domingo, 16 de junho de 2019

O Algoritmo do Instagram e suas Conseqüências


O Algoritmo do Instagram e suas Conseqüências

Desde a mudança do Instagram em relação ao seu algoritmo, principalmente na parte cronológica das postagens,  a confusão, criação de teorias sobre como ser mais eficiente e, inconformismo toma conta de grande parte dos usuários. Porém, o próprio Instagram afirma que essa nova forma de identificar as ações de cada usuário tornou possível um maior tempo gasto dentro da própria plataforma.  E, isso é de extremo interesse por parte da empresa, pois com isso, as pessoas tendem a ver cada vez mais anúncios dos anunciantes que pagam essa mídia social para expor suas respectivas marcas, gerando assim um maior rendimento para o Instagram de uma maneira geral.
Entretanto, como dito anteriormente, essas mudanças causaram diversos pontos negativos para  os usuários, principalmente os ‘’Digital Influencers’,  ou também conhecido como, blogueiros e/ou influenciadores, já que o modo de exibição das postagens deixou de ser cronológica, causando a falta de um controle por partes dos usuários sobre seus conteúdos.  Por exemplo, duas contas podem seguir exatamente os mesmos perfis, seja de cunho comercial ou pessoal, a timeline de ambas as contas nunca serão as mesmas, isso se dá por conta que o Instagram analisa três fatores da sua interação.
A primeira é o interesse. Ou seja, os gostos do usuário por determinado estilo de perfil e de fotos. Com isso, por exemplo, caso você interaja mais com o perfil X,  o mesmo tende a aparecer no topo da sua timeline. O segundo fator é dito como ‘’caráter recente’’, sendo mostradas postagens com datas de publicações relevantes. Já o terceiro fator, é dado pelo relacionamento que o usuário tem com as publicações. Pode ser considerada uma análise mais aprofundada do algoritmo em relação ao primeiro fator, já que não basta somente a interação através das curtidas, mas comentários nas fotos, respostas dos comentários e, até, marcação em publicações.
Além disso, a rede social já informou que há diversos outros fatores que são analisados pela inteligência artificial, como por exemplo, a quantidade de vezes que o usuário entra na plataforma e, até a quantidade de pessoas que esse próprio usuário segue.  Segundo o site ‘’Canal Tech’’, em uma entrevista com diversos repórteres sobre a plataforma, não é de interesse no presente momento que se aplique uma ordem cronológica inversa, pois acarretaria uma complexidade ainda maior e, que todos  os posts dos usuários  estão disponíveis, sendo nenhuma ocultada.

Resultado de imagem para instagram algoritmo

Um fato curioso é que, o Instagram vem disponibilizando cada vez mais recursos diferenciados e aproveitar essa oportunidade, torna a plataforma uma aliada recompensadora para o progresso da usabilidade do usuário. Por exemplo,  a criação de conteúdos voltada para os Stories, utilizando os famosos ‘’filtros’’, a realização de ‘’lives’’ , entre outros. Para perfis comerciais/profissionais, há informações avançadas sobre os seguidores, na aba ‘’público’’, como por exemplo: quantas pessoas deixaram ou começaram a seguir; principais localizações dos seguidores; a distribuição de idade e o gênero dos seguidores; tempo médio que os seguidores ficam no Instagram e em quais dias, existe esse maior tempo gasto. Na aba de ‘’atividade’’  é possível identificar as seguintes informações:  dados sobre as ações que as pessoas executam quando interagem com a conta do usuário; número  de vezes que o perfil foi visualizado; informações sobre quantas vêem o conteúdo do usuário e onde são encontradas; número de contas únicas que viram qualquer uma das publicações; número total de vezes que todas as publicações foram vistas. Já na aba ‘’conteúdo’’, demonstra dados sobre os stories publicados e as publicações no feed.

Descubra o melhor horário pra postar no Instagram


Foto disponível em:  PostGrain

Com todas essas mudanças, iniciada com maior visibilidade em 2016, diversos boatos surgiram, como por exemplo, a plataforma esconder os posts, ou vídeos receberem mais alcances que fotos. A empresa já deixou claro que não prioriza nenhum estilo de postagem e que há transparência para todos os conteúdos postados de acordo com as diretrizes e normas da rede social. Outro boato que já repercutiu de uma maneira bem forte por todos os usuários é que as contas business/comerciais, recebem menos alcance, porém foi desmentido também pelos responsáveis, afirmando que, assim como os estilos de publicações terem uma atenção igualitária, os estilos de contas também segue esse mesmo padrão.
É notório que todas modificações em um aplicativo de um porte global, traria diversas crítica severas, principalmente para as pessoas que trabalham com essa ferramenta, porém, é extremamente relevante entender que assim como a maioria das grandes empresas, a busca pela lucratividade e a maior quantidade possível de informação dos usuários é inevitável, ainda mais com a adaptação do mundo organizacional com essas novas formas de interação, criação de conteúdo e novos empregos, como já dito, os digital influencers. É, também um fato, a dificuldade da aceitação principalmente pelo desaparecimento da ordem cronológica de postagens, porém, entendendo todas as novas formas de análise de dados sobre s postagens e público e sabendo ser eficiente na aplicabilidade das estratégias adequadas, torna o Instagram uma plataforma extremamente complexa e com multitarefa, transbordando os limites de apenas ser um espaço de postagens e demonstrações de interesses e gostos. 




  
Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário