A
evolução do comércio
O
comércio é uma das atividades econômicas mais tradicionais e empreendidas pelo
homem que passou por muitas transformações ao longo do tempo. Milhares de anos
separam o escambo do pagamento com cartões de crédito e débito, as pequenas
tendas em vilarejos das grandes redes de supermercado e os produtos artesanais
da era digital. No entanto, a aceleração do mundo tecnológico tem permitido que
a passagem de tempo de uma era para outra seja vivida em uma escala de tempo
muito menor. A internet e outras tecnologias alteraram não apenas a forma de
comunicação e comercialização, como também, práticas associadas à administração
da firma varejista, à gestão de cadeias de fornecimento, ao marketing, às formas
de pagamento e ao relacionamento com clientes.
A
era da tecnologia
As
tecnologias fizeram com que a informação pudesse ser acessada por todos, hoje,
os consumidores tem acesso a um universo de informações muito vasto em poucos
segundos, a qualquer hora, transformando as relações pessoais e de negócios em relações
moveis e amplamente conectadas. A internet causou uma ruptura na forma pela
qual as organizações se comunicam com os seus clientes, fornecedores e
parceiros, e também na forma dos consumidores se expressarem e comunicarem,
fazendo com que relação entre os stakeholders seja cada vez mais próxima.
Em
uma época em que o consumidor nunca possuiu tantas opções de escolhas de
marcas, lojas e meios para realizar suas compras como hoje, tornou-se imprescindível
para as empresas entender o comportamento do consumidor.
E-Commerce
Já
que o comércio mudou, não poderia deixar de falar do famoso e-commerce. O
e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de
comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e
plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo
de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
No
início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com
valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar
desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até
produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com
este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.
Nos
últimos anos, o comércio eletrônico brasileiro expandiu-se a elevadas taxas. Para
os consumidores, o comércio eletrônico tende a aumentar o bem- -estar deles por
meio de diversas frentes. Além de conveniência, as vendas on-line oferecem
preços mais competitivos, acesso a maior sortimento de produtos, grande volume
de informações e diferentes experiências de consumo.
O
poder das redes sociais no mercado
É
importante ressaltar a influência das redes sociais no escolha de compras dos
consumidores, pois as marcas estão expostas a todo o momento na internet, sendo
avaliadas, observadas e recomendadas. Diante disso, as empresas precisam estar
atentas no que diz respeito ao relacionamento com os seus clientes, devendo
proporcionar experiências positivas em relação à qualidade dos produtos, dos serviços
e do padrão de atendimento.
Pode-se
dizer que é impensável hoje que, qualquer ação de marketing para o lançamento
de algum produto ou serviço, não tenha nenhuma publicidade ou ação exclusiva na
internet (CARVALHO; PEREIRA; NUNES, 2011).
Um
estudo da PricewaterhouseCoopers mostrou o poder das redes sociais na
vida dos brasileiros. Segundo a pesquisa, que entrevistou 1000
pessoas, 77% dos brasileiros são influenciados a comprar produtos através
das redes sociais – ou seja, informações obtidas nestes canais, pelos
comentários e ‘likes’ de amigos ou perfis de marcas, tiveram impacto nas suas
decisões de compra.
Além
disso, a pesquisa também mostrou que 43% dos respondentes disseram que
descobriram marcas desconhecidas ou marcas nas quais tinham interesse nas redes
sociais e 39% afirmaram seguir suas marcas favoritas nestes canais.
O
estudo da PwC, que entrevistou mais de 19 mil pessoas no mundo todo, indica que
o impacto das redes sociais na decisão de compra dos brasileiros é maior do que
a média global: nos 19 países pesquisados, 62% dos consumidores afirmaram ser
influenciados pelas mídias sociais em suas compras, 15 pontos percentuais a
menos do que no Brasil.
Todos
esses dados revelam o grande poder que as redes sociais têm sobre as marcas, e
que, as novas formas de relacionamento entre vendedor e cliente modificaram-se
de forma expressiva. Diante de tudo que
foi exposto até aqui, pode-se dizer que, assim como nos mais variados âmbitos da
sociedade, o comércio também sofreu inúmeras alterações. Estar atento às novas
mudanças é fundamental para sobreviver num mercado globalizado e inovador.
Referências:
CARVALHO,
Guilherme Juliani; PEREIRA, Janaina Fernanda de Oliveira; NUNES, Roberto de Siqueira.
A influência das redes sociais no
comportamento de compra. 2011.
GALINARI,
Rangel; CERVIEIRI, Osmar Junior; TEIXEIRA, Job Rodrigues Junior; RAWET
Lerderman Eduardo. Comércio eletrônico,
tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil.
<https://tech4biz.com.br/marketing-digital-em-redes-sociais-influencia-compras-de-77-dos-brasileiros/>
Acesso em 13. Jun.2019.
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