domingo, 16 de junho de 2019

Ensino Híbrido: teoria e modelos

Teoria dos Híbridos

As indústrias frequentemente experimentam um estágio híbrido quando estão em meio a uma transformação disruptiva. Um modelo híbrido é caracterizado pela união da nova tecnologia (disruptiva) com a tecnologia antiga e com isso, representa uma inovação sustentada com relação a tecnologia anterior. Um exemplo é o setor automobilístico, no qual se desenvolveu vários carros híbridos ao longo da sua passagem da utilização de motores que utilizam a gasolina como base para motores que utilizam outras fontes alternativas de energia. As empresas líderes querem as virtudes de ambos, então desenvolveram uma inovação sustentada— carros híbridos que usam tanto a gasolina quanto a energia elétrica.
As indústrias criam os híbridos por razões previsíveis, como o fato de o modelo de negócio das tecnologias puramente disruptivas não ser atrativo para empresas líderes logo no início, enquanto que implementar um híbrido como inovação sustentada permite que as organizações inovadoras satisfaçam melhor seus clientes.

Para saber um pouco mais sobre inovação disruptiva e sustentada dê uma olhada nesse outro artigo Teoria da Inovação Disruptiva.

Modelos de Ensino Híbridos

No mundo da educação, aqueles interessados em levar o ensino online para as escolas também têm duas opções. A opção sustentada é inventar uma solução híbrida que dê aos educadores “o melhor dos dois mundos” — isto é, as vantagens do ensino online combinadas a todos os benefícios da sala de aula tradicional. A opção disruptiva é empregar o ensino online em novos modelos que se afastem da sala de aula tradicional, e foquem inicialmente nos não-consumidores que valorizem a tecnologia pelo que ela é — mais adaptável, acessível e conveniente.

Fonte: Ensino Híbrido: Uma inovação disruptiva?

O ensino híbrido é um programa de educação formal no qual um aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e/ou ritmo do estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência. Uma característica comum do ensino híbrido é que, quando um curso ocorre parcialmente online e parcialmente por meio de outras modalidades, como as lições em pequenos grupos, tutoria e etc., tais modalidades estão geralmente conectadas. Os estudantes continuam o estudo de onde pararam quando trocam de uma modalidade para outra. Estas, assim que conectadas no caminho de aprendizado do estudante, oferecem uma experiência de educação integrada.

A Zona Híbrida de Ensino

Os principais modelos presentes hoje no ensino híbrido podem ser classificados em quatro categorias:
-Modelo de rotação: dentro de um curso ou uma matérias os alunos revezam entre as modalidades de ensino, podendo ter um roteiro estabelecido ou ficar a critério do professor, sendo necessária que pelo menos uma modalidade seja online. As outras modalidades podem envolver lições em grupos pequenos ou turmas completas, trabalhos em grupo ou individual. Dentro do modelo de rotação existem ainda quatro sub-modelos que são:
  • Modelo de rotação por estações: os alunos revezam dentro do ambiente da sala de aula
  • Modelo de laboratorial rotacional: a rotação ocorre entre a sala de aula e um laboratório de aprendizado para o ensino online
  • Modelo de sala de aula invertida: a rotação acontece de maneira supervisionada pelo professor na escola, residência ou outro ambiente, onde são aplicados conteúdos ou lições online

-Modelo de rotação: o ensino online é a espinha dorsal do aprendizado do aluno, mesmo existindo contato com atividades offiline em alguns momentos. Nessa modalidade os alunos seguem um roteiro adaptado individualmente a cada aluno e sendo característico a presença do professor na mesma localidade.
- Modelo a la carte: os alunos participam de um ou mais cursos totalmente online e junto, continuam a ter experiências em escolas tradicionais. O professor está também presente de maneira online
- Modelo virtual enriquecido: é característico de escola integral, no qual, dentro de um curso, os alunos destinam um parte do seu tempo entre material escolar físico e outra parte ao aprendizado remoto, acessando conteúdos e lições online.

Fonte: Ensino Híbrido: Uma inovação disruptiva?

A imagem mostra os modelos de ensino que seguem o padrão de inovação híbrida. Os modelos que estão na zona híbrida possuem tanto a antiga tecnologia (sala de aula tradicional) quanto a nova (ensino online).
É possível destacar que a maioria das subcategorias do modelo de rotação cai dentro da zona híbrida de ensino, no caso, os modelos de rotação por estações, laboratório rotacional e sala de aula invertida trazem uma solução híbrida que combina a sala de aula tradicional com o ensino online.


Referências: 

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva?: Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013.

Autor: Leonardo Amaral



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