivação, socialização
on-line, troca e informações, construção do conhecimento e desenvolvimento. Ou
seja, é necessário um trabalho que motive os alunos a continuarem o curso
fazendo com que os participantes conversem e troquem informações, dessa forma
chega-se o estágio de construção do conhecimento onde os professores devem introduzir
desafios afim de promover o debate e por fim, os alunos se tornam protagonistas
no processo de aprendizagem on-line.
Finalizando,
o papel do professor é extremamente importante para gerar o conhecimento. Os
ambientes virtuais de aprendizado exigem uma atenção diferente pois é necessário
ter uma perspectiva criativa para incentivar os alunos a chegarem nas etapas
mais avançadas no processo do conhecimento online. Além disso, os alunos também
precisam ficar atentos as atividades e que façam contribuições nesse processo. É
um sistema eficiente desde que ambos lados caminhem juntos nessa caminhada do
processo de aprendizado!
Referências:
ALMEIDA, M.E.B.; VECCHIO, R.D.; CERNY, R.Z.; KRUGER, S.E.
Estratégias Para Ensinar e Aprender em Ambientes Virtuais. RENOTE: Revista
Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, p. 1-10, 2007.
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