O Algoritmo do Instagram e suas Conseqüências
Desde a mudança do Instagram em relação ao seu algoritmo, principalmente
na parte cronológica das postagens, a
confusão, criação de teorias sobre como ser mais eficiente e, inconformismo
toma conta de grande parte dos usuários. Porém, o próprio Instagram afirma que
essa nova forma de identificar as ações de cada usuário tornou possível um
maior tempo gasto dentro da própria plataforma.
E, isso é de extremo interesse por parte da empresa, pois com isso, as
pessoas tendem a ver cada vez mais anúncios dos anunciantes que pagam essa mídia
social para expor suas respectivas marcas, gerando assim um maior rendimento
para o Instagram de uma maneira geral.
Entretanto, como dito anteriormente, essas mudanças causaram
diversos pontos negativos para os
usuários, principalmente os ‘’Digital Influencers’, ou também conhecido como, blogueiros e/ou
influenciadores, já que o modo de exibição das postagens deixou de ser
cronológica, causando a falta de um controle por partes dos usuários sobre seus
conteúdos. Por exemplo, duas contas
podem seguir exatamente os mesmos perfis, seja de cunho comercial ou pessoal, a
timeline de ambas as contas nunca serão as mesmas, isso se dá por conta que o
Instagram analisa três fatores da sua interação.
A primeira é o interesse. Ou seja, os gostos do usuário por
determinado estilo de perfil e de fotos. Com isso, por exemplo, caso você
interaja mais com o perfil X, o mesmo
tende a aparecer no topo da sua timeline. O segundo fator é dito como ‘’caráter
recente’’, sendo mostradas postagens com datas de publicações relevantes. Já o
terceiro fator, é dado pelo relacionamento que o usuário tem com as publicações.
Pode ser considerada uma análise mais aprofundada do algoritmo em relação ao
primeiro fator, já que não basta somente a interação através das curtidas, mas
comentários nas fotos, respostas dos comentários e, até, marcação em
publicações.
Além disso, a rede social já informou que há diversos outros
fatores que são analisados pela inteligência artificial, como por exemplo, a
quantidade de vezes que o usuário entra na plataforma e, até a quantidade de
pessoas que esse próprio usuário segue.
Segundo o site ‘’Canal Tech’’, em uma entrevista com diversos repórteres
sobre a plataforma, não é de interesse no presente momento que se aplique uma
ordem cronológica inversa, pois acarretaria uma complexidade ainda maior e, que
todos os posts dos usuários estão disponíveis, sendo nenhuma ocultada.
Um fato curioso é que, o Instagram vem disponibilizando cada
vez mais recursos diferenciados e aproveitar essa oportunidade, torna a
plataforma uma aliada recompensadora para o progresso da usabilidade do
usuário. Por exemplo, a criação de
conteúdos voltada para os Stories, utilizando os famosos ‘’filtros’’, a
realização de ‘’lives’’ , entre outros. Para perfis comerciais/profissionais,
há informações avançadas sobre os seguidores, na aba ‘’público’’, como por
exemplo: quantas pessoas deixaram ou começaram a seguir; principais
localizações dos seguidores; a distribuição de idade e o gênero dos seguidores;
tempo médio que os seguidores ficam no Instagram e em quais dias, existe esse
maior tempo gasto. Na aba de ‘’atividade’’
é possível identificar as seguintes informações: dados sobre as ações que as pessoas executam
quando interagem com a conta do usuário; número
de vezes que o perfil foi visualizado; informações sobre quantas vêem o
conteúdo do usuário e onde são encontradas; número de contas únicas que viram
qualquer uma das publicações; número total de vezes que todas as publicações
foram vistas. Já na aba ‘’conteúdo’’, demonstra dados sobre os stories
publicados e as publicações no feed.
Foto disponível em: PostGrain
Com todas essas mudanças, iniciada com maior visibilidade em
2016, diversos boatos surgiram, como por exemplo, a plataforma esconder os
posts, ou vídeos receberem mais alcances que fotos. A empresa já deixou claro
que não prioriza nenhum estilo de postagem e que há transparência para todos os
conteúdos postados de acordo com as diretrizes e normas da rede social. Outro
boato que já repercutiu de uma maneira bem forte por todos os usuários é que as
contas business/comerciais, recebem menos alcance, porém foi desmentido também
pelos responsáveis, afirmando que, assim como os estilos de publicações terem
uma atenção igualitária, os estilos de contas também segue esse mesmo padrão.
É notório que todas modificações em um aplicativo de um
porte global, traria diversas crítica severas, principalmente para as pessoas
que trabalham com essa ferramenta, porém, é extremamente relevante entender que
assim como a maioria das grandes empresas, a busca pela lucratividade e a maior
quantidade possível de informação dos usuários é inevitável, ainda mais com a
adaptação do mundo organizacional com essas novas formas de interação, criação
de conteúdo e novos empregos, como já dito, os digital influencers. É, também
um fato, a dificuldade da aceitação principalmente pelo desaparecimento da
ordem cronológica de postagens, porém, entendendo todas as novas formas de
análise de dados sobre s postagens e público e sabendo ser eficiente na
aplicabilidade das estratégias adequadas, torna o Instagram uma plataforma
extremamente complexa e com multitarefa, transbordando os limites de apenas ser
um espaço de postagens e demonstrações de interesses e gostos.
Referências
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