sábado, 15 de junho de 2019

E-LEARNING E GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Dado, informação e conhecimento
Antes de falar sobre conhecimento, é importante abordar dois conceitos: dado e informação. Dado pode ser entendido como a informação registrada, sem tratamento. A partir do momento em que dados são processados, passam a ser considerados como informações.
Já para que uma informação se torne um conhecimento, é preciso que seja consultada e assimilada por um indivíduo. 
“Conhecimento é o conjunto completo de informações, dados, relações que levam as pessoas a tomar decisões, a desempenhar atividades e a criar novas informações ou conhecimentos.” (FIALHO, 2010, p. 40).

O conhecimento em si é visto como um conjunto de informações e possui característica subjetiva, ampla e complexa. Sendo assim, as organizações precisam filtrar as informações coletadas e transformá-las em recursos gerados a partir do capital intelectual, que poderão ser utilizados em forma de processos.

Gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento incentiva a troca de ideias e interação no ambiente organizacional, buscando tornar o conhecimento individual em um conhecimento disponível e coletivo, que auxilie no crescimento e desenvolvimento de todos os indivíduos da organização. 
A principal finalidade da gestão do conhecimento é a disseminação de informações e conhecimentos dentro das organizações, visando iniciativas que solucionem problemas e estimulem a inovação. Essa forma de gestão promove vantagens competitivas nas organizações, pois propõe o aumento da criatividade dos colaboradores e inspira a criação de novos produtos e serviços, o aperfeiçoamento das tarefas e a produtividade. Além de facilitar os processos da empresa, dando mais clareza às operações e agilizando os processos de tomada de decisão.
Entretanto, esse processo só é viável se as organizações souberem gerenciar os conhecimentos adquiridos e investirem na implementação de treinamentos que desenvolvam nos colaboradores o conhecimento individual, com base na estimulação das competências (conhecimento, habilidades e atitudes) de cada pessoa. Além disso, é fundamental trabalhar com ferramentas e tecnologias que facilitem os processos de aprendizagem e treinamento, como o e-learning.

E-learning
E-learning é a abreviação do termo electronic learning e quer dizer aprendizagem eletrônica. É um modelo de ensino online, utilizado para promover processos de aprendizagem, comunicação e distribuição de conteúdos. Trata-se de uma prática muito comum em cursos de educação à distância (EaD), onde os estudantes utilizam um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades.

Em empresas, o e-learning pode ser utilizado como uma ferramenta para a gestão do conhecimento, ao promover treinamentos para novos funcionários e servir de apoio para a execução de tarefas. As principais vantagens do uso dessa tecnologia são:
  • Redução dos custos.   
  • Padronização na disseminação das informações.
  • Otimização do tempo nos processos de treinamento e aprendizagem.
  • Maior flexibilidade e maior acessibilidade, já que as informações estão disponíveis a qualquer momento.
O vídeo abaixo explica o que é e-learning, destacando características, vantagens e a relação com a gestão do conhecimento:



Em conclusão, o e-learning atua como facilitador no caminho entre as informações e os colaboradores de uma organização. Para aplicação, é necessário avaliar as características e necessidades de cada empresa e ponderar de que maneira o e-learning pode melhor contribuir para a administração dos conhecimentos.
A integração entre o e-learning e os processos de gestão do conhecimento tende a melhorar de forma significativa a criação de novos conhecimentos e a otimizar a realização de processos de aprendizagem. Portanto,  pode gerar impacto na vantagem competitiva, expansão de mercado, identificação de oportunidades e inovação das organizações.

Priscila Costa Michielin

Referências:
FIALHO, F. Gestão do Conhecimento Organizacional. Florianópolis: Editora UFSC, 2010
PROBST, G. RAUB,S. ROMHARDT,K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002
ROSENBERG, M. J. E-learning: estratégias para a transmissão do conhecimento na era digital. São Paulo: Pearson Education, 2002

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