Dado, informação e conhecimento
Antes de falar sobre conhecimento, é importante abordar dois conceitos:
dado e informação. Dado pode ser entendido como a informação registrada, sem
tratamento. A partir do momento em que dados são processados, passam a ser
considerados como informações.
Já para que uma informação se torne um conhecimento, é preciso que seja
consultada e assimilada por um indivíduo.
“Conhecimento é o conjunto completo
de informações, dados, relações que levam as pessoas a tomar decisões, a
desempenhar atividades e a criar novas informações ou conhecimentos.” (FIALHO,
2010, p. 40).
O conhecimento em si é visto como um conjunto de informações e possui
característica subjetiva, ampla e complexa. Sendo assim, as organizações
precisam filtrar as informações coletadas e transformá-las em recursos gerados
a partir do capital intelectual, que poderão ser utilizados em forma de
processos.
Gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento incentiva a troca de ideias e interação no
ambiente organizacional, buscando tornar o conhecimento individual em um
conhecimento disponível e coletivo, que auxilie no crescimento e
desenvolvimento de todos os indivíduos da organização.
A principal finalidade
da gestão do conhecimento é a disseminação de informações e conhecimentos
dentro das organizações, visando iniciativas que solucionem problemas e
estimulem a inovação. Essa forma de gestão promove vantagens competitivas nas
organizações, pois propõe o aumento da criatividade dos colaboradores e inspira
a criação de novos produtos e serviços, o aperfeiçoamento das tarefas e a
produtividade. Além de facilitar os processos da empresa, dando mais clareza às
operações e agilizando os processos de tomada de decisão.
Entretanto, esse processo só é viável se as organizações souberem
gerenciar os conhecimentos adquiridos e investirem na implementação de
treinamentos que desenvolvam nos colaboradores o conhecimento individual, com
base na estimulação das competências (conhecimento, habilidades e atitudes) de
cada pessoa. Além disso, é fundamental trabalhar com ferramentas e tecnologias
que facilitem os processos de aprendizagem e treinamento, como o e-learning.
E-learning
E-learning é a abreviação do termo electronic learning e quer
dizer aprendizagem eletrônica. É um modelo de ensino online, utilizado para promover
processos de aprendizagem, comunicação e distribuição de conteúdos. Trata-se de
uma prática muito comum em cursos de educação à distância (EaD), onde os
estudantes utilizam um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para o
desenvolvimento das atividades.
Em empresas, o e-learning pode ser utilizado como uma ferramenta para a
gestão do conhecimento, ao promover treinamentos para novos funcionários e
servir de apoio para a execução de tarefas. As principais vantagens do uso
dessa tecnologia são:
- Redução dos custos.
- Padronização na disseminação das informações.
- Otimização do tempo nos processos de treinamento e aprendizagem.
- Maior flexibilidade e maior acessibilidade, já que as informações estão disponíveis a qualquer momento.
Em conclusão, o e-learning atua como facilitador no caminho entre as
informações e os colaboradores de uma organização. Para aplicação, é necessário
avaliar as características e necessidades de cada empresa e ponderar de que
maneira o e-learning pode melhor contribuir para a administração dos
conhecimentos.
A integração entre o e-learning e os processos de gestão do conhecimento
tende a melhorar de forma significativa a criação de novos conhecimentos e a
otimizar a realização de processos de aprendizagem. Portanto, pode gerar
impacto na vantagem competitiva, expansão de mercado, identificação de
oportunidades e inovação das organizações.
Priscila Costa Michielin
Referências:
FIALHO, F. Gestão do Conhecimento Organizacional. Florianópolis: Editora
UFSC, 2010
PROBST, G. RAUB,S. ROMHARDT,K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman,
2002
ROSENBERG, M. J. E-learning: estratégias para a transmissão do
conhecimento na era digital. São Paulo: Pearson Education, 2002
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