sábado, 15 de junho de 2019

A Transformação do Comércio na Era Digital


A evolução do comércio

O comércio é uma das atividades econômicas mais tradicionais e empreendidas pelo homem que passou por muitas transformações ao longo do tempo. Milhares de anos separam o escambo do pagamento com cartões de crédito e débito, as pequenas tendas em vilarejos das grandes redes de supermercado e os produtos artesanais da era digital. No entanto, a aceleração do mundo tecnológico tem permitido que a passagem de tempo de uma era para outra seja vivida em uma escala de tempo muito menor. A internet e outras tecnologias alteraram não apenas a forma de comunicação e comercialização, como também, práticas associadas à administração da firma varejista, à gestão de cadeias de fornecimento, ao marketing, às formas de pagamento e ao relacionamento com clientes.

A era da tecnologia

As tecnologias fizeram com que a informação pudesse ser acessada por todos, hoje, os consumidores tem acesso a um universo de informações muito vasto em poucos segundos, a qualquer hora, transformando as relações pessoais e de negócios em relações moveis e amplamente conectadas. A internet causou uma ruptura na forma pela qual as organizações se comunicam com os seus clientes, fornecedores e parceiros, e também na forma dos consumidores se expressarem e comunicarem, fazendo com que relação entre os stakeholders seja cada vez mais próxima.


Em uma época em que o consumidor nunca possuiu tantas opções de escolhas de marcas, lojas e meios para realizar suas compras como hoje, tornou-se imprescindível para as empresas entender o comportamento do consumidor.  

E-Commerce

Já que o comércio mudou, não poderia deixar de falar do famoso e-commerce. O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.
Nos últimos anos, o comércio eletrônico brasileiro expandiu-se a elevadas taxas. Para os consumidores, o comércio eletrônico tende a aumentar o bem- -estar deles por meio de diversas frentes. Além de conveniência, as vendas on-line oferecem preços mais competitivos, acesso a maior sortimento de produtos, grande volume de informações e diferentes experiências de consumo.



O poder das redes sociais no mercado    
     
É importante ressaltar a influência das redes sociais no escolha de compras dos consumidores, pois as marcas estão expostas a todo o momento na internet, sendo avaliadas, observadas e recomendadas. Diante disso, as empresas precisam estar atentas no que diz respeito ao relacionamento com os seus clientes, devendo proporcionar experiências positivas em relação à qualidade dos produtos, dos serviços e do padrão de atendimento.



Pode-se dizer que é impensável hoje que, qualquer ação de marketing para o lançamento de algum produto ou serviço, não tenha nenhuma publicidade ou ação exclusiva na internet (CARVALHO; PEREIRA; NUNES, 2011).
Um estudo da PricewaterhouseCoopers mostrou o poder das redes sociais na vida dos brasileiros. Segundo a pesquisa, que entrevistou 1000 pessoas, 77% dos brasileiros são influenciados a comprar produtos através das redes sociais – ou seja, informações obtidas nestes canais, pelos comentários e ‘likes’ de amigos ou perfis de marcas, tiveram impacto nas suas decisões de compra.
Além disso, a pesquisa também mostrou que 43% dos respondentes disseram que descobriram marcas desconhecidas ou marcas nas quais tinham interesse nas redes sociais e 39% afirmaram seguir suas marcas favoritas nestes canais.
O estudo da PwC, que entrevistou mais de 19 mil pessoas no mundo todo, indica que o impacto das redes sociais na decisão de compra dos brasileiros é maior do que a média global: nos 19 países pesquisados, 62% dos consumidores afirmaram ser influenciados pelas mídias sociais em suas compras, 15 pontos percentuais a menos do que no Brasil.
Todos esses dados revelam o grande poder que as redes sociais têm sobre as marcas, e que, as novas formas de relacionamento entre vendedor e cliente modificaram-se de forma expressiva.  Diante de tudo que foi exposto até aqui, pode-se dizer que, assim como nos mais variados âmbitos da sociedade, o comércio também sofreu inúmeras alterações. Estar atento às novas mudanças é fundamental para sobreviver num mercado globalizado e inovador.

Referências:
CARVALHO, Guilherme Juliani; PEREIRA, Janaina Fernanda de Oliveira; NUNES, Roberto de Siqueira. A influência das redes sociais no comportamento de compra.  2011.

GALINARI, Rangel; CERVIEIRI, Osmar Junior; TEIXEIRA, Job Rodrigues Junior; RAWET Lerderman Eduardo. Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil.



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