domingo, 16 de junho de 2019

O ensino em Ambientes Virtuais de Aprendizado


Atualmente, o uso dos ambientes virtuais de aprendizado tem sido cada vez mais abordado no processo de ensino pois se tornou uma ferramenta totalmente inovadora e que pode render ótimos resultados no processo de aprendizado.  A caracterização do processo de estudo é abordada por duas técnicas, sendo uma delas os métodos pertinentes ao professor no que se refere aos planejamentos e programa de ensino, e outra sendo a programação do aluno na organização dos seus estudos para maior fixação.

Os ambientes virtuais de aprendizado são mais utilizados na educação a distância devido a ausência da sala e de aula, fazendo com que os alunos e professores interajam e que o ensino colaborativo ajude a construir o aprendizado tanto individualmente quanto em grupo. Nesse contexto é importante fazer algumas reflexões, sendo elas: particularidades no grupo, verificação de qual resultado os alunos pretendem chegar para elaboração de trabalhos práticos.


O planejamento



Fonte: Elo Pro

A modalidade de ensino a distância deve ser planejada da mesma forma que o ensino presencial e as alterações devem ser mínimas. As mudanças mais frequentes do EAD são devido a particularidade do grupo e adequação das ferramentas de aprendizagem on-line.

Para que esse sistema de aprendizado online tenha sucesso, o professor precisa se atualizar e sempre ficar atento as possíveis mudanças nas tecnologias e nas demandas dos alunos, além disso, também é responsável pela evolução do grupo, promovendo atividades, disponibilizando material e possibilitando o debate entre os integrantes para que o processo de aprendizado seja efetivo.

Nevado (2005) defende o aprendizado em rede, ou seja, incentivar a troca de conhecimento entre todas as partes, tanto por utilização do AVA quanto por blogs, páginas da web, entre outros. É importante salientar que o professor tem a função de disponibilizar, organizar e tornar possível o aprendizado e que o aluno tem o papel ativo e autônomo, cabe a ele estudar, contribuir e criar.

O aluno deve ser instruído a utilizar a ferramenta de forma eficiente, Quevedo (2005) estima que esse processo demore aproximadamente duas semanas. Salmon (2000) descreveu os 5 estágios que representam o progresso das interações, habilidades técnicas e formação pedagógica no ambiente on-line: acesso e motivação, socialização on-line, troca e informações, construção do conhecimento e desenvolvimento. Ou seja, é necessário um trabalho que motive os alunos a continuarem o curso fazendo com que os participantes conversem e troquem informações, dessa forma chega-se o estágio de construção do conhecimento onde os professores devem introduzir desafios afim de promover o debate e por fim, os alunos se tornam protagonistas no processo de aprendizagem on-line.



Finalizando, o papel do professor é extremamente importante para gerar o conhecimento. Os ambientes virtuais de aprendizado exigem uma atenção diferente pois é necessário ter uma perspectiva criativa para incentivar os alunos a chegarem nas etapas mais avançadas no processo do conhecimento online. Além disso, os alunos também precisam ficar atentos as atividades e que façam contribuições nesse processo. É um sistema eficiente desde que ambos lados caminhem juntos nessa caminhada do processo de aprendizado!







Referências: 

ALMEIDA, M.E.B.; VECCHIO, R.D.; CERNY, R.Z.; KRUGER, S.E. Estratégias Para Ensinar e Aprender em Ambientes Virtuais. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, p. 1-10, 2007.

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